ZABOU Publicado Setembro 16, 2008 Publicado Setembro 16, 2008 Boas, Tenho hà 1 ano um aqua de 60x30x30 num móvel chamado de arca (daqueles onde se guarda o enxoval) cujas fotos apresento mais abaixo, na altura até acrescentei uma tabua para reforçar o tampo. Uma vez que os aquas vendidos em kit não me parecem ter muito mais qualidade, sempre achei que o meu móvel aguentaria um aqua de 170L sem grande problema, mas o meu marido deixou-me na duvida. Sinceramente o que acham???????? Citar
Jorge Oliveira Publicado: Setembro 16, 2008 Publicado: Setembro 16, 2008 (editado) Boas. Penso que aguentará sem problemas alguns.Isso parece-me ser madeira maciça.Os pés são bem grossos e esses móveis "antigos" são bem fortes edit: pareces é ter para ai quimicos para o aqua que nunca mais acabam Editado Setembro 16, 2008 por Pai_Natal81 Citar O meu feedback
Jorge Jesus Publicado: Setembro 16, 2008 Publicado: Setembro 16, 2008 Boas, a mim também me parece forte, e quase de certeza que tem uma travessa ao meio quando aberto? abc JJ Citar O meu Malawi - 450 lts Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
ZABOU Publicado: Setembro 16, 2008 Autor Publicado: Setembro 16, 2008 (editado) Pois é mesmo madeira. A minha mãe tem 2 iguais amanha peço-lhe para medir a espessura da madeira. As placas trabalhadas são mais finas, mas os caixilhos são fortes (4 cantos, base, topo e tampo) Sinceramente quando vejo os móveis dos aquas de 120 ou até 150 com apenas umas tábuas de contraplacado dos lados e a meio, por favor onde é que isso é mais forte do que o meu móvel. Mas o meu marido conseguiu abalar a minha confiança. Alguém já teve o conhece quem tenha assim um aqua?? PS : Pai_natal81 : Olha que nem por isso. É comida dos peixes, Stress Zyme e Stress Coat para as TPA's, vitaminas pros peixes, e uns remédios que usei há meses e nunca mais guardei. Por falares nisso, e apesar da minha filha não mexer em nada, já arrumei. PS Jorge Jesus e RPC : abrindo o tampo é tudo amplo, não há travessas como nos aquas, a meio da arca tanto á frente como atrás, onde está a fechadura, a madeira é mais forte do que as placas trabalhadas. Já pensei em arranjar 2 pedaços de madeira forte fazer um T e por a meio da arca para reforçar. Será que estão a perceber???? Editado Setembro 16, 2008 por ZABOU Citar
RCP Publicado: Setembro 16, 2008 Publicado: Setembro 16, 2008 Boas, isso dá perfeitamente..Se tiver "tabuas" na vertical, no interior até aguenta com mais. Boa sorte na montagem, eu tambem estou a planear um de 350L.. Citar Cumprimentos aquáticos... Ricardo Caires Pinto
Jorge Oliveira Publicado: Setembro 16, 2008 Publicado: Setembro 16, 2008 Esses stress bla bla...Já pensaste em usar o metodo do pobre?Garrafões sem tampa para o cloro evaporar?É o que eu e quase todo o forum usa.Metemos a quantidade de água que vamos fazer TPA em garrafão ou algo assim sem tampa e esperamos 24 a 48h e depois podemos usar no aqua sem meter para lá quimicos :D nessas 24h o cloro já evaporou e os peixes agradecem e a carteira também Citar O meu feedback
ZABOU Publicado: Setembro 16, 2008 Autor Publicado: Setembro 16, 2008 Quando comecei aconselharam-me esses stress blablabla e eu como principiante com muito respeito pelos mais experiente assim fiz . Passados uns tempos falaram-me do sistema da agua em repouso, mas como também me disseram que isso era bom para o cloro mas que os metais pesados por lá ficavam na mesma, e visto o meu aqua ter qualquer coisa como 54L reais, preferi não ariscar e continuei a usar. Quando tiver o de 170L é que a conversa será outra. Por um lado gostava de poupar esse dinheirinho, mas por outro não tenho onde deixar 25,5 a 50L em repouso (TPA's de 15 a 30%). Num apartamento com uma varanda minúscula, uma casa de banho quase igual, e um marido a moer-me o juízo, é difícil :D . Algum truque que queiram partilhar?????? Alias conheci um jovem, que nunca usou estes produtos, nunca fez TPA's (apenas repõe a agua evaporada sem repouso nem tratamento), sempre lavou os filtros em agua corrente e nunca mas nunca teve problemas. E agora hein que me dizes??????? Citar
babykhan Publicado: Setembro 16, 2008 Publicado: Setembro 16, 2008 (editado) Boas Pai_Natal81 aqueles químicos são basicamente constituídos por hipossulfito de sódio e aloé vera. São inócuos e até ajudam as mucosas dos peixes a recuperar além disso retiram alguma da amónia e metais pesados da água. O Stress Zyme é uma colónia de bactérias das do ciclo do Azoto. Não faz grande efeito mas lá está, mal não faz... O que ela não falou (aquele azul) é o Melafix, actua como preventor do ictío ao reforçar a mucosa da pele dos peixes. Não digo que sejam necessários nem nada que se pareça, mas como prevenção funcionam muito bem. Ao preço que custam e ao tempo que duram não creio que sejam muito caros, repetindo que, não são indispensáveis. Eu antes de deitar a água que deixo a descansar durante um dia inteiro, acrescento uma ou duas gotas a cada garrafão e arejo durante 10-15 minutos. Mal não faz e caro não fica. Só uma pergunta no entanto ZABOU. O objectivo de uma arca (daqueles onde se guarda o enxoval) é guardar coisas lá dentro, certo, portanto colocar um peso superior a 200 quilos por cima não inviabiliza esse objectivo? Olha que há casos de Aquários (alguns até aqui do fórum) que resistem montados durante anos a fio. Se o objectivo for montar uma cápsula do tempo, no entanto, acho que o projectado aquário vai selar a mesma de maneira efectiva... Abraço Editado Setembro 16, 2008 por babykhan Citar O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
ZABOU Publicado: Setembro 17, 2008 Autor Publicado: Setembro 17, 2008 Bom dia Babykhan, Só uma nota, o melafix só usei quando umas femeas Guppys me chegaram doentes e acabaram até por morrer, fora isso só uso mesmo os produtos para tratar a agua na altura das TPA's. Quando à arca, ela está praticamente vazia, o que lá esta não me faz falta (realmente é tipo uma capsula do tempo). Se tivesse espaço punha a arca noutro sitio qualquer e comprava um aqua com móvel e tudo,mas como não há espaço, queria aproveitar a arca. Sei que os aquas ficam montados por largos anos, também sei que volta e meia é necessário desmontar e remontar para substituir substrato ou virar para outro tipo de biotipo. Áté pode ser que mude de casa. O que é certo é que não preciso da arca, já lá está o aqua de 54L há um ano sem nunca me ter arrependido disso. Vou arriscar e logo vejo. Citar
A. Ferreira Publicado: Setembro 17, 2008 Publicado: Setembro 17, 2008 Olá Isabel Então o projecto sempre vai prá frente, é assim mesmo. Esse movel pode com o dobro do peso do aquário sem problema nehum. Boa sorte Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
ZABOU Publicado: Setembro 17, 2008 Autor Publicado: Setembro 17, 2008 Pois é António, parece que vai mesmo para a frente. O meu marido continua não muito satisfeito, mas com tempo e conversas mansas :-D lá se mentalizou. O pessoal costuma ter problemas com as suas Marias que refilam com o espaço, a água, a luz, os custos.... eu, tenho o meu manel :D Só tenho um pequeno problema, as traves foram coladas por um porcalhão qualquer e acho que fica feio, tenho conversado com o sergio calado para ver como é que se faz para tirar aquilo e colar de novo mas tenho medo de mexer (não posso contar com o manel né) se calhar fica assim e pronto. Citar
Recommended Posts