aissikiu Publicado Setembro 19, 2008 Publicado Setembro 19, 2008 (editado) Então é assim: O primeiro aquário que tive foi de 10L (LOL), com muito peixe lá dentro para a litragem: - 3 rasboras pikenas - 2 neons (que os outros morreram (tinha de ser lol) - 2 corys - 1 kuhli - 1 plecostomus - 2 rãs (LOL) - 1 limpa-vidros albino (assim esguio: não sei qual o nome da espécie) LOL MUIIIIIIIITO peixe mesmo para tão pouca água. Mas ainda está tudo vivo! Água a 24/25 graus, pH a 7,5 (o resto dos testes ainda não comprei) Entretanto amanhã chega o meu novo aquário, de 50L (é oferecido, não posso reclamar :D lol) e sempre dá para planear qualquer coisinha! Depois de ler muito aqui no fórum, já sei como montar um aquário (+/-), já sei fazer a ciclagem, já sei das TPA's, das pragas e das doenças, etc. Mas ainda tenho ALGUMAS (muitas) dúvidas, e desde já peço desculpa pelo testamento, mas não quero fazer asneira neste aquário: 1. Primeiro, sendo um aquário de 50L brutos, o filtro que tenho serve? Aquilo diz que dá para aquários até 60L... E já agora que matérias filtrates devo usar Este filtro tem carvão em cima e esponja em baixo... 2. Em relação ao aquecimento tenho um termostato de 50W (um W para cada litro, está bom não está?) 3. Já vi aqui relatos de como fazer o fundo do aquário, mas não percebi muito bem como fazer, por causa das plantas.. Substracto fértil + areão por cima? (Eu tenho aqui um saco de areão de rio que me deram, são assim umas pedrinhas pequeninas.. Pode ser? lol) 4. Eu não percebo NADA de plantas aquáticas.. QUeria saber como fazer a poda e como as colocar no aquário (embora esta parte PAREÇA relativamente fácil...Abrir um buraquinho e colocar lá a planta :D.gif' class='bbc_emoticon' alt=';-)' /> ). Ah e como se fazem aqueles tapetes verdes lindos que eu vejo por aí? (Já tive a estudar lol e queria plantas de baixa manutenção e que não exijam assim MUITA luz) 5. Tenho duas rãs pequeninas e não queria abdicar delas.. Não encontro nada sobre a compatibilidade delas com outros peixes, e com os camarões e as ampulárias e assim... 6. Como e quando devo proceder à limpeza do filtro? 7. Como fertilizar as plantas? 8 MUITO IMPORTANTE: Que quantidade de comida dar, E tipos de comida? Sou uma nódoa a dar comida aos peixes... Já sei que deve ser uma quantidade que eles comam em poucos minutos, mas às vezes tenho a sensação de dar DE MENOS... Última: Aquario hospital tem de estar sempre ligado e com água ciclada e etc?. É tudo e peço IMENSA desculpa pela quantidade de perguntas Desde já obrigada! Editado Setembro 20, 2008 por aissikiu Citar
hugo feio Publicado: Setembro 20, 2008 Publicado: Setembro 20, 2008 os tapetes são feitos por ex com musgo de java plantas pequenos rebentos e depois esperas que eles cresção em relação ao termostrato acho que chega bem se quiseres ter plantas tenss de ter o substracto fértil SE NÃO ELAS MORREM DEPOIS O SUBSTRACTO POR CIMA É INERTE em relação a comida sempre que dás normal se deres demais vai existir sobras mas podes arranjar uns red cherrys que eles tratam do resto depois vais verificando se á sobras se houver vais dando menos comida Citar
celsoslec Publicado: Setembro 20, 2008 Publicado: Setembro 20, 2008 Então é assim: O primeiro aquário que tive foi de 10L (LOL), com muito peixe lá dentro para a litragem: - 3 rasboras pikenas - 2 neons (que os outros morreram (tinha de ser lol) - 2 corys - 1 kuhli - 1 plecostomus - 2 rãs (LOL) - 1 limpa-vidros albino (assim esguio: não sei qual o nome da espécie) LOL MUIIIIIIIITO peixe mesmo para tão pouca água. Mas ainda está tudo vivo! Água a 24/25 graus, pH a 7,5 (o resto dos testes ainda não comprei) Entretanto amanhã chega o meu novo aquário, de 50L (é oferecido, não posso reclamar :D lol) e sempre dá para planear qualquer coisinha! Depois de ler muito aqui no fórum, já sei como montar um aquário (+/-), já sei fazer a ciclagem, já sei das TPA's, das pragas e das doenças, etc. Mas ainda tenho ALGUMAS (muitas) dúvidas, e desde já peço desculpa pelo testamento, mas não quero fazer asneira neste aquário: 1. Primeiro, sendo um aquário de 50L brutos, o filtro que tenho serve? Aquilo diz que dá para aquários até 60L... E já agora que matérias filtrates devo usar Este filtro tem carvão em cima e esponja em baixo... 2. Em relação ao aquecimento tenho um termostato de 50W (um W para cada litro, está bom não está?) 3. Já vi aqui relatos de como fazer o fundo do aquário, mas não percebi muito bem como fazer, por causa das plantas.. Substracto fértil + areão por cima? (Eu tenho aqui um saco de areão de rio que me deram, são assim umas pedrinhas pequeninas.. Pode ser? lol) 4. Eu não percebo NADA de plantas aquáticas.. QUeria saber como fazer a poda e como as colocar no aquário (embora esta parte PAREÇA relativamente fácil...Abrir um buraquinho e colocar lá a planta .gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' /> ). Ah e como se fazem aqueles tapetes verdes lindos que eu vejo por aí? (Já tive a estudar lol e queria plantas de baixa manutenção e que não exijam assim MUITA luz) 5. Tenho duas rãs pequeninas e não queria abdicar delas.. Não encontro nada sobre a compatibilidade delas com outros peixes, e com os camarões e as ampulárias e assim... 6. Como e quando devo proceder à limpeza do filtro? 7. Como fertilizar as plantas? 8 MUITO IMPORTANTE: Que quantidade de comida dar, E tipos de comida? Sou uma nódoa a dar comida aos peixes... Já sei que deve ser uma quantidade que eles comam em poucos minutos, mas às vezes tenho a sensação de dar DE MENOS... Última: Aquario hospital tem de estar sempre ligado e com água ciclada e etc?. É tudo e peço IMENSA desculpa pela quantidade de perguntas :D Desde já obrigada! boas, vamos la dar-te um empurrão... 1 e 2 - o filtro serve e deves de meter as matérias filtrantes recomendadas pelo fabricante...podes no entanto substituir o carvão por cerâmicas para fazer uma melhor filtração biológica. o termostato é o adequado. 3 e 4 - o substrato fértil não é necessário...pois depende muito das plantas que queres e da iluminação que tens. se tiveres alguns euros para investir, sugiro que compres uma calha de iluminação (ou que faças uma) com cerca de 50w (mais coisa menos coisa) e que metas um substrato fértil debaixo do areão assim ja podes manter quase todo o tipo de plantas. se não tens euros para investir sugiro que metas só areão e mantenhas plantas não exigentes...depois só tens de fertilizar regularmente para que elas se desenvolvam bem mas diz que iluminação tens ( se é que tens) para te ajudar melhor. 6 - o filtro lava-se todas as semanas ou de 15 em 15 dias...tiras a esponja e o resto e passas por agua do aquário e não da torneira para não matar as bactérias. depois metes tudo no sitio e voltas a ligar. 7 - como ainda não tens experiência, sugiro-te que compres um fertilizante liquido bom e que sigas as indicações da embalagem...entretanto vai lendo muito sobre o assunto para perceber melhor as necessidades das plantas e assim ir completando e melhorando gradualmente a fertilização 8 - como tu própri dizes, deves de dar comida para eles consumirem rapidamente e assim evitar que fiquem restos de comida...tenta dar pequenas quantidades entre 2 a 5 vezes por dia. em relação ao tipo de comida recomendo-te os flocos para começar mas depois tenta variar. mas lê e informa-te sobre as necessidades da alimentação das espécies de peixes que tens. cumps Citar Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
aissikiu Publicado: Setembro 20, 2008 Autor Publicado: Setembro 20, 2008 Obrigadíssima Em relação à iluminação ainda não sei o que tenho porque estou à espera que chegue ao aquário, e não sei que equipamentos aquilo traz Citar
Fernando C. Publicado: Setembro 20, 2008 Publicado: Setembro 20, 2008 (editado) Então é assim: O primeiro aquário que tive foi de 10L (LOL), com muito peixe lá dentro para a litragem: - 3 rasboras pikenas - 2 neons (que os outros morreram (tinha de ser lol) - 2 corys - 1 kuhli - 1 plecostomus - 2 rãs (LOL) - 1 limpa-vidros albino (assim esguio: não sei qual o nome da espécie) LOL MUIIIIIIIITO peixe mesmo para tão pouca água. Mas ainda está tudo vivo! Água a 24/25 graus, pH a 7,5 (o resto dos testes ainda não comprei) Entretanto amanhã chega o meu novo aquário, de 50L (é oferecido, não posso reclamar :D lol) e sempre dá para planear qualquer coisinha! Depois de ler muito aqui no fórum, já sei como montar um aquário (+/-), já sei fazer a ciclagem, já sei das TPA's, das pragas e das doenças, etc. Mas ainda tenho ALGUMAS (muitas) dúvidas, e desde já peço desculpa pelo testamento, mas não quero fazer asneira neste aquário: 1. Primeiro, sendo um aquário de 50L brutos, o filtro que tenho serve? Aquilo diz que dá para aquários até 60L... E já agora que matérias filtrates devo usar Este filtro tem carvão em cima e esponja em baixo... Deve dar.. tenho um igual mas para um aqua de 15l e é um bocado ruidoso 2. Em relação ao aquecimento tenho um termostato de 50W (um W para cada litro, está bom não está?) SIM DA 3. Já vi aqui relatos de como fazer o fundo do aquário, mas não percebi muito bem como fazer, por causa das plantas.. Substracto fértil + areão por cima? (Eu tenho aqui um saco de areão de rio que me deram, são assim umas pedrinhas pequeninas.. Pode ser? lol) pedras nao dao para plantas exprimenta por akadama 4. Eu não percebo NADA de plantas aquáticas.. QUeria saber como fazer a poda e como as colocar no aquário (embora esta parte PAREÇA relativamente fácil...Abrir um buraquinho e colocar lá a planta .gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' /> ). Ah e como se fazem aqueles tapetes verdes lindos que eu vejo por aí? (Já tive a estudar lol e queria plantas de baixa manutenção e que não exijam assim MUITA luz) a resposta a isso é musgo 5. Tenho duas rãs pequeninas e não queria abdicar delas.. Não encontro nada sobre a compatibilidade delas com outros peixes, e com os camarões e as ampulárias e assim... nao sei 6. Como e quando devo proceder à limpeza do filtro? Desliga-lo se conseguires triras as partes de baixo ou entao tira-o todo e limpas dpx tiras as esponja ou o carvao activo ( so podes limpar um de cada vez com aqua de uma tpa do aqua 7. Como fertilizar as plantas? Fertilização liquida- metes umas gotas 8 MUITO IMPORTANTE: Que quantidade de comida dar, E tipos de comida? Sou uma nódoa a dar comida aos peixes... Já sei que deve ser uma quantidade que eles comam em poucos minutos, mas às vezes tenho a sensação de dar DE MENOS... quando os peixes estiveres esfomeados mordemte o dedo quando o metes no aqua! xD Última: Aquario hospital tem de estar sempre ligado e com água ciclada e etc?. NAO! o aqua hospital deve estar issolado do aqua principal e so o ligas para trara de um peixe doente É tudo e peço IMENSA desculpa pela quantidade de perguntas :D Desde já obrigada! Editado Setembro 20, 2008 por maneljaquim Citar
dominik1994 Publicado: Setembro 20, 2008 Publicado: Setembro 20, 2008 as rãs deixa no aquario pequeno de 10 litros nao serao anfibios devias ter uma pequena zona seca no aquario tipo um tronco ate a cima e agua so ate metade Citar malawi 430 litros projecto inicioos meus severustanganika ex homeflorest com N. bichardi
dominik1994 Publicado: Setembro 20, 2008 Publicado: Setembro 20, 2008 Então é assim: O primeiro aquário que tive foi de 10L (LOL), com muito peixe lá dentro para a litragem: - 3 rasboras pikenas - 2 neons (que os outros morreram (tinha de ser lol) - 2 corys - 1 kuhli - 1 plecostomus - 2 rãs (LOL) - 1 limpa-vidros albino (assim esguio: não sei qual o nome da espécie) LOL MUIIIIIIIITO peixe mesmo para tão pouca água. Mas ainda está tudo vivo! Água a 24/25 graus, pH a 7,5 (o resto dos testes ainda não comprei) Entretanto amanhã chega o meu novo aquário, de 50L (é oferecido, não posso reclamar :D lol) e sempre dá para planear qualquer coisinha! Depois de ler muito aqui no fórum, já sei como montar um aquário (+/-), já sei fazer a ciclagem, já sei das TPA's, das pragas e das doenças, etc. Mas ainda tenho ALGUMAS (muitas) dúvidas, e desde já peço desculpa pelo testamento, mas não quero fazer asneira neste aquário: 1. Primeiro, sendo um aquário de 50L brutos, o filtro que tenho serve? Aquilo diz que dá para aquários até 60L... E já agora que matérias filtrates devo usar Este filtro tem carvão em cima e esponja em baixo... 2. Em relação ao aquecimento tenho um termostato de 50W (um W para cada litro, está bom não está?) esta 3. Já vi aqui relatos de como fazer o fundo do aquário, mas não percebi muito bem como fazer, por causa das plantas.. Substracto fértil + areão por cima? (Eu tenho aqui um saco de areão de rio que me deram, são assim umas pedrinhas pequeninas.. Pode ser? lol) tu nao metas substracto fertil e akadama muito menos suja imenso mais vale meteres o areao do rio com pastilhas de fertilizaçao nas raizes das plantas 4. Eu não percebo NADA de plantas aquáticas.. QUeria saber como fazer a poda e como as colocar no aquário (embora esta parte PAREÇA relativamente fácil...Abrir um buraquinho e colocar lá a planta .gif' class='bbc_emoticon' alt=':grin:' /> ). Ah e como se fazem aqueles tapetes verdes lindos que eu vejo por aí? (Já tive a estudar lol e queria plantas de baixa manutenção e que não exijam assim MUITA luz) tapetes e dificil sem muita iluminaçao e sem co2 o melhor é o musgo arranjas placas de xisto com 1 cm de espressura e atas a volta com uma linha de pesca fina 5. Tenho duas rãs pequeninas e não queria abdicar delas.. Não encontro nada sobre a compatibilidade delas com outros peixes, e com os camarões e as ampulárias e assim... 6. Como e quando devo proceder à limpeza do filtro? de mes em mes eu limpo de semana a semana é mais eficiente mas as vezes de mes em mes , tiras as esponjas e debaixo de agua vais carregando nelas ate sair a sugidade toda 7. Como fertilizar as plantas? tropica liquido é caro mas valee a pena dia sim dia nao serca de 5 ml 8 MUITO IMPORTANTE: Que quantidade de comida dar, E tipos de comida? Sou uma nódoa a dar comida aos peixes... Já sei que deve ser uma quantidade que eles comam em poucos minutos, mas às vezes tenho a sensação de dar DE MENOS... comida de peixes de agua quente e complementar com artemia ou dphinias 2 3 vezes por semana de maneira que comao e 1 minuto tude de preferencia a nao se depositar muito no fundo e sinfonar passado meia ora se ainda la estiver Última: Aquario hospital tem de estar sempre ligado e com água ciclada e etc?. nao vais estar sempre a meter peixes nem pensas que fiquem doentes eu nao uso É tudo e peço IMENSA desculpa pela quantidade de perguntas :D Desde já obrigada! isto sao as coisas que eu faço e dou papas caseiras que podes encontrar ai pelo forum receitas Citar malawi 430 litros projecto inicioos meus severustanganika ex homeflorest com N. bichardi
JMG Publicado: Setembro 20, 2008 Publicado: Setembro 20, 2008 Boas Então vou começar a responder ao testamento Como deves mudar os peixes pra do 50 aconselho te aumentar o número de indivíduos de rasboras e neons porque são peixes de cardume. 1- Sim esse filtro serve 2- De 75 watts serve plenamente :D 3- O substrato é a primeira coisa que pões no aquário e por cima colocas essa areia :D 4-A poda pode é diferente em algumas plantas por exemplo umas é só cortar outras partes na zona da raíz algumas plantas tem rizomas deves ler muito bem das plantas que pretendes colocar , pra colocar no aquário é simples retirar o vaso ou o arame de volta das plantas e enterrar lá as atenção ao rizoma em algumas plantas e os tapetes é necessário uma boa luz uma boa fertilização exige algum trabalho 5-As rãs podes deixa las no aquário de 10 litros. 6- Esse filtro penso que tenha só esponja retiras a espoja e lavas em água já ciclada pra não perder as bactérias deverás limpa lo consoante o número de espécies que coloques mas de 15 em 15 dias deve chegar plenamente. 7- Com os comprimidos que se colocam por debaixo do areão ou com fertilizantes líquidos 8- Podes optar agora ao inicio pelos os flocos depois experimentas outro tipo de alimentos dá lhes cercas de 2 vezes ao dia em quantidades que eles possam devorar em pouco tempo 9- Sim, deve ter sempre água ciclada e estar sempre ligado nunca sabes quando o peixe irá adoecer. Mais alguma dúvida? Boa Aquariofilia Cumps JMG Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
JMG Publicado: Setembro 20, 2008 Publicado: Setembro 20, 2008 Boas E acerca de membros em Mafra lê este tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=73256 Esqueci me de responder a isso Boa Aquariofilia Cumps JMG Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
aissikiu Publicado: Setembro 20, 2008 Autor Publicado: Setembro 20, 2008 Ok obrigada Sim eu sei que aquario hospital tem de estar isolado do principal, mas já tenho a resposta ao que queria nesta pergunta. :D *** Citar
JMG Publicado: Setembro 20, 2008 Publicado: Setembro 20, 2008 Ok obrigada Sim eu sei que aquario hospital tem de estar isolado do principal, mas já tenho a resposta ao que queria nesta pergunta. :D *** Mais nenhuma questão? Boa Aquariofilia Cumps JMG Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
aissikiu Publicado: Setembro 20, 2008 Autor Publicado: Setembro 20, 2008 isto sao as coisas que eu faço e dou papas caseiras que podes encontrar ai pelo forum receitas Ok obrigada Citar
aissikiu Publicado: Setembro 20, 2008 Autor Publicado: Setembro 20, 2008 BoasEntão vou começar a responder ao testamento Como deves mudar os peixes pra do 50 aconselho te aumentar o número de indivíduos de rasboras e neons porque são peixes de cardume. 1- Sim esse filtro serve :D 2- De 75 watts serve plenamente 3- O substrato é a primeira coisa que pões no aquário e por cima colocas essa areia 4-A poda pode é diferente em algumas plantas por exemplo umas é só cortar outras partes na zona da raíz algumas plantas tem rizomas deves ler muito bem das plantas que pretendes colocar , pra colocar no aquário é simples retirar o vaso ou o arame de volta das plantas e enterrar lá as atenção ao rizoma em algumas plantas e os tapetes é necessário uma boa luz uma boa fertilização exige algum trabalho 5-As rãs podes deixa las no aquário de 10 litros. 6- Esse filtro penso que tenha só esponja retiras a espoja e lavas em água já ciclada pra não perder as bactérias deverás limpa lo consoante o número de espécies que coloques mas de 15 em 15 dias deve chegar plenamente. 7- Com os comprimidos que se colocam por debaixo do areão ou com fertilizantes líquidos 8- Podes optar agora ao inicio pelos os flocos depois experimentas outro tipo de alimentos dá lhes cercas de 2 vezes ao dia em quantidades que eles possam devorar em pouco tempo 9- Sim, deve ter sempre água ciclada e estar sempre ligado nunca sabes quando o peixe irá adoecer. Mais alguma dúvida? Boa Aquariofilia Cumps JMG Não, já não tenho dúvidas. Obrigada e desculpa lá pela nabice Citar
Recommended Posts