A iniciar-me nos escalares


Pedro Miguel T. Lopes

Recommended Posts

Boa noite!

 

Se for realmente um casal de escalares, quando estiverem prontos irão começar por limpar com a boca o local escolhido para a postura. Os locais escolhidos costumam ser folhas largas ou então tu próprio podes adaptar algo para substituir o uso por parte do casal de objectos menos convenientes como já me aconteceu de colocarem os ovos no tubo do filtro, daí que seja aconselhável colocares na diagonal todo o tipo de objectos onde não queres que ela coloque os ovos (termóstato, tubo do filtro). Para então substituir podes usar por exemplo o que eu uso, um tubo de pvc escuro com umas ventosas para puderes retirar facilmente quando precisares.

 

Caso estejam num comunitário vão ficar mais agressivos do que é normal para os peixes que chegarem perto do local. Outro sinal na fêmea que indica que a postura está prestes a acontecer é o facto de esta ficar com a zona da barriga bem mais cheia (cheia de ovos para colocar) e vais notar o seu ovopositor muito mais largo que o normal, é exactamente nesta fase que se consegue ver com certeza qual é a fêmea e qual é o macho (forma dos órgãos sexuais), pois ao contrario da fêmea o espermoduto do macho continua fino, não alterando a sua forma.

 

Penso que estes são os sinais principais, agora resta desejar-te boa sorte! Qualquer outra dúvida que tenhas dispõe! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

 

Se for realmente um casal de escalares, quando estiverem prontos irão começar por limpar com a boca o local escolhido para a postura. Os locais escolhidos costumam ser folhas largas ou então tu próprio podes adaptar algo para substituir o uso por parte do casal de objectos menos convenientes como já me aconteceu de colocarem os ovos no tubo do filtro, daí que seja aconselhável colocares na diagonal todo o tipo de objectos onde não queres que ela coloque os ovos (termóstato, tubo do filtro). Para então substituir podes usar por exemplo o que eu uso, um tubo de pvc escuro com umas ventosas para puderes retirar facilmente quando precisares.

 

Caso estejam num comunitário vão ficar mais agressivos do que é normal para os peixes que chegarem perto do local. Outro sinal na fêmea que indica que a postura está prestes a acontecer é o facto de esta ficar com a zona da barriga bem mais cheia (cheia de ovos para colocar) e vais notar o seu ovopositor muito mais largo que o normal, é exactamente nesta fase que se consegue ver com certeza qual é a fêmea e qual é o macho (forma dos órgãos sexuais), pois ao contrario da fêmea o espermoduto do macho continua fino, não alterando a sua forma.

 

Penso que estes são os sinais principais, agora resta desejar-te boa sorte! Qualquer outra dúvida que tenhas dispõe! :)

 

A menina disse quase tudo!

Só acrescento, que o aqua , tal como nos Discus dev-se só ter os vidros!!!e um filtro de esponja , para mais tarde os alevins não serem aspirados!

Eu uso uma folha de plastico verde feita por mim!! e uma bomba de ar ( pedra difusora)a cerca de 4cms desta!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

adqueri recentemente um casal de escalares, e gostava de saber quais os rituais antes das posturas, agradeço a que me poder ajudar

Um grande abraço

 

Boas

 

Muito parecido com os discus.Tirando a parte dos alevins se "colarem" aos pais por causa do muco...Quando fazem postura colocar azul de metileno, passado aproximadamente 3 horas depois de os ovos terem sido fertilizados. Artemia recém eclodida mal entrem na natação livre.Aconselho a temperatura de 28ºC Boa sorte...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem queria acreditar, aínda nem uma semana fez que vieram cá para casa e já poseram ovos, mudei o cone para outro aquario com azul de mitileno e uma pedra difusora, até agora nem um ovo estragado, fantastico, gostava de ter esta sorte com os discus, é mais dificil eu sei, mas com alguma paciencia vou lá.

mais tarde ponho umas fotos.

Um abraço a todos e não se esqueçam, ajudas são sempre bem vindas.

Editado por lopes_v.real

Pedro Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Lopes, agora tens de ter atenção, eu numa semana tive uma postura tão grande ou maior que a tua, e em 6 dias, os pais começaram a preparar-se para outra postura, os meus "sintomas", mesmos rituais, mesmas danças, eu não quis acreditar, pois se tinham mais de 300 escalares colados ao cone com 5 dias de vida, não me parecia que tivessem vontade de desovar outra vez, pois bem, parece que foram mesmo, comeram os pequenos e desovaram de novo.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais