Recommended Posts

Publicado

Olá. tenho uma duvida, hoje morreu-me um colisa com uma doença que mais parecia lepra, morreu com uns buracos na cabeça.

Eu deitei remédios e nem, assim se curou.

alguem me pode dizer um método mais eficaz.

Um abraço ricky

Publicado:

Doença do buraco na cabeça...é o nome comum....normalmente os buracos não são a doença mas sintomas da doença. Existem no mercado medicamentos indicados para essa doença.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Gostaria de saber já agora que comem os alvins dos colisas laila?

Obrigada

Publicado:

Rick,

tenhu duas colisa power blue e nunca tive essa doença dos buracos na cabeça.

mais posso informar para você por que eu ja tive em um disco meu.

Detectam-se estes parasitas quando nos animais aparecem pequenos vermes junto à região da cabeça, dando lugar passado algumas horas a um buraco (“Doença do buraco”). Posteriormente começa a perda de apetite, falta de vitalidade, escuridão e fezes esbraquiçadas . Aqui já a cura esta comprometida.

Tratamento:

Se a doença for detectada numa fase inicial a cura é relativamente simples. Trocas de àgua frequentes e remédio à base de Metronidazol (principal composto do FLAGYL à venda nas farmácias). O medicamento deverá ser aplicado nos dias 1,3 e 7 à razão de 5 mg por litro. Uma troca parcial de 50% da água antes de cada tratamento aumenta a probabilidade de sucesso.

Se a doença estiver em estado avançado, a cura esta comprometida mas deve-se tentar 250mg do medicamento por cada 40 litros de àgua durante 4 dias consecutivos com mudanças de àgua de 50% em cada dia.

Existem outros medicamentos mais fáceis de administrar como por exemplo Octozin da Waterlife.

Outro ponto importante é a temperatura: As temperaturas altas por si só eliminam uma série de parasitas e debilitam os restantes. Por isso muitas pessoas quer mantêm DISCUS colocam os seus aquarios a 30-32ºC. Quando os peixes se encontram doentes deve-se aplicar juntamente com o tratamento um aumento gradual da temperatura para 34-35ºC, permitindo assim as probabilidades de cura e o enfraquecimento dos parasitas.

Todos estes tramentos aplicam-se quando todos os nossos DISCUS estão doentes, no entanto se apenas um dos animais apresentar os sintomas deve-se, sempre que possivel, aplicar o tratamento num aquario de quarentena próprio para o efeito

• 2 semanas depois...
Publicado:
Gostaria de saber já agora que comem os alvins dos colisas laila?

Obrigada

não te preocupes, vai á loja de animais e pede pó para crias de colisa....

Existe um que até vem em três embalagens (comida+vitaminas) que dás consoante a idade.....

Claudiobruno