Recommended Posts

Publicado

Boas,

 

Gostava de partilhar uma experiência por nós efectuada.

 

Ao falar com diversas pessoas reparei que existia uma certa controvérsia sobre a forma de limpar o copo do escumador.

 

Existem basicamente duas opiniões:

 

1) A limpeza do copo deve ser feita de forma a deixar alguma "porcaria" no interior da zona de subida da espuma. Assim a espuma tem onde se agarrar ao subir e é removida mais eficazmente.

 

2) A limpeza do copo deve ser feita integralmente sem deixar qualquer resíduo. Bem lavadinho portanto :oops: !

 

Para tirar dúvidas usámos dois dos nossos sistemas larvares com aproximadamente a mesma carga biológica e orgânica e decidimos efectuar diversas corridas de formação de "porcaria" no exterior dos copos de dois escumadores da mesma marca e modelo.

 

Resultados:

 

O escumador "lavadinho" ganhou por várias vezes, indicando que se deve lavar bem o copo do escumador até mesmo na zona de subida da espuma :!:

 

Será que alguém tem resultados diferentes? Eu pessoalmente tive que mudar de opinião porque achava que a primeira hipótese era a mais correcta.

Publicado:

Sempre lavei totalmente o copo e garganta dos meus escumadores. A diferença que noto na produção de espuma tem a ver com o facto de deixar ou não secar as partes que lavo. Secando totalmente, o início da produção de espuma é muito mais rápido do que se não secar.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Olá,

 

Também experimentei das duas formas e sempre tive melhores resultados com uma limpeza total - tendo o cuidado de secar muito bem após a lavagem.

 

Abraços,

Diogo

Publicado:

Boas,

 

Eu também sou dos que lava por completo o copo do escumador.

 

A unica coisa que faço a mais é passar o copo e a garganta do escumador por agua salgada antes de voltar a colocar em funcionamento.

 

Procedendo desta maneira reparei que diminui o intervalo de tempo em que o escumador volta a escumar.

 

 

Um abraço

Abraço,

 

Luis Lopes

Publicado:

Sempre lavei tudo muito bem (fico com as unhas todas porcas) e volto a montar no escumador... :?

Obrigado Brian, pela divulgacao da experiencia. :P

Abraço...

Publicado:

Viva,

 

Também costumo lavar por completo o copo do escumador. Quando tal não acontece a eficiência deste na remoção da matéria orgânica dissolvida na água diminui drasticamente - já efectuei a experiência usando 2 escumadores iguais na mesma sump. De 6 em 6 meses retiro o escumador e faço-lhe uma limpeza total. A bomba é um dos componentes que requer mais atenção. Costumo desmontá-la toda e limpar as partes internas com uma escova de dentes.

 

O escumador é sem dúvida um dos componentes mais importantes na filtragem da água. Neste momento os meus escumadores estão fora dos aquários para uma dessas limpezas totais e já noto um aumento no crescimento das algas.