catmsa Publicado Setembro 9, 2008 Publicado Setembro 9, 2008 Olá a todos! Preciso urgentemente da vossa ajuda! O meu escalar está muito doente e o mais certo é não passar de hoje. Sou muito pouco experiente nisto e custa me imenso estar a ve-lo sofrer sem saber o k fazer. Ele tem á volta de 4 anos, e desde á poucos dias q reparava q ele n tinha muito apeteite, ou mm apetite algum. Os tetras comem normalmente mas ele n. Ontem de manhã reparei q ele estava no fundo do aquário, meio escondido e muito quietinho, mal se mexia. á noite vejo ele na superfície do aquario, literalmente deitado, a abanar as suas nadadeiras o que só o fazia andar ás voltas, visto q so uma ficava na água, a outra ficava de fora. Ele estava com um aspecto baço, ele é todo preto, mas ta com um aspecto muito esquisito. O meu marido quando o viu nakele estado, deu-lhe um toke para ver se ele reagia. Ele vai para baixo de água mas nota-se que ele faz um esforço imenso para se manter assim, depois de algum tempo torna a flutuar. Hoje de manha acordo e ate pensava q ele ja estava morto, mas o pobrezinho lá continua, mais cansado, mas a flutuar e a agitar as nadadeiras. O que será? o q podemos fazer p ele? Ontem ainda chegamos a mudar parte da água do aquario. Obigada.
Nuno M. Lopes Publicado: Setembro 9, 2008 Publicado: Setembro 9, 2008 boas provavelmente ele tem parasitas intestinais que o fizeram enfraquecer a pouco e pouco, o tratamento devia ter sido feito na altura que ele começou a deixar de comer. provavelmente as fezes dele tambem devem ser brancas. o medicamento indica do é o Flagyl á venda em farmacias tratamento com o Flagyl -TPA de 40 % -1 comprimido por cada 40 litros -Tpa 40% passado 8 ou 12 horas(é preferivel 8 horas) -deves repetir o tratamento por 5 dias seguidos. plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
catmsa Publicado: Setembro 10, 2008 Autor Publicado: Setembro 10, 2008 (editado) Obrigada Nuno, Fiquei muito admirada ao chegar ontem a casa ele ainda estava vivo, da mesma maneira, mas vivo. Hoje de manhã continua igual... Ontem levantei a tampa do aquário e reparei que ele tinha tipo uma mancha branca de um lado do corpo e ate parecia falta de escamas mas n csgui perceber bem. Um amigo disse nos que deveria ser porque o peixe já é velho, mas não acreditei muito nessa... Vou então experimentar o flagyl, não aguento ve lo nakela agonia. Podia me explicar uma coisa, correndo o risco de passar por completa ignorante mas sou novata nisto, o que é TPA? Posso colocar os comprimidos com os tetras no aquário ou isso vai afectá-los? Muito obrigada pela ajuda. Catarina Editado Setembro 10, 2008 por catmsa
Daniel Almeida Publicado: Setembro 10, 2008 Publicado: Setembro 10, 2008 Olá TPA é troca parcial de água. Daniel Almeida
catmsa Publicado: Setembro 10, 2008 Autor Publicado: Setembro 10, 2008 Olá Daniel, Muito obrigada. Tinha ideia disso, mas queria ter a certeza. Fiz isso ontem, vamos lá ver. Obrigada, Catarina
Daniel Almeida Publicado: Setembro 10, 2008 Publicado: Setembro 10, 2008 Ah, e em relação a fazeres o tratamento junto com os outros peixes, penso que não há problema, mas o ideal seria um aquário hospital.. Daniel Almeida
catmsa Publicado: Setembro 10, 2008 Autor Publicado: Setembro 10, 2008 Muito obrigada. Vou tentar então arranjar outro aquário e em último caso vai ter de ser juntamente com os outros peixes. Já começo a ver uma luz ao fundo do túnel
catmsa Publicado: Setembro 11, 2008 Autor Publicado: Setembro 11, 2008 Olá ! Mais alguem tem alguma ideia do que possa ser ou tratamentos para ele? Ele tá agora com manchas brancas ou falta de escamas em cada lado, n csg perceber o que é! Ah... e continua a flutuar no aquário... Comecei ontem o tratamento com flagyl mas até agora não noto melhoras
Nuno M. Lopes Publicado: Setembro 12, 2008 Publicado: Setembro 12, 2008 boas ele como está muito debilitado qualquer doença o efecta. plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
Recommended Posts