Recommended Posts

Publicado

Pelo que tenho andado a estudar, até já vislumbro a resposta, no entanto, não quero deixar de questionar, se consideram 125L pouco, para um trio de Labidochromis caeruleus. Foi-me sugerida esta hipótese numa loja conceituada de aquariofilia, devido ao ph da água. A ideia agradou-me, pois considero os caeruleus fascinantes, bem como todos os ciclídeos, contudo, não quero insensatamente decidir-me já por este projecto, se o mesmo não proporcionar uma vida saudável e feliz aos peixes.

Obrigada pelas opiniões

Publicado:

Boas,

Penso que nao haja problema desde que seja um macho e duas femeas. Atençao boa filtragem e alguns esconderijos...

Boa sorte...

Abraço........Diogo

Publicado:
Boas,

Penso que nao haja problema desde que seja um macho e duas femeas. Atençao boa filtragem e alguns esconderijos...

Boa sorte...

Sinceramente agradecida pela opinião.

Sim, seria um macho e duas fêmeas. O filtro é que, perante as pesquisas que tenho realizado, me começa a parecer fraco. É um Eheim 2213. É certo que não se trata de uma aquário de 200L e sim de 125L, mas ainda assim não sei... ainda não estou muito à vontade neste assunto. Que lhe parece?

Quanto aos esconderijos...bem...de todos, esse é o obstáculo mais fácil de transpor.

Mais uma vez obrigada!

Publicado:

Boas,

Acho que apesar de o aqua não ser muito grande, talvez consigas manter o trio, e quais são as dimensões, ou seja, o ideal é pelo menos 1m de comprimento, menos que isso, é pouco aconselhável... talvez 80cm.

Quanto á filtragem, digamos que existe uma regra de 6x o volume...

Conselho:

Porque não compras um filtro interno de uns 400lth? ficavas com o externo a fazer a filtragem biológica e um interno a fazer a mecanica!

Na primefish tem preços muito bons para internos, Eheim. tipo com 17€ compras um pickup 2010 de 500lth, e com o 2213, já era mais que suficiente.

Outra coisa que se vais avançar com o projecto tens que ter muito cuidado é com as TPA's. Religiosamente todas as semanas, ou uma vez por outra deixar por 15 dias, mas só se não puderes mesmo.

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:
Boas,

Acho que apesar de o aqua não ser muito grande, talvez consigas manter o trio, e quais são as dimensões, ou seja, o ideal é pelo menos 1m de comprimento, menos que isso, é pouco aconselhável... talvez 80cm.

Quanto á filtragem, digamos que existe uma regra de 6x o volume...

Conselho:

Porque não compras um filtro interno de uns 400lth? ficavas com o externo a fazer a filtragem biológica e um interno a fazer a mecanica!

Na primefish tem preços muito bons para internos, Eheim. tipo com 17€ compras um pickup 2010 de 500lth, e com o 2213, já era mais que suficiente.

Outra coisa que se vais avançar com o projecto tens que ter muito cuidado é com as TPA's. Religiosamente todas as semanas, ou uma vez por outra deixar por 15 dias, mas só se não puderes mesmo.

Nuno Dinis.

Obrigada pelas dicas.

Efectivamente o aquário só tem 76 de frente. Tenho de ponderar muito bem a situação. No entanto, na eventualidade de prosseguir, o que de resto era o que desejava, os conselhos foram fundamentais. Muito obrigada.

Publicado:
Obrigada pelas dicas.

Efectivamente o aquário só tem 76 de frente. Tenho de ponderar muito bem a situação. No entanto, na eventualidade de prosseguir, o que de resto era o que desejava, os conselhos foram fundamentais. Muito obrigada.

Viva Filipa.

76cm de frente é muito pouco para malawi.

Não quer dizer que não resulte, e que até consigas criações, mas estás a confinar os peixes a um espaço onde será difícil recriar minimamente as condições do biótopo natural. Para além disso terás sempre de resistir à tentação de colocar mais um peixe, num volume já de si muito pequeno.

Eu diria no mínimo 1m de frente (1 ou 2 espécies), idealmente 1.20m para conseguires passar das 3 espécies (máximo 5).

Já pensaste nos conchículas do Tanganyka?

Conseguias ter 2 ou 3 nesse volume, sendo que os parâmetros de água são muito semelhantes aos do Malawi.

Cumps!

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Publicado:

Obrigada pelos comentários e opiniões.

De facto creio ter contornar a questão ou optar mesmo por outra alternativa.

Talvez adquirir um aquário maior, se continuar a a insistir nos Labidochromis caeruleus. Isso seria mesmo o ideal. Em última análise, a proposta do Daniel é também aliciante.

Bem hajam!

Publicado:

Filipa,

Na realidade e como já foi dito, esse aquário é muito apertado para a manutenção de mbunas, mesmo os mais calmos. Conseguias manter eventualmente um casal ou um trio de caeruleus, mas ficarias limitada a não colocares mais nada. Se o objectivo for só manter esse casal ou trio, poderás optar por essa solução.

Outras espécies que podes manter aí:

Conchicolas (N. similis, N. multifasciatus, T. temporalis shell, entre outros)

Eretmodus cyanostictus (será um óptima solução para esse volume)

Pseudocrenilabrus nischolsi (um casal ou um trio)

Triglachromis otostigma (um casal)

.

.

.etc...

Concluindo, nesse aquário deves manter espécies pouco agressivas intra-especificamente e espécies relativamente pequenas devido ao espaço reduzido.

bj

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Por fim me decidi.

Um casal de caeruleus e muitos esconderijos.

Na eventualidade de o entusiasmo aumentar, fica em registo que adquiro um novo aquário, desta vez com um comprimento superior a 1m.

Ponto final.