Cássio Publicado Setembro 20, 2008 Publicado Setembro 20, 2008 Sou novato no aquarismo, montei um aquário pequeno de 20 litros e fui instalar uma pedra porosa de bastão e não funcionou, coloquei uma mangueira na ponta da pedra e outra na bomba submersa mas não adiantou....Será que se eu comprar uma pedra porosa daquelas de madeira funciona ou não adiantará, será que é por causa da minha bomba ser fraca (180 litros/hora) ??? Se alguém puder me ajudar obrigado! Minha intenção é melhorar a oxigenação do aquário e criar aquela 'cortina de bolhas' que fica bonito de ser ver e também é melhor para os peixes respirarem. Citar Cássio Corchs Aqua 160 litros: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=143689
Miguel Andrade Publicado: Setembro 20, 2008 Publicado: Setembro 20, 2008 Oi tudo bem contigo . Olha no q diz respeito á oxigenação da agua posso te dizer q a pedra difusora de oxigenio só te vai ajudar a oxigenação da agua se colocares o fluxo da saída das bolhas a coincidirem com a saída da agua do filtro e só se a saída da agua estiver mesmo á superficie de maneira a agitar a mesma de maneira a facilitar a troca gasosa na superficie q juntamente com as bolhas de oxigenio vai facilitar o processo e aumentar o oxigenio na agua . Se a pedra difusora estiver noutro qualquer local do aqua nada ou quase nada oxigena a agua pode isso sim criar um efeito bonito com a cortina de bolhas . Se quiseres criar uma cortina de bolhas bem fininhas e com o comprimento q entenderes então existe um difusor q é tubular e é feito de un material mole quase parecido com cartão ,embora não o seja .Posso te dizer q o podes comprar (publicidade á parte ) no Continente ou no Jumbo na parte de aquariofilia são bastante baratos e podem ser acupulados uns com os outros ,ou se o entenderes podes o cortar á medida por ti entendida ,digo q são bastante bons , eu sei por experiencia propria porque são os difusores q eu uso. Peço desculpa pelo testamento mas procurei dar-te uma resposta o mais completa possivel a meu ver e pela minha experiencia . Fica Bem Miguel Citar
Cássio Publicado: Setembro 20, 2008 Autor Publicado: Setembro 20, 2008 Obrigado pela resposta. Não tenho filtro ainda no aquário, só 1 bomba submersa. Para colocar um difusor e fazer a cortina de bolhas preciso de outra bomba? Citar Cássio Corchs Aqua 160 litros: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=143689
João Faria Publicado: Setembro 20, 2008 Publicado: Setembro 20, 2008 Boas, Essa bomba é fraca para uma pedra difusora comprida. Calculo que tenha 30 cms?... Precisas de 300 l/h ou mais. Por outro lado alguns dos poros podem estar obstruídos. Se não tiveres nenhuma peça de plástico nessa pedra para além da entrada, podes fervê-la durante uns minutos para desobstruí-los - mas cuidado com os plásticos. De resto e como já te foi dito, serve apenas para decoração. O filtro é essencial e imprescindível. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Cássio Publicado: Setembro 20, 2008 Autor Publicado: Setembro 20, 2008 A pedra tem 15cm. Os furos não estão obstruídos, o problema é que além de a bomba ser fraca é que entra água dentro da mangueira que liga a pedra porosa a saída de ar da bomba submersa, apesar da mangueira não estar furada, a água entra pelos bicos mesmo das 2 extremidades da magueira. Mas tudo bem pessoal, foi minha primeira tentativa. Vou deixar meu aqua como estava, sem a pedra e vou providenciar um filtro, mas não vou desistir também de fazer a 'cortina de bolhas'. Talvez vou tentar aquela mangueira mais grossa que é usada para fazer cortina de bolhas que não precisa de pedra... Citar Cássio Corchs Aqua 160 litros: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=143689
Cássio Publicado: Setembro 20, 2008 Autor Publicado: Setembro 20, 2008 Pelo que pesquisei acho que tenho que deixar a bomba submersa como está e "comprar um compressor de ar" só para fazer a cortina de bolhas...correto??? Obrigado... Citar Cássio Corchs Aqua 160 litros: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=143689
Recommended Posts