Pedra porosa em aquário de água doce


Cássio

Recommended Posts

Sou novato no aquarismo, montei um aquário pequeno de 20 litros e fui instalar uma pedra porosa de bastão e não funcionou, coloquei uma mangueira na ponta da pedra e outra na bomba submersa mas não adiantou....Será que se eu comprar uma pedra porosa daquelas de madeira funciona ou não adiantará, será que é por causa da minha bomba ser fraca (180 litros/hora) ???

 

Se alguém puder me ajudar obrigado!

Minha intenção é melhorar a oxigenação do aquário e criar aquela 'cortina de bolhas' que fica bonito de ser ver e também é melhor para os peixes respirarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi tudo bem contigo . Olha no q diz respeito á oxigenação da agua posso te dizer q a pedra difusora de oxigenio só te vai ajudar a oxigenação da agua se colocares o fluxo da saída das bolhas a coincidirem com a saída da agua do filtro e só se a saída da agua estiver mesmo á superficie de maneira a agitar a mesma de maneira a facilitar a troca gasosa na superficie q juntamente com as bolhas de oxigenio vai facilitar o processo e aumentar o oxigenio na agua . Se a pedra difusora estiver noutro qualquer local do aqua nada ou quase nada oxigena a agua pode isso sim criar um efeito bonito com a cortina de bolhas . Se quiseres criar uma cortina de bolhas bem fininhas e com o comprimento q entenderes então existe um difusor q é tubular e é feito de un material mole quase parecido com cartão ,embora não o seja .Posso te dizer q o podes comprar (publicidade á parte ) no Continente ou no Jumbo na parte de aquariofilia são bastante baratos e podem ser acupulados uns com os outros ,ou se o entenderes podes o cortar á medida por ti entendida ,digo q são bastante bons , eu sei por experiencia propria porque são os difusores q eu uso. Peço desculpa pelo testamento mas procurei dar-te uma resposta o mais completa possivel a meu ver e pela minha experiencia .

Fica Bem

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

Não tenho filtro ainda no aquário, só 1 bomba submersa. Para colocar um difusor e fazer a cortina de bolhas preciso de outra bomba?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Essa bomba é fraca para uma pedra difusora comprida. Calculo que tenha 30 cms?... Precisas de 300 l/h ou mais.

Por outro lado alguns dos poros podem estar obstruídos. Se não tiveres nenhuma peça de plástico nessa pedra para além da entrada, podes fervê-la durante uns minutos para desobstruí-los - mas cuidado com os plásticos.

 

De resto e como já te foi dito, serve apenas para decoração. O filtro é essencial e imprescindível.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pedra tem 15cm. Os furos não estão obstruídos, o problema é que além de a bomba ser fraca é que entra água dentro da mangueira que liga a pedra porosa a saída de ar da bomba submersa, apesar da mangueira não estar furada, a água entra pelos bicos mesmo das 2 extremidades da magueira. Mas tudo bem pessoal, foi minha primeira tentativa. Vou deixar meu aqua como estava, sem a pedra e vou providenciar um filtro, mas não vou desistir também de fazer a 'cortina de bolhas'. Talvez vou tentar aquela mangueira mais grossa que é usada para fazer cortina de bolhas que não precisa de pedra...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que pesquisei acho que tenho que deixar a bomba submersa como está e "comprar um compressor de ar" só para fazer a cortina de bolhas...correto???

 

Obrigado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.