Agua transparente


Recommended Posts

boa noite,

 

tenho um aquario 260l com poucas plantas, umas pedras (xistos) e um tronco comprado numa loja de aquariofilia.

o meu filtro é um eheim 2217 com 3 esponjas azuis, filtro biologico de biobolas e aqueles cilindros do mesmo material que as biobolas, tenho uma beca de carvao activado muito fininho, parece pó, dentro duma meia de vidro.... e por fim uma esponja de lã..

no aquario tenho 5 discus pequenino 6-7cm, 1 peixe elefante, 1 peixe faca, 6 corydoras albinas, 1 pleco, 15neons, 10rasboras arlequim,4 escalares pequenos 5-6cm e 2 botias..

 

a minha questão é a seguinte:

 

- como posso fazer, ou o que devo fazer, para que a água do meu aquario se mantanhe sempre limpinha e cristalizada?! é que ela tem fazes que esta limpinha, outras que esta esbranquiçada?! tipo como o aquario é panoramico, a ter uma vista panoramica a agua parece completamente limpinha e cristalina, mas quando tenho uma vista lateral, consigo reparar que afinal a agua está esbranquiçada...hoje a agua até com a vista panoramica encontra-se um pouco esbranquiçada...

 

que fazer para mudar esta situação?!

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carvão activo é uma das maneiras , outra mais popular ultimamente é purigen que dá para lavar e voltar a usar enquanto que o carvão tem um "tempo de vida" algo baixo .

 

Acho que purigen seria a melhor opção , ter em atenção que em efeito funciona como o carvão , elimina medicamentos etc por isso se usares fertilizantes etc aquilo elimina tudo .

 

Já agora quanto tempo tem esse carvão ? se calhar já nem está a fazer nada .

 

 

bigsmile

Editado por cpn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite,

 

tenho um aquario 260l com poucas plantas, umas pedras (xistos) e um tronco comprado numa loja de aquariofilia.

o meu filtro é um eheim 2217 com 3 esponjas azuis, filtro biologico de biobolas e aqueles cilindros do mesmo material que as biobolas, tenho uma beca de carvao activado muito fininho, parece pó, dentro duma meia de vidro.... e por fim uma esponja de lã..

no aquario tenho 5 discus pequenino 6-7cm, 1 peixe elefante, 1 peixe faca, 6 corydoras albinas, 1 pleco, 15neons, 10rasboras arlequim,4 escalares pequenos 5-6cm e 2 botias..

 

a minha questão é a seguinte:

 

- como posso fazer, ou o que devo fazer, para que a água do meu aquario se mantanhe sempre limpinha e cristalizada?! é que ela tem fazes que esta limpinha, outras que esta esbranquiçada?! tipo como o aquario é panoramico, a ter uma vista panoramica a agua parece completamente limpinha e cristalina, mas quando tenho uma vista lateral, consigo reparar que afinal a agua está esbranquiçada...hoje a agua até com a vista panoramica encontra-se um pouco esbranquiçada...

 

que fazer para mudar esta situação?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite,

 

tenho um aquario 260l com poucas plantas, umas pedras (xistos) e um tronco comprado numa loja de aquariofilia.

o meu filtro é um eheim 2217 com 3 esponjas azuis, filtro biologico de biobolas e aqueles cilindros do mesmo material que as biobolas, tenho uma beca de carvao activado muito fininho, parece pó, dentro duma meia de vidro.... e por fim uma esponja de lã..

 

Acho que estas um pouco confuso porque esponjas azuis biobolas e aqueles cilindros do mesmo material e tudo filtragem mecanica, por isso era bom definires qual o material que tens.

para mim era assim:

1 esponja azul

algumas ceramicas (cilindros) e concluias a filtragem mecanica, depois punhas um pouco de substracto ou seja aquelas esferinhas brancas e fazias a filtragem biologica, e concluias com lã de vidro.

o carvao activado nao esta ai a fazer nada, pois deve ser retirado ao fim de 15 dias.

isto e a minha opiniao.

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... tipo como o aquario é panoramico, a ter uma vista panoramica a agua parece completamente limpinha e cristalina, mas quando tenho uma vista lateral, consigo reparar que afinal a agua está esbranquiçada...

É natural que isso aconteça. Afinal quando olhas de lado estás a ver através de uma maior profundidade de água e como é impossível retirar 100% das impurezas em suspensão, acaba por te parecer que está turva.

 

hoje a agua até com a vista panoramica encontra-se um pouco esbranquiçada...

 

que fazer para mudar esta situação?!

Neste caso, a pergunta que se impõe: qual a frequência das TPAs e qual a quantidade de água de cada vez?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme referiu o cpn o Seachem :) Purigen é muito bom!

Mas também podes usar um Exterilizador UV.

 

Eu pessoalmente uso o purigen e UV. Sem nunca esquecer os TPA's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.