Recommended Posts

Publicado

Boas, arranjei uma rocha engraçada para por no meu aquário, mas não tenho a certeza se dá para usar, por ter receio que seja calcária.

Vou por fotos, mas fica um breve descrição do que descobri, fiz o teste do vinagre e nada, não tive reacção nenhuma.

O que se passa é que ao por em água ela fica mais escura, como que absorve àgua, como acontece com o tijolo.

Aqui ficam as fotos:

Rocha:

2852312777_49dc719b23.jpg?v=0

Pormenor da textura:

2853145226_0e0710a95b.jpg?v=0

Molhada:

2853145274_86010c21f2.jpg?v=0

Zona molhada a obsorver a àgua:

2852312949_c01cacb0d9.jpg?v=0

O que me dizem? Dá para usar? Que tipo de rocha é?

As minhas aulas de geologia já vão há muito tempo ;)

Abraços e obrigado,

Pedro Soares

Aqua de 60L pronto (Desmontado)

Aventura Salgada 540L (Em montagem)

Publicado:

Os poucos conhecimentos de geologia que tenho dizem-me que se trata de uma rocha sedimentar! Logo a probabilidade de ter realmente calcario é elevada!

Pelo aspecto e pelo facto de absorver agua é o que me parece! Dá para retirares um pouco de pó (esfregares com uma faca) e misturar com agua (neutra pH 7.0) e depois fazes o teste de pH! Acho que deve dar! Experimenta!

O teste com vinagre pode não ser o mais correcto! Apesar do vinagre ser um acido pode não ter a concentração/acidez suficiente para reagir com o calcario!

Se conseguisses podias usar acido muriatico! Agua rás! Mas atenção num bocado que não vá de qualquer forma para o aqua!

Boa sorte! E de qualquer forma, espera pelas palavras sabias de alguem realmente sabedor! lol

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

É uma coisa a testar, raspar um pouco pôr em água e medir a variação do pH.

Tenho é de comprar o teste :D

Estou mesmo a começar e falta-me quase tudo incluindo o aquário :D

Obrigado, se houver mais opiniões serão bem aceites.

Pedro Soares

Aqua de 60L pronto (Desmontado)

Aventura Salgada 540L (Em montagem)

• 4 meses depois...
Publicado: (editado)

uma vez que os acidos funcionam bem melhor usa o "PH Minus" da sera que contem baixa quantia de acidos e ve a reacção tmb :puppydogeyes:

Editado por William
quote desnecessário
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!