Água turva (esbranquiçada)


Recommended Posts

Olá!

 

É a primeira vez que recorro à Aquariofilia.net mas a realidade é que estou a ficar muito preocupada com o meu aquário.

 

O meu aquário tem 70cm. Nele tenho 3 guppys, 4 neons, 4 coridoras, 2 "limpa vidros" (cor de laranja ;) não sei como se chamam), 3 outros pequenos peixes (q também não me lembro o nome, cor beje zona da cauda escura), 1 casal de molys balão e mais de 40 filhos deste casal (15 com 3 meses e os restantes com 1 mês e meio). Acontece que desde que nasceu a segunda "fornada" o aquário ficou com a água esbranquiçada. Apesar de desde então todos estarem aparentemente de boa saúde ontem encontrei 5 bebes, 1 neon e 2 dos de cauda escura (que não sei o nome) mortos. Medi o pH e vi que tinha passado dos costumeiros 7,2 para 6,4. Mudei alguma água mas, apesar de não terem surgido mais baixas, a água continua esbranquiçada diria mesmo muito turva.

 

Já devem ter percebido que sou nova por estas bandas e neste assunto também, já tentei de forma autodidata procurar informação aqui neste forum mas não consegui.

 

Por favor acudam-me não queria nada ver os meus meninos a morrer e eu sem saber como os ajudar.

 

Se me puderem ajudar fico desde já muito grata.

 

Sara Molinésia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e Bem-Vinda,

Qual a frequência com que fazes TPAs?

Que % de água trocas?

Com que frequência limpas o filtro?

 

O que tens parece-me bactérias nitrificantes mortas em suspensão. Costumam dar uma côr esbranquiçada à água. Para tirares isso é fazer mais TPAs e vigiar o pH.

 

Se puderes mede também a amónia e os nitritos. As baixas nas bactérias podem ter causado um aumento destes dois tóxicos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste mais coisas no aqua...

Por acaso não puseste um tronco novo ou uma decoração nova, CO2, deixaste cair alguma coisa lá dentro (tipo AJAX ou alguma coisa assim)?

Água esbranquiçada, ou é morte de bactérias ou caiu alguma coisa esquisita na água.

 

Essa queda do pH dá ideia que puseste no aqua alguma coisa nova, tipo um tronco ou turfa ou CO2.

 

De qualquer maneira, mudanças de água, aí uns 2Lt todos os dias, durante esta semana. Aproveita e tenta aumentar a filtragem, talvez colocando mais um filtro.

E trata de tirar peixes desse aqua, isso não é um rio para caber tudo e mais alguma coisa.

 

Ferver o areão ainda não, o que ias fazer aos peixes?

Tinhas de retirar os peixes para um outro aqua ciclado, ferver o areão desse aqua que tens agora, limpar tudo, encher de água, fazer novo ciclo de azoto e só daqui a 1 mês é que o ias poder encher de peixes outra vez.

 

Já agora, tanto peixe que está lá dentro, não te admires que morram alguns, é mais do que natural. É apenas a Natureza no seu melhor, a escolher os mais fortes. :(

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a frequência com que fazes TPAs?

Que % de água trocas?

Com que frequência limpas o filtro?

E já agora que filtro tens?

O que te foi dito acerca de coisas acrescentadas também é importante saber.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Estou encantada por sempre me darem sugestões, muito obrigada!

 

Na realidade tenho muitos peixinhos mas dos, talvez, 50 que tenho 30 não têm mais do que 1 cm.

 

Comecei por ter apenas um filtro daqueles que parecem uma raia "Elite", começando toda a gente a dizer que era muito pequeno para o aquário e principalmente para a população que lá tinha acrescentei um filtro do estilo deste "Eheim - Classic 2213" (vi foto deste modelo na net e é o mais parecido com o que tenho) cheio com peças que parecem porcelana (não me lembro como se chamam). Nos primeiros dias a água estava linda mas depressa começou a ficar esbranquiçada e daí para a frente é este drama.

 

Não se zanguem mas hoje não tendo ainda resposta aqui da Aquariofilia decidi fazer uma limpeza muito profunda. Retirei os peixes todos para um tupperware com a água do aquário. Tirei a água para garrafões de água, retirei o areão e fervi-o. Lavei o aquário e o filtro. Voltei a por o areão, a água, uma boa percentagem de água nova, o filtro, o termostato e os peixinhos. Estou muito aliviada porque receava provocar uma matança mas estão todos felizes e de boa saúde... e a água... esbranquiçada :(:(:(

 

Serão aquelas pecinhas do filtros que fazem isto? Mas no início em vez dessas peças tinha carvão e foi quando começou esta história...

 

Ah outra coisa, não nunca caíu nada dentro do aquário, nem tenho lá nenhum tronco, nadinha.

 

Se tiverem mais alguma sugestão fico muito grata.

 

Molinésia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ter um pouco de calma e paciencia, a mim parece-me que nao tens o filtro maturado o suficiente.

acho que devias esperar umas 3 semanas fazendo a manutençao normal e se nao houver nenhuma alteraçao no comportamento dos peixes.

tens de ter alguma calma. se os peixes estiverem bem nao te preocupes que isso passa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Essas peças brancas são essenciais para a filtragem biológica, a mais importante para a vida dos peixes. O carvão activo é prescindível.

Uma vez que lavaste o filtro todo, "lavaste" as bactérias do Ciclo do Azoto.

Lê aqui para mais informações sobre o ciclo: http://faq.thekrib.com/pt/begin_cycling.html. É mais simples do que parece.

 

Podes e deves acelerar o ciclo com bactérias que se vendem em frascos. Arranja também testes de amónia, nitritos, nitratos e pH.

Acentua a frequência das TPAs até o ciclo estar completo.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.