sammy Publicado Setembro 17, 2008 Share Publicado Setembro 17, 2008 boas, a ceramica no filtro faz baixar o pH? pergunto porque já vi aquarios onde tinha a dizer que tinham ceramica no filtro Citar Tanganyika 54l Mini aquoponia 17 L - babaulti stripes Nano Red Cherry 20l (Desativo) Samuel Marcos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kardo Publicado: Setembro 18, 2008 Share Publicado: Setembro 18, 2008 boas, a ceramica no filtro faz baixar o pH? pergunto porque já vi aquarios onde tinha a dizer que tinham ceramica no filtro Sei que bicarbonato de sodio sobe ph e co2 desce... entre outros... agr ceramicas eu penso que não alteram ph uma vez que o processo quimico tem a ver com a nitificação. Citar Abraços, Ricardo.APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOSWEB SITE EM: Ver AquiHUNF !! (Marrões!!) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Arlindo Publicado: Setembro 18, 2008 Share Publicado: Setembro 18, 2008 boas, a ceramica no filtro faz baixar o pH? pergunto porque já vi aquarios onde tinha a dizer que tinham ceramica no filtro Essa, para mim é novidade! Citar Arlindo__________O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ZABOU Publicado: Setembro 18, 2008 Share Publicado: Setembro 18, 2008 Há quem meta TURFA no filtro para baixar o ph, cerâmicas que eu saiba não tem efeito nenhum sobre o ph. Para subir o ph pode-se meter no filtro conchas, ou pedras calcárias. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Faria Publicado: Setembro 18, 2008 Share Publicado: Setembro 18, 2008 Sei que bicarbonato de sodio sobe ph e co2 desce... entre outros... agr ceramicas eu penso que não alteram ph uma vez que o processo quimico tem a ver com a nitificação. Boas, Só um pequeno àparte, se não se importam. O processo de nitrificaçáo (vulgo ciclo do azoto) reduz o KH e na maior parte das vezes o pH acompanha esta tendência desecendente. Isto significa que o pH diminui com o tempo, tanto mais quanto maior fôr a quantidade de matéria orgânica (sujidade) a decompor-se e a dar continuidade ao processo de nitrificação do ciclo. No entanto esta baixa de pH é de tal maneira lenta e pequena que os peixes não se ressentem. Para além disso, as TPAs repõem o pH no nível normal. Sendo que a maior parte das bactérias nitrificantes se encontram nas cerâmicas, é aí que tem origem esta lenta descida do pH. Mas as cerâmicas em si são neutras para os parâmetros da água. As cerâmicas porosas servem apenas para a filtragem biológica pois a sua área é de várias centenas de m2 aproveitados pelas bactérias para se depositarem. No entanto, as bactérias depositam-se em todas as superfícies; mesmo sem cerâmicas este processo lento de acidificação teria lugar na mesma. Para baixar o pH e mantê-lo estável existem outros métodos já enumerados atrás. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sammy Publicado: Setembro 18, 2008 Autor Share Publicado: Setembro 18, 2008 obrigado pela duvida tirada Citar Tanganyika 54l Mini aquoponia 17 L - babaulti stripes Nano Red Cherry 20l (Desativo) Samuel Marcos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
William Publicado: Setembro 19, 2008 Share Publicado: Setembro 19, 2008 Movido para o subforum correcto Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts