norby Publicado Setembro 16, 2008 Share Publicado Setembro 16, 2008 Boas Pus recentemente um aquario a funcionar de 60l, que com a decoraçao terá talvez uns 50l reais, que era da Maria e estava encostado ja a algum tempo. É um kit da juwel com uma lampada tubolar de 15w. Duas perguntas: -Este tipo de lampada tem uma duraçao minima aconselhada? -Neste momento apenas mantenho musgo de java. Será para a globalidade das plantas esta iluminaçao suficiente? (pelo menos o musgo de Java sei que nao tem grandes exigenecias a nivel de luz) 1 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sergiocaneca Publicado: Setembro 16, 2008 Share Publicado: Setembro 16, 2008 Boas Pus recentemente um aquario a funcionar de 60l, que com a decoraçao terá talvez uns 50l reais, que era da Maria e estava encostado ja a algum tempo. É um kit da juwel com uma lampada tubolar de 15w. Duas perguntas: -Este tipo de lampada tem uma duraçao minima aconselhada? -Neste momento apenas mantenho musgo de java. Será para a globalidade das plantas esta iluminaçao suficiente? (pelo menos o musgo de Java sei que nao tem grandes exigenecias a nivel de luz) Boas A duracao das lampadas flourescentes e de 8 a 12 meses, para manteres esse tipo de luz teras que escolher muito bem as plantas que queres por pois ela e muito fraca e apenas plantas muito pouco exijentes se iram dar bem. Cumps Sergio Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
norby Publicado: Setembro 16, 2008 Autor Share Publicado: Setembro 16, 2008 Boas A duracao das lampadas flourescentes e de 8 a 12 meses, para manteres esse tipo de luz teras que escolher muito bem as plantas que queres por pois ela e muito fraca e apenas plantas muito pouco exijentes se iram dar bem. Cumps Sergio Já agora mais duas perguntas: -Posso comprar uma lampada identica, em qualquer loja de artigos electricos, ou tem que obedecer alguma especificidade? -Será que a calha suporta uma lampada mais potente? 1 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ZABOU Publicado: Setembro 16, 2008 Share Publicado: Setembro 16, 2008 Uma lampada mais potente parece-me que não pois o balastro não deve aguentar (foi o que me responderam qdo fiz essa mesma pergunta) De duas uma, ou fica como está e apenas mudas a lâmpada para uma nova da mesma potência (podes é ver com o pessoal que cor/luminosidade é a mais aconselhável = kelvins) Ou tens jeito para trabalhos manuais e electricos, e alteras a calha para levar uma lampada mais potente ou até mais lampadas. Alguém mais experiente te dirá melhor como fazer isso, ou então dá um salto à secção DIY. BOa sorte. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alcaide Publicado: Setembro 16, 2008 Share Publicado: Setembro 16, 2008 Boas, não vou responder ao tópico mas colocar uma questão, uma lampada tubular normal é boa para o aquário? obrigado Citar ALCAIDE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sergiocaneca Publicado: Setembro 16, 2008 Share Publicado: Setembro 16, 2008 Boas, não vou responder ao tópico mas colocar uma questão, uma lampada tubular normal é boa para o aquário? obrigado Todas as lampadas sao boas para os aquarios, apenas dependendo do que se quiser fazer em termos de plantas e peixes se usa um ou outro tipo. Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
norby Publicado: Setembro 17, 2008 Autor Share Publicado: Setembro 17, 2008 Uma lampada mais potente parece-me que não pois o balastro não deve aguentar (foi o que me responderam qdo fiz essa mesma pergunta) De duas uma, ou fica como está e apenas mudas a lâmpada para uma nova da mesma potência (podes é ver com o pessoal que cor/luminosidade é a mais aconselhável = kelvins) Ou tens jeito para trabalhos manuais e electricos, e alteras a calha para levar uma lampada mais potente ou até mais lampadas. Alguém mais experiente te dirá melhor como fazer isso, ou então dá um salto à secção DIY. BOa sorte. Boas Será que alguem me pode dar umas dicas dessa grandeza - Kelvins? Uma lampada de 15w pode ter uma relaçao Kelvin diferente em relaçao a outra lampada de 15w? Encontro-as á venda numa loja de artigos electricos? 1 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miltonleopoldo Publicado: Setembro 17, 2008 Share Publicado: Setembro 17, 2008 (editado) Boas Pus recentemente um aquario a funcionar de 60l, que com a decoraçao terá talvez uns 50l reais, que era da Maria e estava encostado ja a algum tempo. É um kit da juwel com uma lampada tubolar de 15w. Duas perguntas: -Este tipo de lampada tem uma duraçao minima aconselhada? -Neste momento apenas mantenho musgo de java. Será para a globalidade das plantas esta iluminaçao suficiente? (pelo menos o musgo de Java sei que nao tem grandes exigenecias a nivel de luz) A Juwel tem kit's de expansão de luzes para os seus aquarios, tudo depende da gama. Mas estas sempre um pouco limitado... Editado Setembro 17, 2008 por miltonleopoldo Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bruno_emr Publicado: Setembro 17, 2008 Share Publicado: Setembro 17, 2008 Boas Será que alguem me pode dar umas dicas dessa grandeza - Kelvins? Uma lampada de 15w pode ter uma relaçao Kelvin diferente em relaçao a outra lampada de 15w? Encontro-as á venda numa loja de artigos electricos? Boas Sim, tens várias lampadas de 15w com diferentes escalas de kelvins, 10000k, 6000k, etc. Consegues encontrar em qualquer loja de artigos eléctricos, o que pode eventualmente aconteçer é não te conseguirem dar a informação sobre os kelvins da lâmpada. Quanto á opção a nível da temperatura da cor(Kelvins) o ideal é indicares o que pretendes colocar no aquário. Cumps. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sergiocaneca Publicado: Setembro 17, 2008 Share Publicado: Setembro 17, 2008 Boas Será que alguem me pode dar umas dicas dessa grandeza - Kelvins? Uma lampada de 15w pode ter uma relaçao Kelvin diferente em relaçao a outra lampada de 15w? Encontro-as á venda numa loja de artigos electricos? Boas sim ha lampadas de 15W com diferentes K, mas nao te vai adiantar em nada. Podes fazer a alteracao como eu fiz num dos meus, pus uma PLL55W (ate tenho luz a mais) Cumps Sergio Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
norby Publicado: Setembro 17, 2008 Autor Share Publicado: Setembro 17, 2008 Gracias a todos pelas informaçoes e dicas, acreditem que ajudaram bastante. :-D 1 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts