espera para colocaçao de peixes


ghostfire

Recommended Posts

aqui, na holanda, o rapaz na loja aconselhou me 10 dias sem colocar peixe nenhum e aconselhou me a meter todos os dias 10ml disto NITRIVEC CULTURES BIOLOGIQUES da SERA. diz que sao bacterias boas que se usa isto sempre no inicio de um aqua. meu aquario para ja nao é plantado é so para começar no mundo da aquarifilia. meu aqua é de 60 L. penso colocar guppy´s , neons , corydores, um peixe gato. talvez um casal de escalares pequenos.

acham que deva demorar esse tempo todo? depois de fazer o teste e os niveis de no3 e no2 estiverem a zero posso colocar os peixes. ne?

 

outra duvida é a bomba de ar que vem com o aquario nao faz muitas bolhas é normal?obrigado a todos agradeço e espero resposta :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

10 dias parece-me curto para teres o ciclo completo, mas é uma questão de arranjares testes de NO2, NO3 e NH3 para seguires o ciclo, quando os Nitratos começarem a aparecer tens o ciclo concluido.

 

Em relação aos peixes, esse aquário é pequeno para escalares, quanto ao resto tudo bem, mas escolhe um peixe gato que cresca pouco como um Ancistrus, não metas um Pleco porque pode chegar aos 30/40 cm.

 

1 Abraço

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

10 dias parece-me curto para teres o ciclo completo, mas é uma questão de arranjares testes de NO2, NO3 e NH3 para seguires o ciclo, quando os Nitratos começarem a aparecer tens o ciclo concluido.

 

Em relação aos peixes, esse aquário é pequeno para escalares, quanto ao resto tudo bem, mas escolhe um peixe gato que cresca pouco como um Ancistrus, não metas um Pleco porque pode chegar aos 30/40 cm.

 

1 Abraço

 

uma pergunta de principiante. o meu teste faz 5 testes em 1. ph, kh, gh, no2, no3 qual é o dos nitratos e como sei que os nitratos aparecem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

O primeiro que tens a fazer é ler muito bem sobre o que é o ciclo do azoto.

Basicamente com a introdução de colónia de bactérias (o tal produto que te aconselharam) e alguns flocos de comida para peixe dás inicio ao ciclo.

Primeiro a comida que ditaste começa a decompor-se e cria Amónia (NH3) que é tóxico e mortal para os peixes. Em seguida essa amónia é convertida em Nitritos (NO2) que também é tóxica para os peixes. Por ultimo esses Nitritos são convertidos em Nitratos (NO3) que também pode ser prejudicial se para os peixes em concentrações elevadas, mas que podes controlar com trocas de água e manter em niveis inofensivos para os peixes. Os nitratos servem também como fertilizantes para as plantas e são consumidos por elas.

A duração do ciclo depende de muito factores mas eu apostava pelo menos em 3 semanas e depois introduz os peixes aos poucos.

A partir dai só terás valores de Nitritos e Amónia residuais se fizeres tudo bem em relaçãoà manutenção do aquário.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os nitratos são o NO3.

 

O Ciclo do Azoto é composto essencialmente por 3 substâncias que provêm da decomposição dos dejectos, restos de comida e outras matérias orgânicas mortas: Amónia (NH4/NH3; tóxica) - NO2 (nitritos; tóxicos) - NO3 (nitratos; relativamente inofensivos). Diz-se que o Ciclo está completo quando a amónia e os nitritos estiverem a zero e os nitratos começarem a subir.

 

Isto porque vão surgindo nas superfícies (sobretudo no filtro) bactérias que se alimentam da amónia e dos nitritos.

 

Essas bactérias são as que estás a pôr com esse produto da Sera. Sendo assim, não é difícil perceber que estás a acelerar o ciclo ao acrescentares essas bactérias em vez de esperares que surjam naturalmente.

 

Resta um problema: como alimentar estas bactérias? Elas precisam de amónia e de nitritos, que por sua vez provêem dos dejectos dos peixes, etc...

Pela minha experiência, podes já meter uns 2 ou 3 peixes resistentes para alimentarem essas bactérias durante esses 10 dias, caso contrário passam fome e morrem.

 

Embora use uma marca diferente, as bactérias são iguaizinhas.

 

É preciso um teste de amónia que começarás a fazer todos os dias depois da introdução dos peixes.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas companheiros

eu apesar de tb tar nisto a pc tempo axo que pelo menos os corys devem ser postos pois tb ajudam a fazer o ciclo completo.sao peixes fortes e ainda por cima num aqua sem plantas é mais dificil.os corys vao aguentar e ajudar a produçao de bacterias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Enquanto a colónia de bactérias do filtro estiver a consolidar (cerca de 2 semanas com a ajuda do Nitrivec) faz TPAs de 2 em 2 dias de 1/4 da água.Isto se não tiveres teste de amónia, jogas pelo seguro.

 

Para já faz TPA se achas que não estão bem. Qual o comportamento ou aspecto delas?

Cumps.

 

P.S.: o turvo da água é normal no início, após introdução dos peixes. Acaba por passar por si só.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Enquanto a colónia de bactérias do filtro estiver a consolidar (cerca de 2 semanas com a ajuda do Nitrivec) faz TPAs de 2 em 2 dias de 1/4 da água.Isto se não tiveres teste de amónia, jogas pelo seguro.

 

Para já faz TPA se achas que não estão bem. Qual o comportamento ou aspecto delas?

Cumps.

 

P.S.: o turvo da água é normal no início, após introdução dos peixes. Acaba por passar por si só.

 

pode parecer meio parva a resposta mas a cena das gelras parecia muito rapida mesmo e em alguns quase nao se notava. desliguei a luz e parecem mais animadas lol. mas o aspecto delas ta normal. li alguma no forum que alguns peixes devem ser alimentados á noite. tenho uma especie de conchinhas vermelhas que me disseram que era o comer delas que vai ao fundo do aquario, quantas devo dar diariamente. abraço e obrigado pela resposta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu dou umas pastilhas da sera para peixes de fundo cm no fundo tenho 2 corys 1 palhaço 1 collie dou 1 pastilha de 2 em 2 dias. e qd apaga a luz.

e TPA de 2 em 2 dias n será exajero????

o meu faz hoje 14 dias k ta montado e nc fiz TPA.

só 10 dias de nitrivec e aqutan no 1º dia.

a agua ta fantastica e os peixes aparentemente beme ja tenho lá guppys e neons que ate sao um pk frageis.

kual será a vossa opiniao????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu dou umas pastilhas da sera para peixes de fundo cm no fundo tenho 2 corys 1 palhaço 1 collie dou 1 pastilha de 2 em 2 dias. e qd apaga a luz.

e TPA de 2 em 2 dias n será exajero????

o meu faz hoje 14 dias k ta montado e nc fiz TPA.

só 10 dias de nitrivec e aqutan no 1º dia.

a agua ta fantastica e os peixes aparentemente beme ja tenho lá guppys e neons que ate sao um pk frageis.

kual será a vossa opiniao????

Boas,

Ainda bem que assim foi. Não é hábito. De qualquer forma já passaram 2 semanas: altura da 1ª TPA> 25 a 30 %.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Entre cada TPA existem micro-organismos que se vão reproduzindo e morrendo, nomeadamente micro-algas.

Uma vez mortas podem dar um cheiro desagradável, às vezes parece a esgoto. Está na altura da TPA.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Entre cada TPA existem micro-organismos que se vão reproduzindo e morrendo, nomeadamente micro-algas.

Uma vez mortas podem dar um cheiro desagradável, às vezes parece a esgoto. Está na altura da TPA.

Cumps.

 

tpa de que percentagem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.