compoc05 Publicado Setembro 12, 2008 Share Publicado Setembro 12, 2008 Olá a todos! Antes de mais, peço à Moderação, que se não for o tópico indicado, façam o favor de o alterar para o local correcto, estão à vontade! :D Tenho um grande problema em casa, a patroa não se cansa de dizer, que não gosta de vêr o conjunto aqua/móvel na sala... :marrar A vontade dela é colocar um aparador, porque é o que se está a usar... Então pensei, que até não era má ideia, um aparador... ora aí está uma oportunidade de fazer um upgrade ao aquário!!! :D Está então mais ou menos apalavrado, que se entrar o dito aparador lá para casa, irá entrar também um novo aquário, para colocar por cima!! :palmas O móvel andará entre os 180 a 200cm de comprimento, por 50cm de profundidade e 90cm de altura, o normal para este tipo de mobiliário. Já vimos alguns destes espécimes, muito bonitos sim senhor, mas quando digo o que vai levar por cima... e falo em cerca de 800Kg, começam as dificuldades... Uns dizem logo que nem pensar, não aguenta, outros dizem que sem problema algum, pode colocar à vontade, mas olha-se para a cara deles, e está tudo dito... não é para casa deles!! Quando falo em reforçar o móvel, novas dificuldades se levantam... ou não trabalham com ferro, só com madeira, ou mesmo em madeira, não garantem nada!!!... Voltando ao projecto em si, vou tentar dividi-lo por 3 fases, de forma a irmos discutindo uma fase de cada vez, pois não faz sentido estar a falar em tudo ao mesmo tempo, sem ter a base resolvida. A fase 1 será como não podia deixar de ser, o móvel. A fase 2 será o aquário a fase 3 será a iluminária, que prevejo outra dor de cabeça (espero estar enganado :D ) FASE 1 O móvel, como já disse, será para ter entre 180 a 200cm de comp. x 50cm larg. x 90cm altura. Em termos estéticos, a preferência da patroa vai para tons wengué, constando num módulo de gavetas central, com uma porta de cada lado. Já deixei claro, que só precisarei do espaço duma das portas, para colocação do material, só não disse que será para levar uma sump!!! Peço então a vossa ajuda: Conhecem, têm algum contacto de alguém, alguma loja/fábrica que já tenha feito algo no género, com bons resultados, e claro, que pratique preços aceitáveis, comportáveis? Têm outra sugestão? Estou receptivo às vossas opiniões, as quais agradeço desde já!!! :venia Para já, é tudo, que o post já vai longo... espero com a vossa ajuda, poder passar à fase 2, muito brevemente!!! :D :buba Abraço, LUIS ALMEIDA Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tarasofia Publicado: Setembro 12, 2008 Share Publicado: Setembro 12, 2008 Olá! eu tive o mesmo problema...mas comigo propria No meu caso foi muito fácil de resolver, tenho um conjunto de 3 aparadores numa das paredes da sala, sendo que num deles está o meu aquario, bem só tem 240l, mas de qualquer forma não corri riscos! Dois dos aparadores fazem parte dos catalogos normais e o terceiro onde esta o aquario fui eu que desenhei, e o fabricante fe-lo reforçado. é todo de madeira maciça... e apesar de so ter 1.5 (altura)*1.38(Comp)*0.6(larg), foram necessarios 3 homens para o mover. Quanto ao preço e comparando aos outros 2 aparadores que fazem o conjunto com ele... não foi muito inflacionado. E uma questão de encontrar uma loja de mobiliário que se disponibilize a falar com os fabricantes, ou então fazer uma visita à zona norte onde se concentram os fabricantes, talvés saia mais barato e ainda ganha um fim de semana de passeio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PDI Publicado: Setembro 16, 2008 Share Publicado: Setembro 16, 2008 Ola há uns anos comprei mobília nuns fabricantes de moveis do norte e não eram careiros e ate me fizeram um móvel por medida a um bom preço. Eles tinham um armazém por traz da escola Avelar Brotero , mas só estavam la aos sábado e domingo, pois eles vinham entregar mobílias as lojas e as mulheres ficavam a preparar o almoço e aproveitavam para venderem alguma coisa. Alfredo Garcia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
luis_pedro_sato Publicado: Setembro 17, 2008 Share Publicado: Setembro 17, 2008 Se eu fosse a ti nao apostava muito em reforços. Tenta arranjar um movél orientado de raiz para o aquario, uma vez que 800 litros de agua é muita agua para andar a passear pela sala. As minhas frontosas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Setembro 19, 2008 Share Publicado: Setembro 19, 2008 Concordo com o Luis, o melhor é não andar com aventuras porque por norma os aparadores não são pensados para aguentar 800kg de forma permanente em cima e muito menos são madeiras pensadas para a humidade que vais ter com a sump que queres (e já agora queres meter uma sump porque? ) Eu em casa tenho um aquário de 2m sobre um móvel de aquário próprio para o efeito e ele tem 4 apoios centrais , apoios ao fundo e cantos reforçados. Com 800 kg de água e vidro não se deve facilitar. As alternativas que tens quanto a mim são as seguintes: - Mandas fazer uma estrutura em tubo de ferro galvanizado e depois levas a uma carpintaria para que ta forrem com a madeira que queres. - Fazes um móvel em contraplacado maritimo (aguenta à bronca com a humidade da sump e salpicos, etc) e mandas folhear à cor da madeira que queres. - Compras o aparador e compras um móvel de aquário Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
compoc05 Publicado: Setembro 19, 2008 Autor Share Publicado: Setembro 19, 2008 (e já agora queres meter uma sump porque? ) Além de aumentar a litragem, ganhar em quantidade de matérias filtrantes e oxigenação, a nivel estético deixo de ter material à vista dentro do aqua! Abraço, LUIS ALMEIDA Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Setembro 19, 2008 Share Publicado: Setembro 19, 2008 Além de aumentar a litragem, ganhar em quantidade de matérias filtrantes e oxigenação, a nivel estético deixo de ter material à vista dentro do aqua! Olha se o motivo principal é a estética, aconselho-te a esqueceres essa ideia e já explico porquê: 1- Termoestato - O termoestato na sump não é tão eficiente e gasta bem mais porque como há muitas trocas gasosas a água arrefece muito mais depressa fazendo com que o termoestato se ligue com muito mais frequencia. 2- A recolha de água é superficial, mas os nossos amigos africanos sujam é muito no fundo. Portanto ou arranjas forma de filtrar mecânicamente em condições ou podes vir a ter problemas. E filtrar mecânicamente implica ou bombas de circulação para levantar o lixo do fundo e esperar que seja apanhado na corrente superficial, ou filtros internos e que de uma forma ou outra implica coisas dentro do aquário. 3- O aumento de litragem para um aquário com 2m que deverá levar na casa dos 700L será porventura insignificante. 4- O aumento de humidade no compartimento onde está a sump não é despresivel. (eu tinha humidade de 80% no verão e 90% de inverno) As sumps são porreiras mas para peixes que façam lixo à superficie, não para os doidos dos malawi (que para ajudar adoram ir parar dentro da coluna seca). Usei sump durante alguns anos com malawi, mas descobri que tinha melhores resultados com filtros normais e termoestatos no aquário. Sobre a estética e equipamentos à vista... para alguma coisa servirão as "toneladas" de calhau e as valisnérias que metemos nos africanos Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
compoc05 Publicado: Setembro 22, 2008 Autor Share Publicado: Setembro 22, 2008 (editado) Vamos a uma actualização!!! A questão do móvel está-se a compôr! A patroa viu um aparador de que gostou (e por acaso eu também ) e depois de explicar o que levaria por cima, o orçamento apresentado já com o reforço, está dentro dos parÂmetros de qualidade , e garantem-me que não vou ter problemas em colocar cerca de 800kg em cima. Estou só à espera duma explicação, de como pretendem reforçar o móvel (pelo sim, pelo não...) Entrando na fase 2, o aquário: A minha ideia é um aquário com 200x50x60 em vidro de 12mmm, em princípio levando travessas transversais (em baixo) e centrais (2 em cima). Será necessário (obrigatório) transversais também em cima? Inicialmente pensava num projecto com uma "espécie de sump" por baixo, numa das dependências do móvel, o que me levaria a conseguir colocar um "cubo" com cerca de 50cm larg, 40cm prof, e 60alt, o que depois de massacrar alguns membros com MP´s (muito obrigado, amigos :thumb ) chegou-se À conclusão que não iria ter o efeito e funcionalidade desejados... (Ah... um deles deu-me a ideia, de porque não colocar só a frente das gavetas, ficando dentro do móvel o espaço em aberto para poder colocar uma sump maior... mas acho que a patroa descobria mais rápido do que eu pensava... ) Pelo menos para já, tem uma vantagem... não preciso de dizer à patroa que ia furar o tampo do móvel!!! Vou portanto optar para já, em utilizar o meu Eheim Prof.3 2080 (1750 l/h) e colocar uma bomba de circulação p.ex. de 5000 l/h a auxiliar o filtro externo. A bomba é algo assim: http://www.underwater-shop.com/product_inf...roducts_id=1495 A minha dúvida, é se a bomba terá força suficiente para movimentar a àgua em todo o comprimento do aqua, isto porque, a ideia, será colocar todo o material (os 3 tubos do filtro, a bomba e o termostato) numa das extremidades do aqua, disfarçados com valls, ficando todo o resto do aqua livre de equipamentos. Agradeço os vossos comentários, opiniões e sujestões... Editado Setembro 22, 2008 por compoc05 Abraço, LUIS ALMEIDA Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Setembro 24, 2008 Share Publicado: Setembro 24, 2008 Entrando na fase 2, o aquário:A minha ideia é um aquário com 200x50x60 em vidro de 12mmm, em princípio levando travessas transversais (em baixo) e centrais (2 em cima). Será necessário (obrigatório) transversais também em cima? Sim, com essa espessura de vidro e os 60cm de altura é melhor meteres travessas. Vou portanto optar para já, em utilizar o meu Eheim Prof.3 2080 (1750 l/h) e colocar uma bomba de circulação p.ex. de 5000 l/h a auxiliar o filtro externo.A bomba é algo assim: http://www.underwater-shop.com/product_inf...roducts_id=1495 A minha dúvida, é se a bomba terá força suficiente para movimentar a àgua em todo o comprimento do aqua, isto porque, a ideia, será colocar todo o material (os 3 tubos do filtro, a bomba e o termostato) numa das extremidades do aqua, disfarçados com valls, ficando todo o resto do aqua livre de equipamentos. Eu colocaria a bomba ou o filtro a meio do aqua, simplesmente para diminuir a corrente. A colocares como queres tens logo no inicio 6750 L/h de água... vais ficar com peixes atletas Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts