pegasus-jv Publicado Setembro 20, 2008 Publicado Setembro 20, 2008 (editado) Á cerca de 2 semanas morreram no meu Áqua 2 Guppys, de imediato, fiz testes á agua e quando não é meu espanto estava com 8 valores de Ph e 10mg de Amonia (valor efectivo 0,53mg/l de amónia), de imediato fiz uma TPA a 50% passados dois dias 25% e mais 2 dias 25%! Passado uma semana verifiquei que o valor de 0,53mg/l de amonia se mantinha! Em consequencia voltei aos TPAs 50%, 25% e 25% adicionando durante dez dias 5 ml de nitrivec com um TPA de 50% ao 5.ºdia, mas não resultou. Já fiz testes á Água da rede que abastece a localidade e está normal (PH 8 e Amonico 0). O meu aqua está com 40L de água com 12 peixes ( 3 MollYs, 4 Viuvas, 3 GuppYs e 2 corys). Peço conselhos para regular os niveis da água no meu Áqua! Editado Setembro 20, 2008 por pegasus-jv Citar
João Faria Publicado: Setembro 20, 2008 Publicado: Setembro 20, 2008 Boas, Só não compreendo os dois valores de amónia. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
JMG Publicado: Setembro 20, 2008 Publicado: Setembro 20, 2008 Á cerca de 2 semanas morreram no meu Áqua 2 Guppys, de imediato, fiz testes á agua e quando não é meu espanto estava com 8 valores de Ph e 10mg de Amonia (valor efectivo 0,53mg/l de amónia), de imediato fiz uma TPA a 50% passados dois dias 25% e mais 2 dias 25%! Passado uma semana verifiquei que o valor de 0,53mg/l de amonia se mantinha! Em consequencia voltei aos TPAs 50%, 25% e 25% adicionando durante dez dias 5 ml de nitrivec com um TPA de 50% ao 5.ºdia, mas não resultou. Já fiz testes á Água da rede que abastece a localidade e está normal (PH 8 e Amonico 0). O meu aqua está com 40L de água com 12 peixes ( 3 MollYs, 4 Viuvas, 3 GuppYs e 2 corys). Peço conselhos para regular os niveis da água no meu Áqua! Boas Há quanto tempo montaste o aqua? Boa Aquariofilia Cumps JMG Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
pegasus-jv Publicado: Setembro 20, 2008 Autor Publicado: Setembro 20, 2008 BoasHá quanto tempo montaste o aqua? Boa Aquariofilia Cumps JMG Citar
pegasus-jv Publicado: Setembro 20, 2008 Autor Publicado: Setembro 20, 2008 JMG, tenho o meu Àqua montado hà cerca de 2 meses! Tás a pensar em Pico de Amonia? manueljaquim, limpei completamente o filtro à cerca de duas semanas, logo apos ver os valores e de terem morto os peixes! Tilapia, os valores que indico para a amonia sao os constantes na tabela! Citar
JMG Publicado: Setembro 20, 2008 Publicado: Setembro 20, 2008 JMG, tenho o meu Àqua montado hà cerca de 2 meses! Tás a pensar em Pico de Amonia? manueljaquim, limpei completamente o filtro à cerca de duas semanas, logo apos ver os valores e de terem morto os peixes! Tilapia, os valores que indico para a amonia sao os constantes na tabela! Boas Pode ter sido o ciclo mal feito. Uma pergunto que filtro tens? Boa Aquariofilia Cumps JMG Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
João Faria Publicado: Setembro 20, 2008 Publicado: Setembro 20, 2008 Boas, Para além do tipo de filtro, diz também o tipo de massas filtrantes (esponjas, lã de vidro, cerâmicas, etc...) e se as lavaste todas ou deixaste ficar alguma por lavar. É que se as lavaste todas deste cabo da colónia de bactérias nitrificantes e estás práticamente a re-iniciar o ciclo. Qual a frequência com que aspiras o fundo? Cumps. P.S.: por curiosidade, que marca de testes usas? Continuo a não entender os 2 valores. Vou tomar os 0,53 mg/l como o valor a ter em conta. Com esse pH a amónia (NH4) já se transformou na sua maioria em amoníaco (NH3), altamente tóxico. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Fernando C. Publicado: Setembro 20, 2008 Publicado: Setembro 20, 2008 se limpas-te COMPLETAMENTE O filtro... tems de ciclar novament a aqua. Citar
pegasus-jv Publicado: Setembro 20, 2008 Autor Publicado: Setembro 20, 2008 Tilapia A tabela é a quem vem no folheto do medidor de NH3 e NH4 da SERA, onde é relacionada a cor do resultado com o valor, no fim existe uma tabela ( relação PH com amonia que indica o valor de mg/l. Á cerca de 15 dias lavei tudo por completo, e já pensando que dei cabo das bacterias comecei logo a utilizar a nitrivec da SERA para acelarar a nova colonia. Na realidade nunca aspirei o fundo do Aqua. Segundo as indicações na tabela medidora de amonia, o valor 0,53mg/l é já um valor de elevada toxicidade, aconselhando a TPA JMG Utilizo um filtro interno constituido por lã filtrante (com fibras estáveis), Pré filtragem mecanica (a filtrar sujidades de maior dimensão) e o depurador biologico. Realmente o ciclo pode não ter sido o melhor, comecei o Aqua 3 semanas sem vida, depois coloquei lá 2 corYs durante 1 semana com um plantado de 2 plantas, depois 3 GuppYs e 3 Mollys por fim passado 1 semana 4 viuvas. manueljaquimCICLAR NOVAMENTE? Citar
João Faria Publicado: Setembro 20, 2008 Publicado: Setembro 20, 2008 Boas, Pois então aconselho-te vivamente a aspirar o fundo. Podes comprar um sifão manual em qualquer loja de aquariofilia. É que essa "sujidade" é composta por matéria orgânica que se decompõe em amónia e daí em nitritos... Pode bem estar aí a origem desse valor de amónia. O volume de massas filtrantes nesse filtro pode ser insuficiente para acolher o número de bactérias para consumir tanta amónia. A somar ao pH alto, a sua toxicidade aumenta. Por acaso não conheço o teste da Sera, daí a minha confusão. Já agora esse depurador biológico é composto por quê? Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
pegasus-jv Publicado: Setembro 21, 2008 Autor Publicado: Setembro 21, 2008 (editado) Tilapia O depurador biologico é composto por cilindros de ceramica. Acho que vou fazer uma limpeza total do Aqua, vou transferir 50% da agua para outro aqua com os peixes e as plantas e depois mãos á obra! (Lavar areão, tronncos, adornos, paredes do Áqua e sistema de filtragem)! Editado Setembro 21, 2008 por pegasus-jv Citar
João Faria Publicado: Setembro 21, 2008 Publicado: Setembro 21, 2008 Boas, Não laves as cerâmicas. De resto é uma boa ideia. Depois diz como é que estava o areão... Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
pegasus-jv Publicado: Setembro 23, 2008 Autor Publicado: Setembro 23, 2008 (editado) Tilapia (Domingo)Fiz TPA a 50%, lavei e fervi o areão, tronco e adornos, troquei e lavei filtros, só deixei as ceramicas intactas (Segunda-feira) Fiz TPA a 50%. (Terça-feira) Teste á água, a amonia reduzia para 1/10 no entanto o PH fez uma ligeira descida de 8 para 7,5! :-D HÁ MELHORIAS SIGNIFICATIVAS Mas ainda vou fazer mais uma TPA, amanha de 25% OBRIGADO PELO CONSELHO! O areão tava que não se podia, estava nausiabunto, ao ponto de o lavar em diversas águas a ferver. Os meus FIXES são uns survivers!! Editado Setembro 23, 2008 por pegasus-jv Citar
Recommended Posts