Ajuda na montagem


PedroM

Recommended Posts

Boas,

 

 

Ajudem-me na decoração e montagem do meu futuro aquário com plantas.

 

O aquário em questão é um 120x40x50 240lt

Iluminação 2x30w que não pretendo para já alterar

Terá injecção por CO2 caseiro

Pretendo que tenha peixes Sul-Americanos, estando ainda na duvida entre Discus e Escalares Altum.

O PH da torneira vem as uns meros 8.3ph e 14kh - espero adquir um sistema de Osmose Inversa para controlar isso.

 

Para já, e para iniciar estou a pensar ter como fundo, cortiça. As fotos mostram a cortiça escolhida. A parte maior de cortiça já esteve alagada vários dias pelo que a sua cor se encontra já um pouco mais "lavada", mas em termos de coloração são iguais.

 

Pic_16432_1.jpg

 

Pic_16432_2.jpg

 

Pic_16432_3.jpg

 

Sei que tenho aqui um duro trabalho de forma a conseguir tê-la submersa, mas acho que consigo com um pouco de silicone no fundo do aquário e agarrada aos travamentos em cima.

 

Desta cortiça farei os cortes rectos a branco na próxima imagem. A linha horizontal será aproximadamente a zona limite do substrato.

 

Pic_16432_5.jpg

 

Comprarei bocados de madeira em forma de raiz, o mais finos possíveis e tentarei fazê-los aparecer ligeiramente à superfície na zona da cortiça para imitar a raiz dos sobreiros.

 

Ainda no que respeita ao fundo, estou em duvida sobre a cor de fundo que ocupará os espaços onde não haverá cortiça, embora me pareça que o preto seja o melhor... aguardo sugestões.

 

Alguns xistos também farão parte do aquário. Provevelmente irei por 2 a 3 calhaus, não mais. Julgo que ficará melhor 2 a 3 grandes que vários pequenos.

 

Vamos então às plantas, e é aqui que mais preciso de ajuda:

- Bacopa Australis, para imitar a era que costuma subir por entra os troncos das árvores, desta forma, pela cortiça acima;

- Eleocharis Parvula, juntos aos xistos;

- Musgo Christmas para acolocar também nos xistos;

- Um triangulo de Hygrophila Polysperma Big Leaf, Nesaea Pedicellata e Siamensis, para colocar entre as 2 cortiças;

- Ceratophylluk Demersum "FoxTail", no canto direito do aquário, isolada, apenas com alguns fetos java;

- algumas pontas de Hemianths Cuba, à frente - não pretendo fazer tapete mas sim apenas algumas partes.

 

Isto faz algum sentido? tentei ao máximo escolher plantas, que, segundo a Tropica, requerem (todas as escolhidas) pouca luz, pouca manutenção e acima de tudo que aguentam temperaturas de pelo menos 28º

 

Quanto ao substracto ajudem também aqui. Penso talvez em uma camada pequena de turfa no funo, seguida de Aquasoil Amazónia. Não sei se faz aqui sentido colocar ainda Akadama?!?!

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não te aconselho a colocar cortiçã irá sujar te muito água e além disso flutua mesmo que tentes cola la com silicone irá sujar te muito água pra isso aconselho te a comprar o fundo 3D.

A luz que vais por não vai dar pra Hemianths Cuba requere alguma luz.

E substrato podes colocar esse e ainda colocares uma camada de akadama é como quiseres :(

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te aconselho a colocar cortiçã irá sujar te muito água e além disso flutua mesmo que tentes cola la com silicone irá sujar te muito água pra isso aconselho te a comprar o fundo 3D.

 

Tens ideia de quanto tempo é que a cortiça irá libertar essa sujidade? uma delas pelo menos já esteve bastante tempo alagada em água.

 

A H. Cuba efectivamente tenho algum receio de colocá-la mas que outra alternativa tenho para tapete vs pouca luz?

Editado por PedroM

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Pelo que uma vez me disseram numa loja onde tinham cortiça tratada num aquario, o tratamento deste tipo de madeira pode levar quase 1 ano! Daí o custo desta madeira tratada para aquario andar por volta dos 50€/kg... ::D:

No entanto podes sempre tentar e depois se vires que não resulta mesmo, restruturas o projecto, tal como te sugeriram, com um fundo 3D em esferovite ou outro material (tens varios na secção de DiYs) a imitar a cortiça que ai tens.

Equaciona também trocar a cuba por marsiela que deve conseguir fazer o efeito que pretendes (não forma um tapete compacto mas expande-se pelo fundo do aquario e aguenta pouca luz - tenho alguma numa caixa vodafone só com iluminação indirecta do sol que apanha à janela).

 

Boa sorte ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Pelo que uma vez me disseram numa loja onde tinham cortiça tratada num aquario, o tratamento deste tipo de madeira pode levar quase 1 ano! Daí o custo desta madeira tratada para aquario andar por volta dos 50€/kg... ::D:

No entanto podes sempre tentar e depois se vires que não resulta mesmo, restruturas o projecto, tal como te sugeriram, com um fundo 3D em esferovite ou outro material (tens varios na secção de DiYs) a imitar a cortiça que ai tens.

Equaciona também trocar a cuba por marsiela que deve conseguir fazer o efeito que pretendes (não forma um tapete compacto mas expande-se pelo fundo do aquario e aguenta pouca luz - tenho alguma numa caixa vodafone só com iluminação indirecta do sol que apanha à janela).

 

Boa sorte ;)

 

Marciela? onde encontro isso? mesmo na net não encontro referencias. Tem outro nome?

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a medir os parâmetros da água e:

 

PH: 8.1

KH: 80

GH: 60

 

Comecei também uma experiência. Tenho 5lt desta água com 10gr turfa (o que em 200lt volume água dá 400gr) e um pedaço de cortiça (aproximadamente o equivalente no aquário aos 5lts). Daqui a 1 semana vejo os resultados.

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a medir os parâmetros da água e:

 

PH: 8.1

KH: 80

GH: 60

 

Comecei também uma experiência. Tenho 5lt desta água com 10gr turfa (o que em 200lt volume água dá 400gr) e um pedaço de cortiça (aproximadamente o equivalente no aquário aos 5lts). Daqui a 1 semana vejo os resultados.

 

Resultados após 1 semana:

PH 7.4

KH 30

GH 40

 

Será que com o Aquasoil se conseguirá descer mais o PH?

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais