Quais os testes mais importantes para um bom plantado?


Pereirinha

Recommended Posts

Boas gostaria de saber quais os testes mais importantes para ter um bom plantado? Ou seja, os testes necessários para fazer uma boa regulação da fertilização...

 

Queria saber a vossa opinião... É necessário uma caixa de testes?

 

Abraços

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gostaria de saber quais os testes mais importantes para ter um bom plantado? Ou seja, os testes necessários para fazer uma boa regulação da fertilização...

 

Queria saber a vossa opinião... É necessário uma caixa de testes?

 

Abraços

 

acaba por sair mais barato o kit completo, mas para plantados os mais importantes é o do PO4 e NO3, o de Fe ajuda se quiseres controlar melhor os mg/L do ferro

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

os basicos serao mesmo o de ph, no3, po4 e se possivel ferro tb

 

normalmente comprando uma caixa de testes fica mais em conta do que os testes em separado

 

 

abraço

 

William

 

 

E tipo isso depende alguma coisa de marca para marca ou em termos de testes todas as marcas são boa, digamos assim?

 

É que o preço, por exemplo de um Prodac, é totalmente diferente de uma Sera ou Rena...

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E tipo isso depende alguma coisa de marca para marca ou em termos de testes todas as marcas são boa, digamos assim?

 

É que o preço, por exemplo de um Prodac, é totalmente diferente de uma Sera ou Rena...

 

Os melhores são mesmo os JBL (são mais fiáveis) e depois podes comprar os reagentes apenas como recargas... enquanto os da Sera o kit completo é mais barato, mas depois não podes comprar recargas... logo tens de comprar outro kit completo

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teste de co2 é importante, ou nem por isso?

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, eu actualmente só tenho mesmo os testes de no2, ph e kh...

 

Vou ter que investir...

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É importante ter testes,mas é necessário saber o que fazer com os testes e saber o que fazer depois de saber os resultados, de modo a não estarmos diariamente a fazer testes.

 

Eu penso que essenciais são PH, Nitrato(NO3) e Fosfato(PO4), e também Ferro (Fe).

 

Depois é preciso testar a água da torneira da nossa localidade. De seguida testar os valores do nosso aqua e jogar com a concentração do fertilizante que temos e saber qual a meta que pretendemos atingir,ou seja o valor ideal dessa nutriente que queremos para o nosso aqua,partindo do principio que os valores ideais são:

 

Nitrato (NO3): 5 a 10ppm

Fosfato (PO4):0.5 a 1ppm

Ferro (Fe):0.25 a 0.70ppm

 

Potassio (K):20 a 30ppm

Magnésio (MG):45 a 50ppm

 

Separei o Potassio e o Magnésio dos outros pois para o Potassio não há testes em Portugal,e os de fora são muito caros,mas é sempre bom saber o nivel ideal de modo a fazermos uma dedução de quanto devemos meter. O Magnésio,desde o fertilizante de Micros o tenha na sua composição,não haverá carências,pois a própria água da torneira tem Magnésio.Contudo há quem adicione um fertilizante de Magnésio,tal como Sulfato de Magnésio.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente acho que comprar o teste de ferro é um desperdicio de dinheiro, porque "aquilo" nunca acusa nada. No meu aqua chego a colocar 6, 7 e até 8 ml de ferro por dia ..... e nunca tenho ferro. Antes de dar em maluco com a comparaçao de cores :) .... arrumei o teste a um cantinho e por lá continua .... ;) agora para um plantado, sem duvida os mais importantes são os dos nitratos e fosfatos .... e o do ph ..... quanto mais não seja .... para controlar possives escessos de co2(para quem injecta co2 na agua).

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente acho que comprar o teste de ferro é um desperdicio de dinheiro, porque "aquilo" nunca acusa nada. No meu aqua chego a colocar 6, 7 e até 8 ml de ferro por dia ..... e nunca tenho ferro. Antes de dar em maluco com a comparaçao de cores :) .... arrumei o teste a um cantinho e por lá continua .... :D agora para um plantado, sem duvida os mais importantes são os dos nitratos e fosfatos .... e o do ph ..... quanto mais não seja .... para controlar possives escessos de co2(para quem injecta co2 na agua).

 

 

como é que apartir de um teste de ph chegas ao valor de ph? só se for como um mebro disse anteriormente, com a tabela e com o "cruzamento entre o ph e gh, é isso que tas a falar?

 

 

Abraços

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como é que apartir de um teste de ph chegas ao valor de ph? só se for como um mebro disse anteriormente, com a tabela e com o "cruzamento entre o ph e gh, é isso que tas a falar?

 

 

Abraços

 

O que eu basicamente pretendo dizer, é que quando começas a injectar co2 na agua, deves estar sempre atento ao valor do ph da agua. Nos primeiros dias é muito importante medir o ph, pois a probabilidade de teres um "crash" de ph é bastante alta (principalmente se o co2 for de botija).

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah sim... isso aconteceu-me baixou-me o ph de 7 para 6 mas depois subiu outra vez mas felizmente não houve feridos lol

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.