satch Publicado Setembro 11, 2008 Publicado Setembro 11, 2008 (editado) Após alguma tentativas de ter um aquário, que não duraram muito tempo, decidi novamente montar um aquário. Como o meu puto é doido por animais, o aquário ficou no quarto dele e com o "nome" dele. Eis os dados: Aqua Aquapor 60x33x33 (aproximadamente) Ilumincação: Zoo Med Ultra Sun 15w Filtro: Tetratec IN 400 (interno) Termostáto: Aquapor 100w Layout Substrato: Areão de rio 1 tronco Flora: Microsorum pteropus (Feto de Java) Limnophila sessiliflora Eusteralis stellata Fauna: 4 Guppys (1 macho, 2 fêmeas e 1 alevim) 10 Neons Vários caracóis Suplementos: JBL Bolas Fertilizante Raiz Sera Nitrivec (cultivo de bactérias) Diário: 20-08-2008: Instalação do aquário com areão, termostáto e filtro interior; 23-08-2008: Introdução das plantas e do tronco; 27-08-2008: Introdução dos guppys, bolas fertilizantes, bactérias Sera; 06-09-2008: Dividi os 3 pés do Feto de Java e prendi-os ao tronco. Medi o Ph e estava por volta de 7.5 Próximos passos: - Adquirir um cardume de 10 Neons ou Cardinais. - Colocar mais umas plantas, especialmente atrás, para não se ver a parede. Para terminar, ficam umas fotos tiradas com o telemóvel, pois a máquina fotográfica está a reparar: Alguma sugestão para as plantas a colocar na parte traseira do aquário? Editado Setembro 14, 2008 por satch Citar
Perso_8 Publicado: Setembro 11, 2008 Publicado: Setembro 11, 2008 Está simples mas muito simpático, se calhar faz falta nesses tronco algum musgo agarrado, até porque serviria para quando os guppys tivessem crias os pequenotes se poderem esconder. Citar
satch Publicado: Setembro 11, 2008 Autor Publicado: Setembro 11, 2008 Nasceu o meu primeiro alevim. Provavelmente, nasceram outros mas já foram comidos. Talvez siga o conselho do musgo para o tronco ou então compro uma maternidade. Citar
satch Publicado: Setembro 13, 2008 Autor Publicado: Setembro 13, 2008 Ontem, comprei 10 Neons para fazerem companhia aos guppies, mas os primeiros parece que não gostaram muito. Desde que inseri os Neons no aqua, os guppies estão muito calmos. Ficam umas fotos: Neons: Alevim: Citar
Euricojr Publicado: Setembro 13, 2008 Publicado: Setembro 13, 2008 Parabéns pelo novo começo. acho que esta a ficar giro. Sem duvida que os neons dao sempre outra vida ao aquário. Quando aos Elvins dos guppies, se quiseres mante-los , se calhar é mesmo apostar numa maternidade. Quando ao Layout to aquário, se calhar se colocares o fundo preto ou azul escuro vai ficar bem melhor. mas gostos sao gostos. abraços Citar
krypticall Publicado: Setembro 13, 2008 Publicado: Setembro 13, 2008 boas bem vindo tambem ao vicio e ao novo começo. agora que já aqui estas no forao dentro em pouco tempo ades ter o aquario ao teu gosto e ainda mais bonito do que já está. o meu conselho sao as leituras , muitas leituras abraços. Citar
satch Publicado: Setembro 14, 2008 Autor Publicado: Setembro 14, 2008 (editado) Fiz algumas alterações no aqua, tais como: - Adicionei uma Eusteralis stellata do lado esquerdo, com o objectivo de tentar esconder o filtro interior. - Rodei o tronco e coloquei-o mais para trás. Além disso, mudei dois dos pés do Feto de Java para a traseira do tronco. - Coloquei uma cartolina preta no traseira do aquário, aproveitado as sugestões dadas. Ficam algumas fotografias com o resultado final: Vista geral: Eusteralis stellata: Feto de Java: Limnophila sessiliflora: Penso que a Eusteralis não foi a melhor escolha para o meu aquário, pois requer luz considerável e não é uma planta fácil. Foi exactamente o contrário do que eu pedi na loja, mas vamos ver como se porta. Este mês não há mais gastos com o aquário, mas no próximo mês sou capaz de comprar umas plantas mais pequenos para alegrar a frente do aquário, ou mesmo colocar um pouco de musgo no parte da frente do tronco. Estava também a pensar em colocar fertilizante líquido, pois apenas tenho areão de rio e bolas de JBL nas plantas. Talvez avance ainda para a solução caseira de CO2. Preocupa-me um pouco a questão da luz, pois segundo li, deveria ser 1w/l e eu estou com 15w para cerca de 50l. Já vi um DIY em que é colocada uma PLL de 36w numa calha igual à minha, mas não queria "deitar fora" a lâmpada que comprei no início do mês. Editado Setembro 14, 2008 por satch Citar
krypticall Publicado: Setembro 14, 2008 Publicado: Setembro 14, 2008 boas a lampeda sempre podes guardar para um dia mais tarde. a adiçao da lampeda pll sempre é muito melhor que a actual. pois com 15w apenas para essa litragem de nada te serve adicionar co2. abraços. Citar
Euricojr Publicado: Setembro 14, 2008 Publicado: Setembro 14, 2008 boas a lampeda sempre podes guardar para um dia mais tarde. a adiçao da lampeda pll sempre é muito melhor que a actual. pois com 15w apenas para essa litragem de nada te serve adicionar co2. abraços. Boas, Concordo com o Krypticall , nada serve colocares o co2,mesmo que caseiro,pois sai baratinho, se n tiveres uma iluminação adequada . Era bom podermos ter sempre uma boa quantia reservada aos gastos da aquariofilia, mas nem sempre é possivel, e diga-se de passagem que as vezes gasta-se bastante. Especialmente em fertilizantes e testes para a agua. um abraço Citar
Recommended Posts