Brian Schaff Publicado Julho 28, 2004 Publicado Julho 28, 2004 Boas, Gostava de partilhar uma experiência por nós efectuada. Ao falar com diversas pessoas reparei que existia uma certa controvérsia sobre a forma de limpar o copo do escumador. Existem basicamente duas opiniões: 1) A limpeza do copo deve ser feita de forma a deixar alguma "porcaria" no interior da zona de subida da espuma. Assim a espuma tem onde se agarrar ao subir e é removida mais eficazmente. 2) A limpeza do copo deve ser feita integralmente sem deixar qualquer resíduo. Bem lavadinho portanto ! Para tirar dúvidas usámos dois dos nossos sistemas larvares com aproximadamente a mesma carga biológica e orgânica e decidimos efectuar diversas corridas de formação de "porcaria" no exterior dos copos de dois escumadores da mesma marca e modelo. Resultados: O escumador "lavadinho" ganhou por várias vezes, indicando que se deve lavar bem o copo do escumador até mesmo na zona de subida da espuma Será que alguém tem resultados diferentes? Eu pessoalmente tive que mudar de opinião porque achava que a primeira hipótese era a mais correcta.
A l e x a n d r e Publicado: Julho 28, 2004 Publicado: Julho 28, 2004 Sempre lavei totalmente o copo e garganta dos meus escumadores. A diferença que noto na produção de espuma tem a ver com o facto de deixar ou não secar as partes que lavo. Secando totalmente, o início da produção de espuma é muito mais rápido do que se não secar. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Diogo Lopes Publicado: Julho 28, 2004 Publicado: Julho 28, 2004 Olá, Também experimentei das duas formas e sempre tive melhores resultados com uma limpeza total - tendo o cuidado de secar muito bem após a lavagem. Abraços, Diogo
Luis C Lopes Publicado: Julho 29, 2004 Publicado: Julho 29, 2004 Boas, Eu também sou dos que lava por completo o copo do escumador. A unica coisa que faço a mais é passar o copo e a garganta do escumador por agua salgada antes de voltar a colocar em funcionamento. Procedendo desta maneira reparei que diminui o intervalo de tempo em que o escumador volta a escumar. Um abraço Abraço, Luis Lopes
Marco Madeira Publicado: Julho 29, 2004 Publicado: Julho 29, 2004 Sempre lavei tudo muito bem (fico com as unhas todas porcas) e volto a montar no escumador... Obrigado Brian, pela divulgacao da experiencia. Abraço...
Ricardo Rodrigues Publicado: Julho 29, 2004 Publicado: Julho 29, 2004 Viva, Também costumo lavar por completo o copo do escumador. Quando tal não acontece a eficiência deste na remoção da matéria orgânica dissolvida na água diminui drasticamente - já efectuei a experiência usando 2 escumadores iguais na mesma sump. De 6 em 6 meses retiro o escumador e faço-lhe uma limpeza total. A bomba é um dos componentes que requer mais atenção. Costumo desmontá-la toda e limpar as partes internas com uma escova de dentes. O escumador é sem dúvida um dos componentes mais importantes na filtragem da água. Neste momento os meus escumadores estão fora dos aquários para uma dessas limpezas totais e já noto um aumento no crescimento das algas.
Recommended Posts