Recommended Posts

Publicado

Caros aquariofilistas

Sou professor de Biologia e preciso arranjar uns ouriços e mantê-los vivos. Pretendo realizar uma actividade em que se estimulam os ouriços a libertar os respectivos espermatozoides e ovos e, no fim, espero que ainda estejam vivos e possa libertá-los.

Agradecia que me indicassem, se souberem, um lugar acessível na Península de Setúbal onde eles ainda existam e quais as condições mínimas que devo ter para garantir a sua sobrevivência durante 1 ou 2 semanas.

Tenho disponíveis: 1 aquário de 50l, 1 bomba de circulação.

Considerando naturalmente que vou buscar água ao mar qual a frequência com que devo fazer as trocas de água e em que %?

Refrigeração da água é que eu não consigo fazer.

Agradeço desde já a vossa atenção

Luís Lampreia

P.S.: Não fui pesquisar muito porque me parece que será dificil encontrar resposta para esta situação limitada a 1 ou 2 semanas. O que encontrei explica a manutenção dos seres vivos de forma prolongada.

Publicado:

não sei mas talvez encontes a resposta vai ao google e mete aqua hobby e clica num que diz peixes ornamentais e depois mete marinhos

Publicado:

Boas, Luis,

Primeiro que tudo, a localizacao dos ditos. Em Sesimbra, Portinho, etc., encontras bastantes ouricos. Se fores a Figueirinha, leva sacos de batatas para trazeres cheios de ouricos. Como professor de Biologia, deves saber que a reproducao dos ouricos se faz neste mes de Setembro em que estao ovados, e Outubro.

Para manteres os ouricos, precisas de rochas com algas, a base de alimentacao deles. Nao tendo escumador, vais ter que fazer Tpa's regulares de cerca de 20% do volume do aquario todas as semanas. Quanto a refrigeracao, e facil. Congelas garrafas de agua de 1/2 litro e colocas uma de cada vez a boiar ate derreter o gelo, altura em que trocas por outra. De notar que nao convem encher totalmente as garrafas para nao rebentarem.

Mais alguma duvida, pergunta.

Abraco,

Paulo

Publicado:

Obrigado Paulo,

É por se estarem a reproduzir agora que escolhemos fazer agora a experiência, o problema era arranjá-los e mantê-los.

Em anos anteriores chegou a ser um pescador que os arranjou, mas por fim morriam.

Pelo que dizes não vai ser complicado manter os ouriços uma semana, mas duas será dificil porque ao fim-de-semana é impossível entrar na escola. Vou programar as experiências de forma a despachar tudo em uma semana e no fim-de-semana devolve-los ao mar (vamos ver se sobrevivem).

Luís

Publicado:

Só mais duas questões

Quantos ouriços poderei colocar num áqua de 50 l durante 1 semana sem tpa?

Qual a temperatura adequada e a máx tolerável?

Agradeço desde já vossa ajuda

Já começo é a pensar em fazer um áqua de 100l (com vidro usado), só que depois passa a ser mais um mono na sala.

Publicado:
Só mais duas questões

Quantos ouriços poderei colocar num áqua de 50 l durante 1 semana sem tpa?

Qual a temperatura adequada e a máx tolerável?

Agradeço desde já vossa ajuda

Já começo é a pensar em fazer um áqua de 100l (com vidro usado), só que depois passa a ser mais um mono na sala.

Boas, Luis,

Num aquario de 50 litros, consegues " enfiar " 6 ouricos. Quanto a temperatura, ja tive ouricos em Reef's a 26 graus. No entanto, a agua devera estar nos 15, 16 graus, sob pena de nao se efectuar o vosso proposito, a reproducao. Quanto ao fim-de-semana, eles aguentam-se. No entanto, existe o problema da temperatura, que podera ser ultrapassado com uma ventoinha de sala apontada directamente para a agua. Nao vai resfriar tanto, mas, nao deixa subir tanto a temperatura.

Abraco,

Paulo

Publicado: (editado)

Obrigado Paulo

Estive e pensar melhor e vou usar dois aquários de 54 l que neste momento têm guppys, desloco-os temporariamente. Em casa vou usar duas bombas de circulação em dois baldes de 20l.

No fim-de-semana tenho que ir a Sesimbra e Arrábida confirmar se os ouriços estão acessíveis ou se tenho que ir ao Cabo Raso procurá-los.

Luís

Editado por Luís Lampreia
Publicado:
Obrigado Paulo

Estive e pensar melhor e vou usar dois aquários de 54 l que neste momento têm guppys, desloco-os temporariamente. Em casa vou usar duas bombas de circulação em dois baldes de 20l.

No fim-de-semana tenho que ir a Sesimbra e Arrábida confirmar se os ouriços estão acessíveis ou se tenho que ir ao Cabo Raso procurá-los.

Luís

Boas, Luis,

Em qualquer sitio onde haja rocha, ha ouricos. Na mare vazia, sao facilimos de apanhar. Entretanto, depois queremo fotos e a descricao de como tudo correu.

Abraco,

Paulo

Publicado:

Está combinado.

A captura só será feita no fim-de-semana de 27 e as experiências serão realizadas na semana seguinte.

Assim que puder coloco os fotos na net.

Cmps

Luís

Publicado:

Lá arranjámos os ouriços, ontem, fora da Reserva Marinha Luís Saldanha. Estimulámo-los a libertar gâmetas e libertámo-los hoje. Vivos.

Mantivemos 6 ouriços em 130 l de água do mar com duas bombas a fazer circular a água. Não conseguimos arrefecer a água porque não colocámos água a congelar a horas, já que não estava previsto que os trouxessemos ontem.

Concluímos que de facto não tínhamos condições para manter os ouriços por mais dias. Estes já estavam a perder actividade, a água estava turva e a 24ºC.

A experiência resultou bem, pudemos observar embriões com 2 e mais células, até ao estádio de mórula e blastocisto. Só é pena não termos forma de manter os embriões para observarmos os estádios de desenvolvimento larvar.

Obrigado pela vossa colaboração.

Luís Lampreia

P.S.: Será que se consegue adaptar um "refrijerador" (não sei como se chama a máquina que produz o frio) de um frigorífico para arrefecer a água do aquário? (desmontar o frigorifico e aproveitar a máquina com a sonda de temperatura, regulador e tubagens de passagem do gás?).

Publicado:
P.S.: Será que se consegue adaptar um "refrijerador" (não sei como se chama a máquina que produz o frio) de um frigorífico para arrefecer a água do aquário? (desmontar o frigorifico e aproveitar a máquina com a sonda de temperatura, regulador e tubagens de passagem do gás?).

Luis e bom saber que não houve morte dos ouriços.

Existe no mercado refrijeradores proprios para aquarofilia, com a parte do frigorifico e possivel mas é dificil de modificar e tem alguns contras, com exemplo as serpentinas com o tempo vão ganhar ferrugem e passar cobre e mateais pessados para a agua, podem romper e libertar o gas para a agua. Tens uma opção de um dyd com maquinas de imperial onde tens de trocar a serpentina por um tubo de silicone.

Publicado:

Viva Hugo

Não tinha pensado em colocar a serpentina do frigorifico dentro do áqua (acima de tudo porque nem conheço o sistema) mas tinha imaginado que pudesse fazer a água do áqua circular noutro tubo metálico que entraria em contacto com essa serpentina (com o sistema que existisse) e fazer assim as trocas de energia. Por exemplo para construir um painel solar pode-se soldar um tubo de cobre numa chapa e assim existe transferência de calor da chapa para o tubo de cobre.

Estava só a ver se podia fazer alguma coisa de borla para usar na escola, já que lá não há dinheiro para estas coisas. O da máquina da imperial não conheço, posso investigar. Fica dispendioso?

P.S.: Ando a arranjar sarna para me coçar.

Obrigado

Luís Lampreia

Publicado:
Estava só a ver se podia fazer alguma coisa de borla para usar na escola, já que lá não há dinheiro para estas coisas. O da máquina da imperial não conheço, posso investigar. Fica dispendioso?

Se conseguirester a maquina de imperial e facil e ja esta feito, o mais dificil e mesma a teres...

E umas fotos dos ouriços

Publicado:
P.S.: Ando a arranjar sarna para me coçar.

Ai andas, andas... eh eh eh

Mas pensa assim... Se pelo menos, um só dos teus alunos se tornar num aquariofilista responsável e com futuro, é uma sarna que até vale a pena coçar :puppydogeyes:

Publicado:

Viva

Pelo menos o exemplo do respeito pela preservação tento dar, em especial dos que estão ainda na seu habitat. Quanto à aquariofilia insentivo sempre o recurso a exemplares reproduzidos em cativeiro.

Quanto à sarna, tenho que ter cuidado. Quando estas coisas começam a interferir com o tempo da família... não dá.

Relativamente às fotos, não fui eu que as tirei, de modo que estou ainda à espera delas.

Um abraço

Luís

• 5 semanas depois...
Publicado:

Boas, Luis,

´Peço desculpa por não ter acompanhado o Tópico devidamente, mas a vida no Futebol é bastante exigente a nível de tempo. Se no próximo verão estás a pensar fazer uma experiência idêntica, diz, que eu faço-te um esboço de um refrigerador eficaz e barato. Só tens que gastar dinheiro numa geleira de campismo e ir fazendo gelo.

Abraço,

Paulo