Matarato Publicado Julho 28, 2004 Publicado Julho 28, 2004 Boas Tenho dois densimetros, um do tipo caixa de fosforos( plástico) da seateste e outro tipo termometro da marca hidrometer, se não estou em erro!!. O problema é o seguinte, sempre que faço as medições fico confuso , pois não dão os mesmos resultados , no entanto quando faço o teste á agua doce aí sim, dá sempre o mesmo valor. Em qual é que acham que devo confiar? Exemplos dos testes: 1º- seatest=1030; Hidrometer=1024 2º- seatest=1025; Hidrometer=1018 3º- seatest=1000; Hidrometer=1000 Sempre com Tºc iguais. obs:Não me digam que vou ter que comprar outro Obrigado Cump.[]
Hugo RSF Publicado: Julho 28, 2004 Publicado: Julho 28, 2004 Isso é muito estranho, mas ainda mais estranho é conseguires ter densidade na água doce Que densidade é que marca o densimetro em água doce? Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Marco Madeira Publicado: Julho 28, 2004 Publicado: Julho 28, 2004 Ola... os de plastico tipo caixa de fosforos nao reagem com a temperatura enquanto o segundo que falaste tipo termometro reage com a temeratura. Se nao houver problemas com o indicador de plastico que se encontra dentro da caixa de acrilico e preferivel confiares nesses valores pois sao os reais sem influencia da temperatura. Suponho que o ultimo teste, o que te deu valores iguais seja o de agua doce, correcto ?? Abraço...
Hugo RSF Publicado: Julho 28, 2004 Publicado: Julho 28, 2004 Suponho que o ultimo teste, o que te deu valores iguais seja o de agua doce, correcto ?? Água doce com 1000 de densidade? Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Marco Madeira Publicado: Julho 28, 2004 Publicado: Julho 28, 2004 Oi... Hugo, 1000 corresponde a uma densidade (gravidade especifica) de 0. Para mais informacoes, consultem este util e informativo artigo sobre densidade, salinidade gravidade especifica e hidrometros. Contem uma tabela sobre variacoes de densidade VS temperatura. http://www.reefkeeping.com/issues/2004-07/...7/rhf/index.htm Abraço...
Matarato Publicado: Julho 28, 2004 Autor Publicado: Julho 28, 2004 Mas afinal qual é o espanto? Que eu saiba toda a água tem densidade quer seja doce, salgada, salobra, residual etc.. Não estará a fazer confusão com salinidade? experimente fazer o teste na água doce e depois diga que valores obteve. Aqui fica um artigo que encontrei e que explica minimamente as diferenças. Conhecida também por peso específico ou gravidade específica, a densidade é o total da concentração de sólidos, gases e substâncias em suspensão dissolvidos na água. A água natural do mar possui normalmente 34 a 35 gramas de matéria dissolvida numa massa de um quilograma de água (H2O). Essa matéria é uma vasta combinação de elementos, e nela se encontram todos os elementos químicos conhecidos. Mais comumente utilizada do que a salinidade de uma dada amostra é a medição da sua densidade. O nível aceitável é bastante elástico, sendo possível manter-se aquários de invertebrados em densidades de 1.015 a 1.025. A temperatura afeta a medição, pois quanto mais alta a temperatura da solução medida, menos densa ela se torna. Por causa disso, normalmente medimos a densidade de uma amostra e anotamos a que temperatura ela foi tomada. O padrão no caso de medições de densidade é 25 Graus Centígrados, e deve-se corrigir a medição obtida, caso a temperatura da solução medida seja diferente daquela. O importante, mais uma vez, é a estabilidade da densidade da água de um aquário ao longo do tempo. Se se observa uma determinada densidade e se deseja alterá-la, isso deve ser feito vagarosamente e com cuidado. Se no curso de alguns dias a partir do início da alteração da densidade for observado qualquer prejuízo aparente à vida contida no aquário, deve-se suspender imediatamente a interferência. Características em relação à densidade da água: água doce < 1.000 água salobra - 1.000 a 1.017 água salgada* - 1.017 a 1.027 água hipersalina - > 1.027 Cumprimentos
Hugo RSF Publicado: Julho 28, 2004 Publicado: Julho 28, 2004 Tens razão Marco, estava a fazer confusão com o 1000. Não é 1000, mas sim 1.000. A gravidade específica da água(H2O) é 1 e não 1000. Está certíssimo P.S.:Por acaso já conhecia esse artigo e o Shimek tem também um muito bom, não me recordo é do link Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Brian Schaff Publicado: Julho 28, 2004 Publicado: Julho 28, 2004 Boas, Na minha opinião os densímetros não fornecem valores fiáveis da densidade da água. Para mim a forma mais fácil de fazer a medição é com um refractómetro. Isto é válido para quando não queremos ir para equipamento mais especializado. O único senão é que é um pouco caro e difícil de arranjar, mas compensa o esforço. Com o refractómetro têm a possibilidade de calibração, e têm sempre resultados homogéneos. A diferença que verificámos quando o comparámos com os densímetros mais simples chegou a ser de 0,3% (3,5-3,2)! O nosso é da www.drydenaqua.com comprado numa feira, mas penso que deve existir algum sítio cá que os tenha?! Um abraço
A l e x a n d r e Publicado: Julho 28, 2004 Publicado: Julho 28, 2004 O refractometro é mesmo o ideal mas não vejo que seja um aparelho necessário para o aquariofilo comum. Já tenho aquário de água salgada há 9 anos e nunca usei um refractometro. Na minha opinião qualquer "aparelho" serve, até mesmo esses de plástico de braço oscilante. O que interessa é mantêr sempre o mesmo valor sem oscilações. Os refractometros vendem-se em várias casas de aquariofilia em Portugal e pela net, o problema é, como disse o Brian, o preço, no entanto há alguns mais baratos que muitos corais. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Recommended Posts