Ph Instavel


Recommended Posts

Boas pessoal! nao sei o que se passa com o meu aquario!!! ultimamente o PH comecou a descer e ja tive uma baixa.

o ph sai da toreira a 7 e em 24h no aquario vai descendo ate aos 5. A unica alteraçao que pus foi colocar mais peixes.

Tenho actualmente 12 escalares juvenis, 8 tetras cardinais, 3 botias palhaco, 1 pleco e 5 mollys e umas plantas (coisa pouca) o fundo é silica com akadama.

Setup

aquario 100*40*50

Setup:

um fluval 404 com biobols e esponjas e um eheim 2234 ecco de com esferas biologicas da eheim e as esponjas (o que vinha no kit)

nao sei o porque disso estar a acontcer, ja me disseram que foi por ter posto mais peixes mas o que acontece e que tenho filtragem para isso ou sera que deva por mais materia filtrante biologica??

ando a fazer TPAs todos os dias e ate coloquei uma pedra da calçada para me fazer subir o PH durante uns dias, queria saber a vossa opniao de como resolver este problema.

 

Ps. nao tenho injecçao de CO

 

Fico a aguardar as vossas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

É bem provável que tenhas um KH (dureza carbonatada) baixa. O KH é o estabilizador do pH.

Se fôr um valor abaixo dos 3-4º dKH o pH torna-se instável e tende a baixar, uma vez que o ciclo do azoto, ou processo de nitrificação, já de si tende a acidificar a água. Assim acidificará ainda mais depressa.

 

Tens de testar esse KH e se realmente for isso, podes subi-lo com bicarbonato de sódio: 1 colher de chá por 50 litros de água sobe o KH cerca de 4º dKH.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

É bem provável que tenhas um KH (dureza carbonatada) baixa. O KH é o estabilizador do pH.

Se fôr um valor abaixo dos 3-4º dKH o pH torna-se instável e tende a baixar, uma vez que o ciclo do azoto, ou processo de nitrificação, já de si tende a acidificar a água. Assim acidificará ainda mais depressa.

 

Tens de testar esse KH e se realmente for isso, podes subi-lo com bicarbonato de sódio: 1 colher de chá por 50 litros de água sobe o KH cerca de 4º dKH.

Cumps.

 

 

Obrigado pela Informaçao, de facto ja era o que estava a prever, ja agora onde posso arranjar o bicarbonato de sódio???

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nos hipermercados tambem ha nao ha?

Acho que sim.

 

devo colocar o bicarbonato antes de uma TPA ou logo a seguir a uma?

A seguir à TPA. Mas convinha saberes qual o valor do KH antes de adicionares o bicarbonato de sódio.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nunca medi o KH da agua a sair da torneira!! mas se amanha acontecer o KH ser de 4 ou 5? o que devo fazer?

Nesse caso qualquer coisa está a "corroer" o KH da água do aquário.

 

O processo de nitrificação (ciclo do azoto) tem precisamente esse efeito. O que quero dizer é que se o areão e/ou o filtro estiverem muito sujos, há uma maior decomposição dessa matéria orgânica e consequentemente uma mais rápida baixa do KH com a subsequente desestabilização do pH. Acrescentar água com um KH de 4-5º ou mesmo 8-9º não adiantará muito, pois os carbonatos e bicarbonatos serão rápidamente "consumidos" pelo intenso ciclo do azoto e o KH virá por aí abaixo.

Torna-se então necessária a sifonagem do fundo e/ou limpeza do filtro (salvo as cerâmicas).

 

Qualquer dúvida avisa que eu às vezes consigo :( a mim mesmo...

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amanha ja sei!! se nao for do Kh vou limpar os dois filtros e aproveito e meto mais umas esferas de materia biologica da ehiem que tenho aqui.

o fundo do aquario esta limpo!! eu pelo menos sempre que faço uma TPA limpo o fundo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.