Filipa 77 Publicado Setembro 21, 2008 Publicado Setembro 21, 2008 Pelo que tenho andado a estudar, até já vislumbro a resposta, no entanto, não quero deixar de questionar, se consideram 125L pouco, para um trio de Labidochromis caeruleus. Foi-me sugerida esta hipótese numa loja conceituada de aquariofilia, devido ao ph da água. A ideia agradou-me, pois considero os caeruleus fascinantes, bem como todos os ciclídeos, contudo, não quero insensatamente decidir-me já por este projecto, se o mesmo não proporcionar uma vida saudável e feliz aos peixes. Obrigada pelas opiniões
DiogoCarneiro Publicado: Setembro 21, 2008 Publicado: Setembro 21, 2008 Boas, Penso que nao haja problema desde que seja um macho e duas femeas. Atençao boa filtragem e alguns esconderijos... Boa sorte... Abraço........Diogo
Filipa 77 Publicado: Setembro 21, 2008 Autor Publicado: Setembro 21, 2008 Boas,Penso que nao haja problema desde que seja um macho e duas femeas. Atençao boa filtragem e alguns esconderijos... Boa sorte... Sinceramente agradecida pela opinião. Sim, seria um macho e duas fêmeas. O filtro é que, perante as pesquisas que tenho realizado, me começa a parecer fraco. É um Eheim 2213. É certo que não se trata de uma aquário de 200L e sim de 125L, mas ainda assim não sei... ainda não estou muito à vontade neste assunto. Que lhe parece? Quanto aos esconderijos...bem...de todos, esse é o obstáculo mais fácil de transpor. Mais uma vez obrigada!
Nuno Dinis Publicado: Setembro 21, 2008 Publicado: Setembro 21, 2008 Boas, Acho que apesar de o aqua não ser muito grande, talvez consigas manter o trio, e quais são as dimensões, ou seja, o ideal é pelo menos 1m de comprimento, menos que isso, é pouco aconselhável... talvez 80cm. Quanto á filtragem, digamos que existe uma regra de 6x o volume... Conselho: Porque não compras um filtro interno de uns 400lth? ficavas com o externo a fazer a filtragem biológica e um interno a fazer a mecanica! Na primefish tem preços muito bons para internos, Eheim. tipo com 17€ compras um pickup 2010 de 500lth, e com o 2213, já era mais que suficiente. Outra coisa que se vais avançar com o projecto tens que ter muito cuidado é com as TPA's. Religiosamente todas as semanas, ou uma vez por outra deixar por 15 dias, mas só se não puderes mesmo. Nuno Dinis. ForumDiscus.comUser Nuno Dinis
Filipa 77 Publicado: Setembro 21, 2008 Autor Publicado: Setembro 21, 2008 Boas, Acho que apesar de o aqua não ser muito grande, talvez consigas manter o trio, e quais são as dimensões, ou seja, o ideal é pelo menos 1m de comprimento, menos que isso, é pouco aconselhável... talvez 80cm. Quanto á filtragem, digamos que existe uma regra de 6x o volume... Conselho: Porque não compras um filtro interno de uns 400lth? ficavas com o externo a fazer a filtragem biológica e um interno a fazer a mecanica! Na primefish tem preços muito bons para internos, Eheim. tipo com 17€ compras um pickup 2010 de 500lth, e com o 2213, já era mais que suficiente. Outra coisa que se vais avançar com o projecto tens que ter muito cuidado é com as TPA's. Religiosamente todas as semanas, ou uma vez por outra deixar por 15 dias, mas só se não puderes mesmo. Nuno Dinis. Obrigada pelas dicas. Efectivamente o aquário só tem 76 de frente. Tenho de ponderar muito bem a situação. No entanto, na eventualidade de prosseguir, o que de resto era o que desejava, os conselhos foram fundamentais. Muito obrigada.
MakoShark2 Publicado: Setembro 22, 2008 Publicado: Setembro 22, 2008 Obrigada pelas dicas. Efectivamente o aquário só tem 76 de frente. Tenho de ponderar muito bem a situação. No entanto, na eventualidade de prosseguir, o que de resto era o que desejava, os conselhos foram fundamentais. Muito obrigada. Viva Filipa. 76cm de frente é muito pouco para malawi. Não quer dizer que não resulte, e que até consigas criações, mas estás a confinar os peixes a um espaço onde será difícil recriar minimamente as condições do biótopo natural. Para além disso terás sempre de resistir à tentação de colocar mais um peixe, num volume já de si muito pequeno. Eu diria no mínimo 1m de frente (1 ou 2 espécies), idealmente 1.20m para conseguires passar das 3 espécies (máximo 5). Já pensaste nos conchículas do Tanganyka? Conseguias ter 2 ou 3 nesse volume, sendo que os parâmetros de água são muito semelhantes aos do Malawi. Cumps! Daniel Santos (aka MakoShark2).
Filipa 77 Publicado: Setembro 22, 2008 Autor Publicado: Setembro 22, 2008 Obrigada pelos comentários e opiniões. De facto creio ter contornar a questão ou optar mesmo por outra alternativa. Talvez adquirir um aquário maior, se continuar a a insistir nos Labidochromis caeruleus. Isso seria mesmo o ideal. Em última análise, a proposta do Daniel é também aliciante. Bem hajam!
João Magalhães Publicado: Setembro 23, 2008 Publicado: Setembro 23, 2008 Filipa, Na realidade e como já foi dito, esse aquário é muito apertado para a manutenção de mbunas, mesmo os mais calmos. Conseguias manter eventualmente um casal ou um trio de caeruleus, mas ficarias limitada a não colocares mais nada. Se o objectivo for só manter esse casal ou trio, poderás optar por essa solução. Outras espécies que podes manter aí: Conchicolas (N. similis, N. multifasciatus, T. temporalis shell, entre outros) Eretmodus cyanostictus (será um óptima solução para esse volume) Pseudocrenilabrus nischolsi (um casal ou um trio) Triglachromis otostigma (um casal) . . .etc... Concluindo, nesse aquário deves manter espécies pouco agressivas intra-especificamente e espécies relativamente pequenas devido ao espaço reduzido. bj João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Filipa 77 Publicado: Setembro 26, 2008 Autor Publicado: Setembro 26, 2008 Por fim me decidi. Um casal de caeruleus e muitos esconderijos. Na eventualidade de o entusiasmo aumentar, fica em registo que adquiro um novo aquário, desta vez com um comprimento superior a 1m. Ponto final.
Recommended Posts