Recommended Posts

Publicado

Caros amigos venho desta forma pedir-vos ajuda.

Vou comprar um aquario a uma pessoa amiga, este aqua está em pleno funcionamento.

Qual a melhor maneira de fazer o transporte?

este aqua tem á volta de 253lt de agua. Visto que é impossivel de o transportar com água e os peixes lá dentro!

Tenho um aqua de 60lt onde posso pôr os peixes que lá residem mas só por um curto espaço de tempo.

O que devo de fazer com a água usar bidões para o transporte da agua?

Esvaziar o meu aqua de 60lt e colocar a agua desse aqua?

Aproveitar ao maximo a agua desse aqua?

Setup:

Aqua 115*45*49 = 253lt

Iluminação 4 T8 30w com reflectores ( aumenta +/- 50%?)

Samp = 44l+/-

Aqueci. 300w

Bomba 1500lh

Co2 da Sera Completo

Lâmpada UV 11w

Dêm lá ai uma ajuda.

Vou ver se faço o transporte no Domingo até lá precisava de uma ajuda com opiniões vossas do que deva de fazer!!!

Publicado:

Bom dia,

Ainda nunca passei por essa situação, mas vou em breve, e segundo percebi deves fazer o seguinte :

1) despejar o teu aqua de 60 e encher com agua do novo aqua para os peixes não sofrerem com a diferença de agua.

2) guardar em garafões a agua do aqua a transportar. Arranjar um recipiente fechado no qual possas deixar o filtro desse aqua dentro de água durante a viagem para não perder as bactérias nitrificantes. Atenção o transporte deve ser bem rápido e mal chegues a casa deves voltar a ligar o filtro pois em poucas horas morrem as bactérias.

3) montas o aqua em casa, deitas a água dos garafões, instalas o filtro e quando a temperatura voltar ao normal podes passar para lá os peixes.

Se disse alguma asneira é favor avisar, pois é assim que estou a pensar fazer.

Publicado:

sorry, só agora vi que tem uma samp com bomba :D .

Nesse caso não sei bem mas suponho que seja um pouco parecido. Guardar as materias filtrantes da samp em água num recipiente fechado, e voltar a montar tudo em casa :-D .

Alguém experiente que confirme

Publicado:

Éra mesmo isso que eu estava a tentar fazer.

Vamos lá ver como vão correr as coisas...

O meu problema são os peixes.

sáo 6ou 7 escalares adultos e mais alguns peixes de fundo o meu problema é se o meu aqua de 60lt não irá fazer muito stress aos peixes durante o tempo que lá vão estar é que eu não vou pôr logo lá os peixes porque quero replantar tudo novamente repôr o substrato etc.

fazer uma limpesa geral aos vidros e por ai fora...

Publicado:

Para por tantos peixes..só mesmo na banheira..secalhar estou a dizer uma asneira mta grande..mas eu confesso que já usei a minha quando desmontei o meu.

Publicado:
Para por tantos peixes..só mesmo na banheira..secalhar estou a dizer uma asneira mta grande..mas eu confesso que já usei a minha quando desmontei o meu.

Ora ai está uma grande ideia e eu que não me lembrei disso :-D :D

Publicado:

Credo!!!

Eu jamais faria uma coisa dessas... peixes na banheira? reza para que o sifão não se solte ou a borracha velha não deixe passar a àgua... que loucura, então e as bactérias, àcaros, detergentes??? quem é que lavou assim tão bem a banheira?

Compra umas caixas de plástico grandes na loja dos 300, aproveitas para pôr a água do outro aquário e distribuis os peixes, no fim ainda ficas com caixas para arrumar o material...

Por favor não façam isso de pôr na banheira, credo, depois mergulham com eles e fica o banho tomado!

Se o fizerem pelo menos não misturem sais de banho...

Publicado:

Credo?Não sei porque..a minha banheira está limpinha..se a dele n estiver, esfrega a banheirinha com sal grosso e agua quente e fica impecavel..e visto que é so por umas horas no maximo 1 dia n vejo problema nenhum..dá pa ligar o aquecedor e uma bomba de ar..e é BARATO..mas pronto cada cabeça sua sentença..

Publicado:
Credo?Não sei porque..a minha banheira está limpinha..

Pois está, como todas as banheiras. E normalmente são limpas com o quê? Pois é, detergentes para casa de banho, daqueles com agentes de limpeza bem potentes para retirar o calcário e amoniaco para retirar a gordura.

Além disso a área de contacto com ar é de tal forma grande que será complicado manter a temperatura dos peixes em condições, para não falar do que vão sofrer os escalares.

É preferivel quanto a mim meter os escalares todos 2 dias no aquário de 60cm e fazer TPA's de 50% diárias, a arriscar deixar os desgraçados na banheira.

Mas é como dizes, cada cabeça sua sentença.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
Ora ai está uma grande ideia e eu que não me lembrei disso :-D :sad2:

Eu estava mesmo a brincar não quero nada disso para os meus peixes vou optar por ir aos chineses comprar umas caixas grandes de plastico

Publicado:

Pois essa da banheira é arriscada, mas é como tudo na vida, há gente com sorte e gente sem.

No teu caso também optava por uma caixa de plástico bem grande, metade dos peixes no aqua de 60L, os outros na caixa com o filtro e aquecedor do aqua novo. Melhor não estou a ver.

Boa sorte, e vai dando noticias.

Publicado:

Vou contar como eu fiz quando mudei de aquário.

Tenho Discus e necessitava de um aquário maior, comprei um tambor de plastico(dos azuis) abertos em cima(tem uma tampa grande) com capacidade de 70 litros, deitei agua do aquário antigo e puz os Discus, 7, lá dentro com aquecedor e filtro ligados. Quando terminei de montar o aquário(plantas, pedras e troncos tudo no lugar) vazei a agua que tinha dentro de 20 garrafões do aquário antigo para o aquário novo e fiz uma TPA das grandes com água deixando espaço para a água que tinha dentro do tambor, liguei um aquecedor e outro filtro neste aquário novo e quando a temperatura da água estava como eu queria, meti ´resto da água do tambor dentro do aqua novo e de seguida os Discus. Não passou nem duas horas que eles já estavam ás voltas na nova residência e a comer. Para o transporte de peixes compras sacos de plastico resistentes e metes agua do aquário, metade água metade ar, e uma caixa de esferovite para meteres os sacos.

Espero ter sido claro e de ajuda.

Abraço

Publicado:

Boas

Jony-kid podias ter dito algo.

Se quiseres tenho a minha mala térmica (das de levar para o campismo) de 25 litros disponível.

Tá quitada para levar difusor (bomba de ar a pilhas) e aguenta muito bem uma mão cheia de escalares e a outra mão mais de meia, de peixes de fundo.

Para transporte serve muito bem, não é como esta que o Grão Mestre Dav's fez mas serve muito bem.

Também podes, se quiseres, levar uns garrafões do luso (vazios) para guardar um kito de água do Aqua actual.

Se precisares tás à vontade.

Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!