Recommended Posts

Publicado

Boas,

tenho 3 ampulárias (Pomacea bridgesii) das quais umas delas não aparenta estar muito bem.

A todas estão a aparecer buraquinhos e algumas fissuras na concha, já tive a pesquisar e amanhã já vou comprar decalcit a uma farmácia para resolver o problema.

Mas uma delas simplesmente não se mexe, ela á vezes estica-se para fora da concha mas não sai do lugar, parece que não aguenta com a concha.

Como tive medo que sufoca-se coloquei-a num pequeno recipiente que está a boiar na superficie do aquário para manter a água a uma temperatura constante.

Ela come o que eu coloco mesmo junto a ela, se a comida estiver onde ela não chegue simplesmente não vai comer, parece que não consegue se deslocar.

As outras 2 ampulárias tirando a descalcificação das conchas aparentam estar bem.

Alguém já teve uma ampulária nestas condições, e o que é que se pode fazer para a salvar?

Hugo Coelho.

Publicado:

Boas

Pode ser uma reacção à queda do pH.

Às vezes as minhas ficam inanimadas pelo fundo, parece que estão mortas, nem se fecham na concha mesmo se o ancistrus as for raspar...

Outras vezes andam a flutuar pelo Aqua fora ao sabor da corrente.

Apanham ar e ficam a boiar sem destino durante um ror de tempo, depois soltam o ar e caem no fundo e voltam às correrias pelos vidros e plantas fora.

São animais muito engraçados.

Não te esqueças do decalcit, faz-lhes muita falta porque crescem muito rápido e a concha tem que acompanhar.

Abraço

Publicado:
Boas

Pode ser uma reacção à queda do pH.

Às vezes as minhas ficam inanimadas pelo fundo, parece que estão mortas, nem se fecham na concha mesmo se o ancistrus as for raspar...

Outras vezes andam a flutuar pelo Aqua fora ao sabor da corrente.

Apanham ar e ficam a boiar sem destino durante um ror de tempo, depois soltam o ar e caem no fundo e voltam às correrias pelos vidros e plantas fora.

São animais muito engraçados.

Não te esqueças do decalcit, faz-lhes muita falta porque crescem muito rápido e a concha tem que acompanhar.

Abraço

O decalcit amanhã já vou comprar , mas em relação a ela não andar é que me preocupa, está assim já á algum tempo.

O meu Ph costuma estar sempre por volta dos 6,5, lá varia um pouquito mas costuma estar sempre estável, não deve ser disso.

Mas obrigado na mesma Babykhan.

Hugo.

Publicado:

Por vezes também me acontece o mesmo,as Ampulárias não se conseguem mover do mesmo sitio.Como são animais com pulmões,se estiverem muitos dias sem vir respirar à superficie acabam por morrer.

Eu fiz o mesmo que tu,coloquei as duas doentes num recipiente raso,com água do aquário,de modo a que elas possam erguer o sifão e respirar.

Já consegui recuperar uma,mas tive de colocar a comida mesmo à frente da boca dela de modo a que ela comesse.Agora está bem,recuperou.

Para mim, uma das hipoteses prováveis é ataques de planárias ou sanguessegas,que se enfiam dentro da concha da Ampulária e se vão alimentando dela.

O Flourish Excel também pode ser fatal para os invertebrados.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

• 4 semanas depois...
Publicado:

Boas,

a ampulária recuperou, não sei o que ela tinha, nunca cheguei a descobrir, mas fica aqui como a recuperei e porquê decidi fazer assim, pode ser que ajude alguém:

Com medo que ela sufocasse coloquei-a num recipiente a boiar no aquário para manter a temperatura da água dentro do recipiente.

O recipiente tinha água o suficiente apenas para cobrir a concha e colocava todos os dias comida (usei flocos verdes para peixes herbivoros pois elas são vegetarianas) mesma á frente dela.

Todos os dias trocava a água, a água que recolocava era metade do aquário e metade directamente da torneira.

Escolhi fazer assim porque a água da torneira normalmente contêm minerais e outros elementos que eu acho que os caracois podem aproveitar para a sua concha e não só, esses mesmos elementos também são absorvidos pelas plantas, como ela me parecia estar a ter uma fraqueza qualquer ou falta de algo, decidi fazer assim, pareceu lógico.

Espero na ter dito nenhuma barbaridade neste tópico, apenas me pareceu lógico fazer assim e foi uma experiência para salvar a pobre caracoleta, se calhar isto não fez nada para ajuda-la, mas como deu resultado resolvi partilhar, pode ser que ajude alguém.

Hugo Coelho.

Publicado:
Boas,

a ampulária recuperou, não sei o que ela tinha, nunca cheguei a descobrir, mas fica aqui como a recuperei e porquê decidi fazer assim, pode ser que ajude alguém:

Com medo que ela sufocasse coloquei-a num recipiente a boiar no aquário para manter a temperatura da água dentro do recipiente.

O recipiente tinha água o suficiente apenas para cobrir a concha e colocava todos os dias comida (usei flocos verdes para peixes herbivoros pois elas são vegetarianas) mesma á frente dela.

Todos os dias trocava a água, a água que recolocava era metade do aquário e metade directamente da torneira.

Escolhi fazer assim porque a água da torneira normalmente contêm minerais e outros elementos que eu acho que os caracois podem aproveitar para a sua concha e não só, esses mesmos elementos também são absorvidos pelas plantas, como ela me parecia estar a ter uma fraqueza qualquer ou falta de algo, decidi fazer assim, pareceu lógico.

Espero na ter dito nenhuma barbaridade neste tópico, apenas me pareceu lógico fazer assim e foi uma experiência para salvar a pobre caracoleta, se calhar isto não fez nada para ajuda-la, mas como deu resultado resolvi partilhar, pode ser que ajude alguém.

Hugo Coelho.

ola

sim deu resultado tanto e que ela recuperou se fose so com agua do aqua demorava mais tempo de certeza

a agua da torneira tem muitas coisas que elas presisam como no aqua a agua trocada numca e diretamente da torneira elas so tiram parte dos nutrientes

fizeste bem e mudares metade de cada

fica bem

TOYOTA

Publicado:

tenho uma com a carapaça muito degradada porque veio de outro aquario onde não uso decalcit e agora como tratamente pus no aqua onde tem decalci mas tenho medo que ela morra e as outras vao atraz deverei separa-la das outras? que tipo de tratamento deverie ter alem de aplicar decalcite. Faço tpa 2x por semana cada um com decalcit

Publicado:
tenho uma com a carapaça muito degradada porque veio de outro aquario onde não uso decalcit e agora como tratamente pus no aqua onde tem decalci mas tenho medo que ela morra e as outras vao atraz deverei separa-la das outras? que tipo de tratamento deverie ter alem de aplicar decalcite. Faço tpa 2x por semana cada um com decalcit

ola

sim podes meter um recipiente a boiar no aquário e mudares a agua 3 vezes por semana com metade de agua direta da torneira e metade do aqua

fica bem

TOYOTA

Publicado:
ola

sim podes meter um recipiente a boiar no aquário e mudares a agua 3 vezes por semana com metade de agua direta da torneira e metade do aqua

fica bem

mais decalcit certo?