Pete & Mary Publicado Setembro 23, 2008 Publicado Setembro 23, 2008 (editado) Olá a todos! Como sabem temos um aquário de 640litros úteis. Para que o tratamento de peixes e possivel maternidade fossem mais eficazes e melhores decidimos comprar um aquario Rena aquarama 60. Este "kit Aquarama 60" traz um filtro de 300l/h interno (tipo powerhead), 1 termostato de 50w e lâmpada com 15W. Agora a minha dúvida é: Podemos passar a água do grande para o novo? O ciclo ja fica feito? Tenho um bonsai que morreu mas tem uma estrutura de ramos muito bonita...que posso fazer para que o possa introduzir no novo aqua?existe algum tratamento ou não aconselham? Para já as duvidas sao estas... Obrigado, Editado Outubro 4, 2008 por Pete & Mary Citar Pete & Mary Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG
João Faria Publicado: Setembro 23, 2008 Publicado: Setembro 23, 2008 Boas, As bactérias do ciclo que se encontram em suspensão na água são em número muito reduzido e não ajudarão em quase nada a ciclar o aquário novo. Poderão é espremer uma esponja do filtro do aquário maior para as massas filtrantes do novo. Será como acrescentar bactérias em frasco. Meter a mesma água será útil para não se afastarem dos outros parâmetros, principalmente o pH. Atenção que depois de ciclado, as bactérias têm de continuar a ser alimentadas. A presença de peixes nesse aquário em permanência seria o ideal. Se o novo aquário for accionado para hospital, e como tal for para uso limitado, e for necessário usar um medicamento que mate as bactérias nitrificantes então escusam sequer de pensar em fazer o ciclo. Ponham o filtro a trabalhar com resinas absorventes de amónia (por ex.: AmoeEx da JBL), cortando a formação dos tóxicos do ciclo pela raíz. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
hugo feio Publicado: Setembro 23, 2008 Publicado: Setembro 23, 2008 compra bactérias e mete agua do outro aqua mas eu tenho um aqua igual ou pequeno e já vem com os tratamentos melhor ainda mete o filtro a trabalhar no aqua grande Citar
Pete & Mary Publicado: Setembro 23, 2008 Autor Publicado: Setembro 23, 2008 Olá! Poderão é espremer uma esponja do filtro do aquário maior para as massas filtrantes do novo. Será como acrescentar bactérias em frasco. Meter a mesma água será útil para não se afastarem dos outros parâmetros, principalmente o pH. Irei então espremer a esponja para o novo e introduzir água do grande. Atenção que depois de ciclado, as bactérias têm de continuar a ser alimentadas. A presença de peixes nesse aquário em permanência seria o ideal. Este aquário servirá de Hospital/maternidade mas irei la deixar alguns cardinais para dar continuidade á agua do aquario. E quanto ao bonsai? Alguém me pode ajudar? Obrigado a todos, Citar Pete & Mary Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG
Nuno Costa Publicado: Setembro 23, 2008 Publicado: Setembro 23, 2008 Podemos passar a água do grande para o novo? O ciclo ja fica feito?Tenho um bonsai que morreu mas tem uma estrutura de ramos muito bonita...que posso fazer para que o possa introduzir no novo aqua?existe algum tratamento ou não aconselham? para o ciclo, mete o filtro novo a funcionar no aqua antigo (sem retirar o filtro já existente, fica com 2 filtros) e depois retirar agua do aqua antigo e metes no novo. para tratamento de troncos, existem varios topicos sobre isso neste forum. Se souberes o nome do bonsai é mais facil saber se é aconselhado ou não. Por exemplo, é totalmente desaconselhado o uso de arvores resinosas. Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Pete & Mary Publicado: Setembro 23, 2008 Autor Publicado: Setembro 23, 2008 (editado) para o ciclo, mete o filtro novo a funcionar no aqua antigo (sem retirar o filtro já existente, fica com 2 filtros) Quanto tempo deixo estar o filtro novo a funcionar no antigo aqua? Obrigado, Editado Setembro 23, 2008 por Pete & Mary Citar Pete & Mary Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG
João Faria Publicado: Setembro 23, 2008 Publicado: Setembro 23, 2008 Boas, Cerca de 3 a 4 dias para a colónia de bactérias se estabelecer em condições. Continuo a achar que bactérias em frasco ou espremer a esponja do filtro antigo é mais rápido. Em qualquer dos 2 casos é necessário verificar a amónia e os nitritos no aquário novo após a introdução dos primeiros peixes: a dimensão da colónia de bactérias pode ser insuficiente. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Nuno Antunes Publicado: Setembro 23, 2008 Publicado: Setembro 23, 2008 Caros, afinal vocês querem um aquario hospital/maternidade ou querem mais um aquário? Se querem um aquário hospital, ele está parado e só é activado quando é preciso quarentenar peixes. Nessas alturas, retira-se água do aqua principal para esse e pronto, problema resolvido. Como já disseram por aqui um aquário hospital não precisa de se preocupar com ciclos pois terá quase de certeza quimicos em quantidade e concentração suficientes para matatr as bactérias todas. Se a ideia é um aquário maternidade fiquem a saber que no mesmo, e porque os alevins são minorcas, normalmente nem se mete grande decoração ou a mesma consiste de musgos e a filtragem é realizada por filtros de esponja/ar para não sugar os alevins. Fica a nota, é bom ver que o bichinho pegou em força, o vosso próximo passo é começar a deitar paredes abaixo e fazer divisórias com aquário Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Pete & Mary Publicado: Setembro 24, 2008 Autor Publicado: Setembro 24, 2008 Caros, afinal vocês querem um aquario hospital/maternidade ou querem mais um aquário? :-D Queremos isso tudo num só, eheheheh! Vamos la meter meia dúzia de cardinais e pouca decoração. É que quando quero fazer algum tratamento (ex:íctio), tenho que por remédio para 640litros de água...No pequeno uma embalagem de Sera Costapur dá-me para dezenas de vezes. Outra vantagem é que os peixes que estão bons não têm que levar com o remédio que não são para eles...Dizem que não faz mal mas bem também não há-de fazer... Fica a nota, é bom ver que o bichinho pegou em força, o vosso próximo passo é começar a deitar paredes abaixo e fazer divisórias com aquário Paredes abaixo???? Eu já meti a parede da porta abaixo mais uma da sala para que o aquário tivesse o espaço necessário...Para já acho que não estou a pensar mexer mais :D ! Abraço, Citar Pete & Mary Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG
Nuno Antunes Publicado: Setembro 26, 2008 Publicado: Setembro 26, 2008 Queremos isso tudo num só, eheheheh!Vamos la meter meia dúzia de cardinais e pouca decoração. É que quando quero fazer algum tratamento (ex:íctio), tenho que por remédio para 640litros de água...No pequeno uma embalagem de Sera Costapur dá-me para dezenas de vezes. Outra vantagem é que os peixes que estão bons não têm que levar com o remédio que não são para eles...Dizem que não faz mal mas bem também não há-de fazer... Hmmm pois, e os cardinais que vais meter no aquário "hospital" são o quê? Se queres realmente ter um aquário hospital, podes usar um "penico" de 40L que estará sempre vazio. Quando precisas de fazer quarentenas, tiras o aquário enches com água do principal, filtro de ar e pronto. Sem decorações, sem confusões, porque queres ver os peixes bem e controlar comida no fundo etc. Como os tratamentos e quarentenas são normalmente curtos (2 semanas no máximo) as trocas de água podem ser feitas com água do aquário principal sem problemas. A maternidade é ainda mais fácil que isso. Arranjas uma caixa de plástico rectangular grande e depois abres um furo circular de cada lado (furo com o tamanho de um CD por exemplo). Depois, com rede de camaroeiro por exemplo, fechas os furos (silicone de aquário também funciona em plástico) e pegas na maternidade assim feita e aquário principal com ela. Só precisas de uma forma de a prender nas laterais (há quem use ventosas para isso). A vantagem de uma maternidade destas é que os pequenotes crescem com a água do aquário principal e com as variações regulares de lá. As desvantagens são o aspecto mais "tosco" da maternidade dentro do aquário e claro a possibilidade de teres peixes malabaristas que decidam ir fazer um petisco à maternidade. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Pete & Mary Publicado: Outubro 4, 2008 Autor Publicado: Outubro 4, 2008 (editado) Olá! Passados uns tempos la montamos o aquário... Acabou por não ser o da Rena mas sim o da Juwel Rekord 60. Sinceramente já não sabemos para que é que este aquário vai servir! Se irá ser o Hospital ou o 2º aquário... Opiniões ou soluções precisam-se: Montagem: 04 / 10 /2008 Aquário: 61 X 31 X 36 = 54 Ltrs brutos Iluminação: 1 X 15W Fundo: Substrato Sera Depot + Areão Negro+Areia Branca Filtragem: Juwel interno 280Ltrs/h Flora: Musgo de Java, (?) Decoração: Xisto, Bonsai (falecido á 6 anos) (Estas fotos de má qualidade foram tiradas ao fim de 30 minutos da montagem) É escusado de dizer que estou aberto a criticas. Obrigado e abraços, Editado Outubro 4, 2008 por Pete & Mary Citar Pete & Mary Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG
babykhan Publicado: Outubro 4, 2008 Publicado: Outubro 4, 2008 Boas Maternidade? Hospital? Isso parece é o Betty Ford Center... A peixeirada até se vai fingir de doente para ir curtir para aí... Só mais uma coisa, ictio cura-se muito bem com uma subida de temperatura, e previne-se com estabilização térmica... Não há necessidade de andar sempre a correr com os peixes para tratamento. Estabilizam a temperatura e vão ver que os pontos brancos desaparecem. Abraço Citar O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
joints Publicado: Outubro 4, 2008 Publicado: Outubro 4, 2008 parece-me um bom aqua de invertebrados Citar O meu aqua de invertebrados - CPO, CRS, RCS
Pete & Mary Publicado: Outubro 4, 2008 Autor Publicado: Outubro 4, 2008 parece-me um bom aqua de invertebrados :D Camarões agradam-me. Mas na zona onde vivo não existem muitas espécies disponíveis... Gostava de ter uns "bee" e uns vermelhos tipo "bee" também, os quais não sei o nome agora.... Agradecia soluções e acondicionamentos do aqua para os receber... Obrigado, Citar Pete & Mary Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG
Pete & Mary Publicado: Outubro 4, 2008 Autor Publicado: Outubro 4, 2008 Só mais uma coisa, ictio cura-se muito bem com uma subida de temperatura, e previne-se com estabilização térmica...Não há necessidade de andar sempre a correr com os peixes para tratamento. Estabilizam a temperatura e vão ver que os pontos brancos desaparecem. Não sabemos o que é pior...se é a subida para 30º no prazo de um dia ou o tratamento com Sera Costapur. Fizemos uma ligeira subida até aos 28.5º e aplicamos o remédio 2 dias (dia sim outro não). Outro tratamento que tivemos de fazer foi por causa dos tetra cardinais com a sua suposta doença incurável e a morte de 3 escalares com manchas brancas...Tivemos que fazer o tratamento com Sera Baktopur para prevenir mais mortes...Só que ao fazer o tratamento, tem que ser para 640litros uteis. O que torna a coisa complicada tanto em quantidade de remédios como para os peixes que estão bem... Foi por isso que compramos o 2º aquario... Temos uma caixa vodafone...será suficiente para Hospital? Obrigado, Citar Pete & Mary Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG
hugo feio Publicado: Outubro 4, 2008 Publicado: Outubro 4, 2008 eu tenho uma aqua igual ao vosso e se não me engano na caixa diz que tem 48 l mas estive a fazer os calculos e razoavelmente cheio chega a ter os 70 l Citar
joints Publicado: Outubro 4, 2008 Publicado: Outubro 4, 2008 (editado) o meu tem exactamente as mesmas medidas http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=103201 61 X 31 X 36 = 68 litros totais, mas descontando o areão e equipamento vai lá prós 55 / 59 ... se estiverem a pensar em camarões, n podem compatibilizar isso com aqua de tratamentos, isso é impossivel, pq os invertebrados querem parametros muito estaveis, preferencialmente. kH = 4 - 5 pH = 6.5 - 7.0 amónia = 0 nitritos = 0 nitratos < 15 temperatura pelos 22 - 24º são bichinhos interessantes, podem começar pelos red cherry que são faceis de manter e reproduzem muito depois tens N especies, é uma questão de gosto e de ... bolso.... esses vermelhos que falam são os Cristal Red, tenho 5 e são mto bonitos, apesar que dizem ser muito sensiveis e há tb os CPO... o aquário deveria ter mais plantas, para manter os nitratos e oferecer esconderijos e musgo de java, obrigatório e para manter estes parametros o ideal era um filtro externo aí de 400 l/h e boa capacidade para matérias filtrantes e tb precisaria de mta mais luz, assim nem se veriam os camarões :-D a caixa vodafone qtos litros tem? uma coisa aí de 20 litros com um filtro interno era mais que suf, tiravam àgua dos aquários e mantinham a esponja desse filtro dentro de um dos outros e quando fosse para activar, tiravam-na e era só por a funcionar; xaraaaammm!! :D sem areão nem nada, é um hospital, deve ser facil de limpar Editado Outubro 4, 2008 por joints Citar O meu aqua de invertebrados - CPO, CRS, RCS
Recommended Posts