xalexpereira Publicado Setembro 24, 2008 Publicado Setembro 24, 2008 (editado) Tenho um aquario de 55 Litros com uma calha fechada com lampada de 15W. Vou fazer a instalação de uma PLL 55W 7500K para ser possivel ter um plantado mais exuberante. Questão 1 - Deixo ficar a lampada que tenho e acrescento esta ficando com um total de 70W ou retiro a outra e fico só com esta? Questão 2 - Sendo o aquário fechado, o calor libertado por estas lampadas não será excessivo, principalmente no verão? Obrigado Editado Setembro 24, 2008 por xalexpereira Citar
Mário Publicado: Setembro 24, 2008 Publicado: Setembro 24, 2008 Olá Não vejo necessidade de manteres a outra lampada, só com a PLL já ficas com 1W/L o que já é muito bom para qualquer tipo de plantas. É provável que a lampada te vá aquecer mais o aqua, tenta fazer uns furos na tampa para conseguires dissipar algum do calor. Se vais mudar de 15w para 55w, aconselho-te a teres muito cuidado com o CO2 e fertilizações, porque sem eles vais acabar com uma sopa de algas. 1 Abraço Citar
sergiocaneca Publicado: Setembro 24, 2008 Publicado: Setembro 24, 2008 Tenho um aquario de 55 Litros com uma calha fechada com lampada de 15W. Vou fazer a instalação de uma PLL 55W 7500K para ser possivel ter um plantado mais exuberante. Questão 1 - Deixo ficar a lampada que tenho e acrescento esta ficando com um total de 70W ou retiro a outra e fico só com esta? Questão 2 - Sendo o aquário fechado, o calor libertado por estas lampadas não será excessivo, principalmente no verão? Obrigado Questao 1 - fica so com a PLL55W/6500K Questao 2 - de verao podes para bem dizer desligar o termostato e deixar a tampa um pouco aberta Eu digo isto porque tenho um igual com essa lampada. Cumps Sergio Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Recommended Posts