Lost Publicado Setembro 21, 2008 Publicado Setembro 21, 2008 Boas pessoal! nao sei o que se passa com o meu aquario!!! ultimamente o PH comecou a descer e ja tive uma baixa. o ph sai da toreira a 7 e em 24h no aquario vai descendo ate aos 5. A unica alteraçao que pus foi colocar mais peixes. Tenho actualmente 12 escalares juvenis, 8 tetras cardinais, 3 botias palhaco, 1 pleco e 5 mollys e umas plantas (coisa pouca) o fundo é silica com akadama. Setup aquario 100*40*50 Setup: um fluval 404 com biobols e esponjas e um eheim 2234 ecco de com esferas biologicas da eheim e as esponjas (o que vinha no kit) nao sei o porque disso estar a acontcer, ja me disseram que foi por ter posto mais peixes mas o que acontece e que tenho filtragem para isso ou sera que deva por mais materia filtrante biologica?? ando a fazer TPAs todos os dias e ate coloquei uma pedra da calçada para me fazer subir o PH durante uns dias, queria saber a vossa opniao de como resolver este problema. Ps. nao tenho injecçao de CO Fico a aguardar as vossas dicas. Citar
João Faria Publicado: Setembro 21, 2008 Publicado: Setembro 21, 2008 Boas, É bem provável que tenhas um KH (dureza carbonatada) baixa. O KH é o estabilizador do pH. Se fôr um valor abaixo dos 3-4º dKH o pH torna-se instável e tende a baixar, uma vez que o ciclo do azoto, ou processo de nitrificação, já de si tende a acidificar a água. Assim acidificará ainda mais depressa. Tens de testar esse KH e se realmente for isso, podes subi-lo com bicarbonato de sódio: 1 colher de chá por 50 litros de água sobe o KH cerca de 4º dKH. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Lost Publicado: Setembro 21, 2008 Autor Publicado: Setembro 21, 2008 Boas,É bem provável que tenhas um KH (dureza carbonatada) baixa. O KH é o estabilizador do pH. Se fôr um valor abaixo dos 3-4º dKH o pH torna-se instável e tende a baixar, uma vez que o ciclo do azoto, ou processo de nitrificação, já de si tende a acidificar a água. Assim acidificará ainda mais depressa. Tens de testar esse KH e se realmente for isso, podes subi-lo com bicarbonato de sódio: 1 colher de chá por 50 litros de água sobe o KH cerca de 4º dKH. Cumps. Obrigado pela Informaçao, de facto ja era o que estava a prever, ja agora onde posso arranjar o bicarbonato de sódio??? Abraço Citar
João Faria Publicado: Setembro 21, 2008 Publicado: Setembro 21, 2008 Penso que em farmácias... afinal serve também para as indigestões Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Lost Publicado: Setembro 21, 2008 Autor Publicado: Setembro 21, 2008 nos hipermercados tambem ha nao ha? Citar
Lost Publicado: Setembro 21, 2008 Autor Publicado: Setembro 21, 2008 devo colocar o bicarbonato antes de uma TPA ou logo a seguir a uma? Citar
João Faria Publicado: Setembro 21, 2008 Publicado: Setembro 21, 2008 nos hipermercados tambem ha nao ha? Acho que sim. devo colocar o bicarbonato antes de uma TPA ou logo a seguir a uma? A seguir à TPA. Mas convinha saberes qual o valor do KH antes de adicionares o bicarbonato de sódio. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Lost Publicado: Setembro 21, 2008 Autor Publicado: Setembro 21, 2008 amanha ja compro o teste e ja sei!!! devo colocar caso eseja a 2 ou 3!! correcto? Citar
João Faria Publicado: Setembro 21, 2008 Publicado: Setembro 21, 2008 amanha ja compro o teste e ja sei!!! devo colocar caso eseja a 2 ou 3!! correcto? 3º ou menos é conveniente, sim. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Lost Publicado: Setembro 21, 2008 Autor Publicado: Setembro 21, 2008 eu nunca medi o KH da agua a sair da torneira!! mas se amanha acontecer o KH ser de 4 ou 5? o que devo fazer? Citar
João Faria Publicado: Setembro 21, 2008 Publicado: Setembro 21, 2008 eu nunca medi o KH da agua a sair da torneira!! mas se amanha acontecer o KH ser de 4 ou 5? o que devo fazer? Nesse caso qualquer coisa está a "corroer" o KH da água do aquário. O processo de nitrificação (ciclo do azoto) tem precisamente esse efeito. O que quero dizer é que se o areão e/ou o filtro estiverem muito sujos, há uma maior decomposição dessa matéria orgânica e consequentemente uma mais rápida baixa do KH com a subsequente desestabilização do pH. Acrescentar água com um KH de 4-5º ou mesmo 8-9º não adiantará muito, pois os carbonatos e bicarbonatos serão rápidamente "consumidos" pelo intenso ciclo do azoto e o KH virá por aí abaixo. Torna-se então necessária a sifonagem do fundo e/ou limpeza do filtro (salvo as cerâmicas). Qualquer dúvida avisa que eu às vezes consigo a mim mesmo... Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Lost Publicado: Setembro 21, 2008 Autor Publicado: Setembro 21, 2008 amanha ja sei!! se nao for do Kh vou limpar os dois filtros e aproveito e meto mais umas esferas de materia biologica da ehiem que tenho aqui. o fundo do aquario esta limpo!! eu pelo menos sempre que faço uma TPA limpo o fundo! Citar
Recommended Posts