jony-kid Publicado Setembro 17, 2008 Publicado Setembro 17, 2008 Caros amigos venho desta forma pedir-vos ajuda. Vou comprar um aquario a uma pessoa amiga, este aqua está em pleno funcionamento. Qual a melhor maneira de fazer o transporte? este aqua tem á volta de 253lt de agua. Visto que é impossivel de o transportar com água e os peixes lá dentro! Tenho um aqua de 60lt onde posso pôr os peixes que lá residem mas só por um curto espaço de tempo. O que devo de fazer com a água usar bidões para o transporte da agua? Esvaziar o meu aqua de 60lt e colocar a agua desse aqua? Aproveitar ao maximo a agua desse aqua? Setup: Aqua 115*45*49 = 253lt Iluminação 4 T8 30w com reflectores ( aumenta +/- 50%?) Samp = 44l+/- Aqueci. 300w Bomba 1500lh Co2 da Sera Completo Lâmpada UV 11w Dêm lá ai uma ajuda. Vou ver se faço o transporte no Domingo até lá precisava de uma ajuda com opiniões vossas do que deva de fazer!!! Citar O Meu Aqua...
ZABOU Publicado: Setembro 17, 2008 Publicado: Setembro 17, 2008 Bom dia, Ainda nunca passei por essa situação, mas vou em breve, e segundo percebi deves fazer o seguinte : 1) despejar o teu aqua de 60 e encher com agua do novo aqua para os peixes não sofrerem com a diferença de agua. 2) guardar em garafões a agua do aqua a transportar. Arranjar um recipiente fechado no qual possas deixar o filtro desse aqua dentro de água durante a viagem para não perder as bactérias nitrificantes. Atenção o transporte deve ser bem rápido e mal chegues a casa deves voltar a ligar o filtro pois em poucas horas morrem as bactérias. 3) montas o aqua em casa, deitas a água dos garafões, instalas o filtro e quando a temperatura voltar ao normal podes passar para lá os peixes. Se disse alguma asneira é favor avisar, pois é assim que estou a pensar fazer. Citar
ZABOU Publicado: Setembro 17, 2008 Publicado: Setembro 17, 2008 sorry, só agora vi que tem uma samp com bomba :D . Nesse caso não sei bem mas suponho que seja um pouco parecido. Guardar as materias filtrantes da samp em água num recipiente fechado, e voltar a montar tudo em casa :-D . Alguém experiente que confirme Citar
jony-kid Publicado: Setembro 17, 2008 Autor Publicado: Setembro 17, 2008 Éra mesmo isso que eu estava a tentar fazer. Vamos lá ver como vão correr as coisas... O meu problema são os peixes. sáo 6ou 7 escalares adultos e mais alguns peixes de fundo o meu problema é se o meu aqua de 60lt não irá fazer muito stress aos peixes durante o tempo que lá vão estar é que eu não vou pôr logo lá os peixes porque quero replantar tudo novamente repôr o substrato etc. fazer uma limpesa geral aos vidros e por ai fora... Citar O Meu Aqua...
Ypsilone Publicado: Setembro 17, 2008 Publicado: Setembro 17, 2008 Para por tantos peixes..só mesmo na banheira..secalhar estou a dizer uma asneira mta grande..mas eu confesso que já usei a minha quando desmontei o meu. Citar
jony-kid Publicado: Setembro 17, 2008 Autor Publicado: Setembro 17, 2008 Para por tantos peixes..só mesmo na banheira..secalhar estou a dizer uma asneira mta grande..mas eu confesso que já usei a minha quando desmontei o meu. Ora ai está uma grande ideia e eu que não me lembrei disso :-D :D Citar O Meu Aqua...
Luisa Fonseca Publicado: Setembro 17, 2008 Publicado: Setembro 17, 2008 Credo!!! Eu jamais faria uma coisa dessas... peixes na banheira? reza para que o sifão não se solte ou a borracha velha não deixe passar a àgua... que loucura, então e as bactérias, àcaros, detergentes??? quem é que lavou assim tão bem a banheira? Compra umas caixas de plástico grandes na loja dos 300, aproveitas para pôr a água do outro aquário e distribuis os peixes, no fim ainda ficas com caixas para arrumar o material... Por favor não façam isso de pôr na banheira, credo, depois mergulham com eles e fica o banho tomado! Se o fizerem pelo menos não misturem sais de banho... Citar
Ypsilone Publicado: Setembro 17, 2008 Publicado: Setembro 17, 2008 Credo?Não sei porque..a minha banheira está limpinha..se a dele n estiver, esfrega a banheirinha com sal grosso e agua quente e fica impecavel..e visto que é so por umas horas no maximo 1 dia n vejo problema nenhum..dá pa ligar o aquecedor e uma bomba de ar..e é BARATO..mas pronto cada cabeça sua sentença.. Citar
Nuno Antunes Publicado: Setembro 17, 2008 Publicado: Setembro 17, 2008 Credo?Não sei porque..a minha banheira está limpinha.. Pois está, como todas as banheiras. E normalmente são limpas com o quê? Pois é, detergentes para casa de banho, daqueles com agentes de limpeza bem potentes para retirar o calcário e amoniaco para retirar a gordura. Além disso a área de contacto com ar é de tal forma grande que será complicado manter a temperatura dos peixes em condições, para não falar do que vão sofrer os escalares. É preferivel quanto a mim meter os escalares todos 2 dias no aquário de 60cm e fazer TPA's de 50% diárias, a arriscar deixar os desgraçados na banheira. Mas é como dizes, cada cabeça sua sentença. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
jony-kid Publicado: Setembro 17, 2008 Autor Publicado: Setembro 17, 2008 Ora ai está uma grande ideia e eu que não me lembrei disso :-D Eu estava mesmo a brincar não quero nada disso para os meus peixes vou optar por ir aos chineses comprar umas caixas grandes de plastico Citar O Meu Aqua...
ZABOU Publicado: Setembro 17, 2008 Publicado: Setembro 17, 2008 Pois essa da banheira é arriscada, mas é como tudo na vida, há gente com sorte e gente sem. No teu caso também optava por uma caixa de plástico bem grande, metade dos peixes no aqua de 60L, os outros na caixa com o filtro e aquecedor do aqua novo. Melhor não estou a ver. Boa sorte, e vai dando noticias. Citar
Perso_8 Publicado: Setembro 17, 2008 Publicado: Setembro 17, 2008 Vou contar como eu fiz quando mudei de aquário. Tenho Discus e necessitava de um aquário maior, comprei um tambor de plastico(dos azuis) abertos em cima(tem uma tampa grande) com capacidade de 70 litros, deitei agua do aquário antigo e puz os Discus, 7, lá dentro com aquecedor e filtro ligados. Quando terminei de montar o aquário(plantas, pedras e troncos tudo no lugar) vazei a agua que tinha dentro de 20 garrafões do aquário antigo para o aquário novo e fiz uma TPA das grandes com água deixando espaço para a água que tinha dentro do tambor, liguei um aquecedor e outro filtro neste aquário novo e quando a temperatura da água estava como eu queria, meti ´resto da água do tambor dentro do aqua novo e de seguida os Discus. Não passou nem duas horas que eles já estavam ás voltas na nova residência e a comer. Para o transporte de peixes compras sacos de plastico resistentes e metes agua do aquário, metade água metade ar, e uma caixa de esferovite para meteres os sacos. Espero ter sido claro e de ajuda. Abraço Citar
William Publicado: Setembro 17, 2008 Publicado: Setembro 17, 2008 Movido para o subforum correcto Citar
babykhan Publicado: Setembro 17, 2008 Publicado: Setembro 17, 2008 Boas Jony-kid podias ter dito algo. Se quiseres tenho a minha mala térmica (das de levar para o campismo) de 25 litros disponível. Tá quitada para levar difusor (bomba de ar a pilhas) e aguenta muito bem uma mão cheia de escalares e a outra mão mais de meia, de peixes de fundo. Para transporte serve muito bem, não é como esta que o Grão Mestre Dav's fez mas serve muito bem. Também podes, se quiseres, levar uns garrafões do luso (vazios) para guardar um kito de água do Aqua actual. Se precisares tás à vontade. Abraço Citar O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
Recommended Posts