Recommended Posts

Publicado

boas a todos..

É o seguinte, eu tenho um aquario com 80x40x45 144L, e tenho 3 lampadas T8 20w cada 10000k. A duvida e esta, tenho luz suficiente pra o meu aquario? devo mudar alguma lampada? As plantas que tenho são anubias, 1 cabomba, e 2 Echinodorus amazonicus (pelo menos parece ser) ate agora parecem dar todas bem, as anubias já as tinhas noutro aquario e nunca tive problemas, elas dão flor e tudo... as outras por agora parece bem. Outra coisa, tenho um amigo meu que tambem tem as Echinodorus amazonicus e, em algumas folhas pareecem castanhas, aquilo nao é algas parece mesmo que faz parte da planta, isso tem a ver alguma coisa com a iluminação?

A minha suposta Echinodorus amazonicus:

12092008199rt4.jpg

12092008199rt4.7ee8fb28da.jpg

Cumprimentos a todos

Publicado:

Obrigadao a todos pelas respostas... cumprimentos a todos

Publicado: (editado)

Boas!Calma Lima,por vezes as respostas demoram tempo,e cada um responde se o quiser,ninguém é obrigado a o fazer...

Em relação ao assunto do tópico,as plantas que tens no aqua dão-se em aquas com pouca luz e sem um sistema de CO2. Se as achas saudáveis é porque a iluminação é suficiente.

Claro que se quisesses outro tipo de plantas,mais exigentes,terias de aumentar a iluminação sensivelmente para o dobro da que tens agora,mas para as plantas que tens de momento pode chegar.Os Kelvins das lâmpadas também servem.Desde que tenham entre 4000K e 10000K tudo bem.

Para além da iluminação a fertilização é muito importante,se bem que no teu aqua,o metabolismo das tuas plantas não exija uma adição de muita quantidade de fertilizante.Um fertilizante como o Ferropol é suficiente.

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado: (editado)

Desculpem e que o dia hoje nao me correu nada bem, e ate gostava de saber se a iluminaçao que eu tenho e suficiente, e depois nao tinha nenhuma resposta... Eu acho que que tao saudaveis tao verdes, so nao precebo e que nas Echinodorus amazonicuseu as folhas novas ficam com algumas riscas castanhas e se eu por a mao atras vesse, a minha mao mas depois parecem ficar igual as outras. De vez enquanto meto,umas bolas da JBL nas raizes das plantas e Nutrafin Plant Gro, nao sei se e o mais indicado. se eu podesse Co2, as plantas ficavam melhores? uma coisa como sei se tenho muito ou pouco Co2 no meu aquario? Uma coisa que me tem passodo e o seguinte, a questao do carvao no filtro, falando depressa e bom portugues o carvao faz exactamente o que? tira as substancias tipos os medicamentos,e outros produtos que pomos na agua, comsume os nutrientes da agua, que as plantas precisam, é só isso?

Obrigado Zogli

Cumprimentos

Editado por lima256
Publicado:
Desculpem e que o dia hoje nao me correu nada bem, e ate gostava de saber se a iluminaçao que eu tenho e suficiente, e depois nao tinha nenhuma resposta... Eu acho que que tao saudaveis tao verdes, so nao precebo e que nas Echinodorus amazonicuseu as folhas novas ficam com algumas riscas castanhas e se eu por a mao atras vesse, a minha mao mas depois parecem ficar igual as outras. De vez enquanto meto,umas bolas da JBL nas raizes das plantas e Nutrafin Plant Gro, nao sei se e o mais indicado. se eu podesse Co2, as plantas ficavam melhores? uma coisa como sei se tenho muito ou pouco Co2 no meu aquario? Uma coisa que me tem passodo e o seguinte, a questao do carvao no filtro, falando depressa e bom portugues o carvao faz exactamente o que? tira as substancias tipos os medicamentos,e outros produtos que pomos na agua, comsume os nutrientes da agua, que as plantas precisam, é só isso?

Obrigado Zogli

Cumprimentos

Bem... o stress não tem problema pq todos nos stressamos.... o carvão activado serve para retirar antibioticos da agua... e para o processo e nitrificação, ciclo do azoto usase as ceramicas.

boa noite

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

• 2 semanas depois...
Publicado:

Obrigado Zogli

Cumprimentos

As plantas demoram tempo a habituarem-se ao novo aquário,às novas condições.Não é de um dia para o outro que vemos resultados.Por vezes as plantas chegam a morrer,para depois,por debaixo das folhas mortas,surgir uma planta já ambientada às novas condições.

Num aqua com pouca luz e sem CO2,mais lento é o processo de crescimento.Tens de ter calma,fertilizar sem ser em excesso,apenas umas gotas de um fertilizante que tenha Micro-nutrientes,que tenha um pouco de Ferro,Magnésio e Potassio,como o Ferropol que te falei.

Um sistema de CO2 é sempre bom para as plantas,apesar de fazer mais sentido colocá-lo quando temos boa luz.Porém,as tuas plantas ganhariam se fizesses um sistema caseiro a trabalhar durante o dia,mas faz uma receita com gelatina,o fluxo de CO2 e mais lento,dura mais tempo e é o ideal para ti.As tuas plantas não precisam de muito CO2. Quanto às bolas fizeste bem,mas só precisas de pôr mais daqui a muito tempo.

Quanto ao carvão o Kardo já disse tudo. É usado para retirar o excesso de medicamentos,depois de o problema de alguma doença ter sido resolvido. Normalmente apenas uso lã de vidro e esponja(para filtragem mecânica) e cerâmicas (para uma filtragem biológica). Estas cerâmicas nunca devem ser lavadas com água da torneira(tem cloro e mata as bactérias),apenas com a água do aquário.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:

obrigadao mesmo pela a ajuda... so uma coisa, como é que sei se nao tenho muito co2 para a minha quantidade de agua? vou pesquisar aqui no forum alguma coisa sobre fazer co2 caseiro com gelatina. pode-se ligar o co2 a uma pedra difussora que se mete nas bombas de ar? ou tem que se comprar algum aceesorio tipo o "caciimbo" ou uma cena da nutrafin que é tipo escadas?

Publicado:
obrigadao mesmo pela a ajuda... so uma coisa, como é que sei se nao tenho muito co2 para a minha quantidade de agua? vou pesquisar aqui no forum alguma coisa sobre fazer co2 caseiro com gelatina. pode-se ligar o co2 a uma pedra difussora que se mete nas bombas de ar? ou tem que se comprar algum aceesorio tipo o "caciimbo" ou uma cena da nutrafin que é tipo escadas?

No teu caso uma pedra difusora serve perfeitamente. Quanto a monitorares o CO2 que está na água só com testes ou então um teste permanente que se coloca no aquário e ele indica a quantidade de CO2 do aquário.

Porém não te preocupes.Se adicionares o CO2 de dia e de noite o retirares ou ligares uma bomba de ar,ou ainda se levantares a saida do filtro de modo a que a água faça uma cascata,produzindo Oxigénio,não tens de te preocupar.

Zog Li