Recommended Posts

Publicado

O setup:

Aquario Aquatlantis 100x40x50 200lts brutos

ph 6,8

temperatura 28º / 29º

1 termóstato de 150w

A filtragem é exterior com 1 filtro, Fluval 204 {680lts/h}.

A filtragem interior com uma samp com uma bomba Pico Evolution {600lts/h}.

UV Caseira (Liga 2 horas por dia)

A iluminação é feita com 1 lâmpada de 30w com 90 cm ( liga 3 horas por dia porque o aquário apanha iluminação exterior

Co2 caseiro

TAPs de 15 em 15 dias

Decoração:

Areão do rio

Substrato fértil “turfa”

2 Troncos, 1 pedra.

Flora:

4 Anúbias, 2 Plantas que trouxe do rio e 2 outras que não sei o nome

A fauna:

1 Escalar

1 pleco

4 Discus

1 peixe gato

(A fauna que eu queria mesmo vir a ter neste aqua eram 6 discus, 6 ramiresis, e 15 neons) acham que é possível ou terei problemas devido ao espaço?

fotos:

Peço desculpa pela qualidade

Frontal

22072008102.jpg

22072008094.jpg

Laterais

22072008100.jpg

22072008104.jpg

Os meus discus

22072008099.jpg

22072008095.jpg

22072008097.jpg

22072008098.jpg

22072008103.jpg

Aguardo as vossas opiniões so assim poderei melhorar...

Sérgio Cancela

Publicado:

São bonitos os teus discus, espero que se desenvolvam bem e se tornem ainda mais belos.

Apenas um comentário, parece-me que os troncos são grandes demais, tanto no aspecto estético, como no impacto que têm nos litros de água do aquário, que sabes deve ser a maior possível.

Boa sorte com esses discus.

CarlosN

Publicado:

Boas. Também sou um fascinado por discus, e tenho um aquário de 120 litros para receber uns discus juvenis. Mas deixa-me que te diga, que o teu aquário de 200l, com um tronco tão grande, fica com a mesma litragem que o meu... Será que não consegues meter uns troncos mais pequenos? É que esse rouba-te imenso espaço, e se queres ter mesmo 6 discus, tens que te preocupar em tirar esse tronco daí. Com o tempo vais meter esse layout num espectáculo.

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Publicado: (editado)
Boas. Também sou um fascinado por discus, e tenho um aquário de 120 litros para receber uns discus juvenis. Mas deixa-me que te diga, que o teu aquário de 200l, com um tronco tão grande, fica com a mesma litragem que o meu... Será que não consegues meter uns troncos mais pequenos? É que esse rouba-te imenso espaço, e se queres ter mesmo 6 discus, tens que te preocupar em tirar esse tronco daí. Com o tempo vais meter esse layout num espectáculo.

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

boas. com este layout pretendo ser provisorio, como se devem ter apercebido irei colocar plantas e outros peixes, logo irá haver necessidade de mudar algumas coisas. por isso vim por este meio pedir as vossas opinioes / ideias

Editado por scancela

Sérgio Cancela

Publicado:
Boas

eu começava por retirar ja esse tronco

é demasiado grande e rouba mt espaço

abraço

eu estava a pensar colocalo noutra posição. mas isso implica cortalo,

a posiçao era a seguinte: aquela parte que tenho para a frente ficava a fazer de chão e ficava depois entao a parte do tronco k se ve na primeira lateral para cima

Sérgio Cancela

Publicado:

Boas,

Aqui vai a minha opinião.

"Discus e plantados" é possível mas não é fácil! Embora, no teu caso estejamos a falar de um aquario com algumas plantas e discus (o que torna a questão bem mais pacífica).

Assim, em relação ao teu caso, o que eu faria era:

• Não compres mais Discus, porque 4 para esse aquario já está bom (eles crescem), além disso já tens um escalar que também é um ciclideo e que cresce igualmente (espero que saibas dos riscos em termos de doenças, de ter discus e escalares juntos no mesmo aquario)
  • Tira os troncos e a pedra são muito grandes para o aquário (se quiseres mesmo ficar com algum deles, pelo menos encosta-o a um canto do aquario)
  • Tens um pleco, qual? Alguns atingem 30 a 40 cm decomprimento. Cuidado!
  • TPA's de 15 em 15 dias? Com discus? (reflete sobre isso). Com essas TPA's os teus discus (se sobreviverem), nunca irão crescer normalmente. Se não tiveres tempo ou paciência para te dedicares aos discus, esquece-os pois vais ter muitos desgostos.

Conselho: Se queres mesmo ter discus lê tudo o que puderes, e na Net tens tudo o que necessitas.

Espero ter ajudado, um abraço

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Publicado:

Boas desde já deixa-me felicitar-te por teres ai uns belos exemplares, mas tal como disse o J Rosado realmente Tpa´s de 156 em 15 dias não serve de nada teres discus, lembra-te que os discus para crescerem bem e saudaveis requerem muitos e alguns cuidados, tais como varios tipos de comido, várias vezes ao dia em poucas quantidades, e Tpa´s regulares....Agora só discordo um coisa com o J Rosado que é o facto de teres escalares com discus, e segundo o que ele diz "(espero que saibas dos riscos em termos de doenças, de ter discus e escalares juntos no mesmo aquario)", não concordo muito pois se tiveres cuidado e fizeres os tratamentos quando alguma doença aparecer, não há qualquer problema.

Abraço

Abraços

Nuno Gomes

Publicado:

Boas antes de mais obrigado...

quanto ao escalar é para retirar porque a minha ideia era fazer um aquario de discus neons e ramirezis.

o peixe gato tambem é para retirar.

quanto as taps entao o que aconselham?

20% semanalmente?

quanto a comida sirvo-lhes comida desta receita caseira:

500 gr de figado de vitela

50 gr de espinafres bem lavados (cozidos)

50 gr de pescada congelada sem pele (cozidos)

1 gema de ovo

100 gr de miolo de camarão congelado (cozidos)

5 ml de vitaminas

2 Alhos moídos

2 cenouras médias

e ainda granulado (Sera) para discus junto com flocos

tanto a comida congelada como o granulado e os flocos várias vezes ao dia.

Sérgio Cancela

Publicado:
Boas antes de mais obrigado...

quanto ao escalar é para retirar porque a minha ideia era fazer um aquario de discus neons e ramirezis.

o peixe gato tambem é para retirar.

quanto as taps entao o que aconselham?

20% semanalmente?

quanto a comida sirvo-lhes comida desta receita caseira:

500 gr de figado de vitela

50 gr de espinafres bem lavados (cozidos)

50 gr de pescada congelada sem pele (cozidos)

1 gema de ovo

100 gr de miolo de camarão congelado (cozidos)

5 ml de vitaminas

2 Alhos moídos

2 cenouras médias

e ainda granulado (Sera) para discus junto com flocos

tanto a comida congelada como o granulado e os flocos várias vezes ao dia.

Tu das essa papa caseira aos Discus? Figado de Vitela? E que tal mudares para coração de boi? è muito melhor e faz menos mal e porque? Se não repara o coração é um orgão que não tem gordura todo ele é aproveitado para cozinhar, quanto ao figado já nao te aconselho pois não te esqueças qual é o papel do figado no corpo tanto ser humano com animal! Muita "porcaria" lá fica e o coração é bem mais saudavel.....Isto claro se quiseres dar a papa pois o melhor seria tudo a base de cmidas já preparadas para eles ou seja: Granulado, flocos de spirulina, flocos premium, Flocos de artemia....estou so a dar-te alguns exemplos do que puderás dar...Agora ficará a tua descrição.

P.S os meus discus são todos alimentas com variadissimos tipos de comido como os que referi acima! Ah e quando posso artemia para eles! eehhe

Abraços

Nuno Gomes

Publicado:
Agora só discordo um coisa com o J Rosado que é o facto de teres escalares com discus, e segundo o que ele diz "(espero que saibas dos riscos em termos de doenças, de ter discus e escalares juntos no mesmo aquario)", não concordo muito pois se tiveres cuidado e fizeres os tratamentos quando alguma doença aparecer, não há qualquer problema.

Eu disse apenas que... "espero que saibas dos riscos em termos de doenças, de ter discus e escalares juntos no mesmo aquario", não disse que não era possível! (Embora, eu pessoalmente nunca o faria)

Geneticamente, o escalar está para o disco, como o rato está para o homem, i.e., os primeiros podem ser portadores de doenças que para eles são inofensivas e que são mortais para os segundos. Além de que, em aquarios de discus apenas recomento a inclusão de alguns peixes de pequeno porte (neons, otocinclus, corydoras), a não ser que estejamos a falar de aquários já com grande capacidade (ex.: + de 300 L).

É a minha opinião, vale o que vale.

Cps

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Publicado:
Eu disse apenas que... "espero que saibas dos riscos em termos de doenças, de ter discus e escalares juntos no mesmo aquario", não disse que não era possível! (Embora, eu pessoalmente nunca o faria)

Geneticamente, o escalar está para o disco, como o rato está para o homem, i.e., os primeiros podem ser portadores de doenças que para eles são inofensivas e que são mortais para os segundos. Além de que, em aquarios de discus apenas recomento a inclusão de alguns peixes de pequeno porte (neons, otocinclus, corydoras), a não ser que estejamos a falar de aquários já com grande capacidade (ex.: + de 300 L).

É a minha opinião, vale o que vale.

Cps

Sim sem duvida amigo eu respeito a tua opinião e aceito-a como é obvio, eu só disse no sentido de que quem tiver todos os cuidados devidos, não existe problema algum eu falo por experiencia propria tenho um aqua com discus e escalares e até a data de hoje nunca tive problemas com ambos, é claro que não tenho 100% de certeza que um dia mais tarde não te irei dar razão pelo que disses mas até lá os meus meninos lá vão andando!

Cumprimentos

Abraços

Nuno Gomes

Publicado:
Tu das essa papa caseira aos Discus? Figado de Vitela? E que tal mudares para coração de boi? è muito melhor e faz menos mal e porque? Se não repara o coração é um orgão que não tem gordura todo ele é aproveitado para cozinhar, quanto ao figado já nao te aconselho pois não te esqueças qual é o papel do figado no corpo tanto ser humano com animal! Muita "porcaria" lá fica e o coração é bem mais saudavel.....Isto claro se quiseres dar a papa pois o melhor seria tudo a base de cmidas já preparadas para eles ou seja: Granulado, flocos de spirulina, flocos premium, Flocos de artemia....estou so a dar-te alguns exemplos do que puderás dar...Agora ficará a tua descrição.

P.S os meus discus são todos alimentas com variadissimos tipos de comido como os que referi acima! Ah e quando posso artemia para eles! eehhe

pois... a verdade é k eles teem adorado a papa mas a proxima faço com coração de boi.

cumps

Sérgio Cancela

Publicado: (editado)
Boas,

[*]TPA's de 15 em 15 dias? Com discus? (reflete sobre isso). Com essas TPA's os teus discus (se sobreviverem), nunca irão crescer normalmente. Se não tiveres tempo ou paciência para te dedicares aos discus, esquece-os pois vais ter muitos desgostos.

Conselho: Se queres mesmo ter discus lê tudo o que puderes, e na Net tens tudo o que necessitas.

Espero ter ajudado, um abraço

quanto as tpa´s semanalmente cera de 20%????

cumps

Editado por scancela

Sérgio Cancela

Publicado:
quanto as tpa´s semanalmente cera de 20%????

cumps

Para um aquario como o teu, eu recomendaria no minimo de 30 a 50% por semana, mas não troques mais 30% de uma só vez, pois embora a fonte de àgua possa ser amesma (água del cano, suponho), como estás e bem a introduzir CO2 no aquario, podes provocar variações de pH que os peixes deforma geral não apreciam e Discus muito menos.

Se puderes fazer 2 vezes por semana, faz 20% + 20% (por exemplo), senão faz 30% de uma só vez.

Quando comecei com os discus, também pensava que isto das TPA's era um exagero, mas o que é um facto é que se nota a diferença, em termos da sua saúde

e crescimento.

Um abraço

Publicado:
Para um aquario como o teu, eu recomendaria no minimo de 30 a 50% por semana, mas não troques mais 30% de uma só vez, pois embora a fonte de àgua possa ser amesma (água del cano, suponho), como estás e bem a introduzir CO2 no aquario, podes provocar variações de pH que os peixes deforma geral não apreciam e Discus muito menos.

Se puderes fazer 2 vezes por semana, faz 20% + 20% (por exemplo), senão faz 30% de uma só vez.

Quando comecei com os discus, também pensava que isto das TPA's era um exagero, mas o que é um facto é que se nota a diferença, em termos da sua saúde

e crescimento.

Um abraço

ok vou entao fazer TPA's 2 vezes por semana. se é melhor. vou aguardar os resultados.

quanto á água eu tenho um poço aqui em minha casa e a agua vem directa do poço.

um abraço

cumps

Sérgio Cancela

Publicado:

boas tenho mais uma duvida...lol

a administração de Florena (Sera) é prejudicial para os discus ou posso administrar sem qualquer problema?

cumps

Sérgio Cancela

Publicado:
boas tenho mais uma duvida...lol

a administração de Florena (Sera) é prejudicial para os discus ou posso administrar sem qualquer problema?

cumps

Não. A Florena da Sera, é apenas um adubo para as plantas. Após as TPA's ( se as fazes semanalmente), adiciona 2 tampinhas de florena á água, que julgo ser a medida certa para os teus 200l de aquário (de qualquer maneira lês nas instrucoes). Não sendo administrada em demasia não faz mal a peixe nenhum. Em demasia, também duvido que faça mal a peixe algum, mas já não arrisco ;)

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Publicado:
Não. A Florena da Sera, é apenas um adubo para as plantas. Após as TPA's ( se as fazes semanalmente), adiciona 2 tampinhas de florena á água, que julgo ser a medida certa para os teus 200l de aquário (de qualquer maneira lês nas instrucoes). Não sendo administrada em demasia não faz mal a peixe nenhum. Em demasia, também duvido que faça mal a peixe algum, mas já não arrisco bang

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

ok... amanha ja vou fazer uma tpa's depois adiciono a florena

um abraço e obrigadoo

Sérgio Cancela