mcostamarques Publicado Julho 29, 2004 Publicado Julho 29, 2004 Boas pessoal Gostava de mudar a iluminação do meu aquario de 80L(tem actualmente 18w, queria meter 1 aqua-glo e 1 flora-glo) mas nao sei como o fazer pois o meu aquario traz de origem um sistema que so me permite colocar apenas uma lampada.. que soluções e que tenho para mudar pa um sistema de 2 lampadas, sendo o sistema original deste tipo ..... Abraços Citar
Slash Publicado: Julho 29, 2004 Publicado: Julho 29, 2004 Olá Tenho exactamente a mesma duvida mas para um aquário de 100cm. (120L +-). Se alguem poder ajudar deixe mensagem aqui. Obrigado. Nuno Citar Ciclideos.com
nplima Publicado: Julho 29, 2004 Publicado: Julho 29, 2004 ola ja tive esse dilema ha algum tempo. os aquarios que se vendem em kit da Aquapor trazem uma tampa de plastico opaco onde encaixa a "caixa" da lampada. para acrescentar mais lampadas, tirei a tampa original, comprei um vidro com as medidas certas para encaixar na estrutura de plástico que há à volta do aquario e depois foi só pôr lâmpadas em cima. NL Citar
Just_me Publicado: Julho 29, 2004 Publicado: Julho 29, 2004 Como a caixa é de plastico, colocares mais iluminação ai significa mais calor....o que pode afectar o plastico. De qualquer modo aqui fica uma sugestão. o teu sistema é amis ou menos assim ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||| --->reflector | |-------------------------------------| | ----> apoios da lampadae lampada ------------------------------------------ |_____________________________| ---->calha metálica de suporte onde está o balastro eu tirava a lampada e os apoios, dentro da calha metálica tirava o balastro e arrancador e colocava-lhe lampadas fluorescentes compactas(vulgo: economizadoras ) do tipo daylight Para isso comprava casquilhos com "apoio mural" para aparafusar à calha metálica e fazia as ligações electricas por dentro da calha metálica. Podes aproveitar directamente o fio que vai ter á calha. tentava meter ai pelo menos 2 e talvez se consigam por 4, mas com 4 vais ter de arranjar uma solução de arrefecimento.... senão derrete-te o plastico. por exemplo um transformador de 12V e 1 ou duas ventoinhas de pc. com 2 lampadas consegues por cerca de 30W o que devem corresponder a 35W de fluorescente... com 4...o dobro Não é tão complicado como parece, no entanto tambem não é muito simples, pensa é bem as coisas. Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
mcostamarques Publicado: Julho 29, 2004 Autor Publicado: Julho 29, 2004 obrigado pessoal...agora tenho de estudar o caso...tenho de faxer um projecto mas se alguem tiver mais opinioes mandem vier :D Abraços Citar
Artur Publicado: Julho 29, 2004 Publicado: Julho 29, 2004 Fala com o amigo Ramirezi ele é do melhor em ilumincação, eu tenho um aqua de 90l e tambem tinha uma de 18w. Ele fez-me uma calha de 2x18w + 1x55w. E arranja o material muito em conta. Toma o MSN dele: ramirezi@netcabo.pt Citar
Recommended Posts