Duas duvidas Iniciante


Verissimo

Recommended Posts

Boas Amigos,

Ando a pensar Juntar-me aos reefs mas antes terei de vender tudo do meu plantado e só depois vou começar a trabalhar no reef.

 

Ja li o topico de iniciação ao reef(tenho de ler mais algumas vezes para perceber tudo bem) mas ha duas coisas que lá não veem bem esplicitas.

 

Antes de mais o setup seria, Aqua 80x40x40, SE usar, Sump de 60x25x25.

 

1ª Pergunta: Partindo do principio que nao vou furar o meu aquario, o que ganho OU nao em ter esta Sump que referi, qual vantagem,devo mesmo fazer ou nao, e como faço a aguar circular entre a sump e o aquario principal.

 

2ª pergunta: Ja ouvi dizer tambem que nao é mesmo necessario usar neste aquario um Escumador, desde já digo que quero usar um pelo que li no outro topico,Mas, Ligaria o escumador na Sump?! como seriam feitas essas ligacoes e que vantagens tinha em usar o escumador neste pequeno aquario.

 

Edit para perguntar: Tenho 2 filtros eheim 2215, posso usar para alguma coisa(sem ser filtrar) como bombas ou isso ou vendo para comprar bombas de circulação?

 

Por agora é tudo entretanto vou lendo mais umas coisas antes de meter mãos a obra!

 

 

 

Desde ja Obrigado por terem lido este topico.

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

 

podes usar um overflow. Tens um topico do antonio vitor com o que ele fez que acho que ta a trabalhar bem. Ganhas em litros e no material ficar escondido na sump.

Mas se possivel optaria sempre por furar o aqua.

 

 

o escumador permite ao aquariofilista fazer mais asneiras mantendo a qualidade da agua em muito melhor estado. Podes manter so com tpa´s, mas com o escumador é mais facil. Se optares por meter uma sump, seria la a meter o escumador.

 

 

Os filtros vende e compra bombas de circulação.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, Obrigado pela disponibilidade!

 

E depois de ouvir algumas dicas aqui vão umas perguntas sobre equipamento...

 

Para o meu aquario (80x40x40) Qual seria um bom escumador? Falaram-me que ha uns chineses que são assim mais em conta mas fazem um bom trabalho, seram mesmo fiaveis?

 

Bombas de circulação Koralia, nao tenho reparado nesta marca aqui pelo forum, são boas? Aconcelham estas bombas? irei precisar de duas de 1500l/h

 

Por agora obrigad ::D:

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Na circulacao desse aquario, eu apontaria para 2 Marea 2400 l/h. Dado que o fluxo destas bombas e disperso, nao levanta problemas de " tempestade de areia ". Alem disso, andam a volta de 26 euros cada.

Abraco,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, tive a ver comentarios, comparações e opiniões sobre bombas e escumadores e até agora coloquei estas possiveis para onde estou virado...Por favor opinem sobre qual seria a melhor opção entre estes, e caso achem melhor outro que nao seja referido por favor digam..

 

Escumador:

- TUNZE 9005 até 500L

- Aqua-Medic Turboflotor Blue 1000 até 500L

- MacroAqua AS-100P 400L

- Red Sea Prizm Deluxe (ou inferior)

 

Bombas:

- Hydor Koralia 2 2330l/h

- Tunze Turbelle nanostream 6025, 2500l/h

Estou até agora inclinado para estes dois modelos.

 

Obrigado desde ja pelas vossas opiniões!

 

Um abraço

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tenho a dizer mal das koralia, das sunsun não sei...mas presumo que sejam melhores.

 

O problema foi detectado e foi falha no fabrico das koralea, as primeiras, a resina não aderia ao cabo de alimentaçãoe a água salgada entrava lá para dentro...passado uns meses.

 

resultado tive um valente esticão...e ambas as duas unicas que comprei avariaram...uma com esticão outr sem...

:D

 

poderia até ter morrido...aliás agora tenho a água salgada ligada á terra... todos os aquários salgados deveriam ter esta ligação á terra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tenho a dizer mal das koralia, das sunsun não sei...mas presumo que sejam melhores.

 

O problema foi detectado e foi falha no fabrico das koralea, as primeiras, a resina não aderia ao cabo de alimentaçãoe a água salgada entrava lá para dentro...passado uns meses.

 

resultado tive um valente esticão...e ambas as duas unicas que comprei avariaram...uma com esticão outr sem...

cheers

 

poderia até ter morrido...aliás agora tenho a água salgada ligada á terra... todos os aquários salgados deveriam ter esta ligação á terra.

 

Como é que se faz a ligação do aquário à terra?

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

existem ums aparelhos especiais que se chama "ground probe".

 

Eu Usei os veios da koralea que eram de aço inoxidável (acho que agora são de cerâmica,,,já não dá...), uma caixa de junção enfias o veio como se fosse um fio, apertas, do outro lado metes um fio, e depois é só ligar o outro lado do fio à terra.

 

(Se tiverem uma bomba avariada podem utilizar o veio se este for de aço, ou podem usar uma vareta da roda de uma bicicleta se for de aço inoxidável.)

 

Eu fiz a coisa "bonita" (digo eu) usei ventosa e com uma tampa escondi a caixa de junção...depois coloco foto.

 

Com um multímetro a diferença de tensão entre mim com os pés no chão e a água era de uns volts (com tudo a trabalhar normalmente), com o ground probe, deixou de existir diferença...

o multimetro marca 0.

Isto pede um artigo na zona do DIY.

 

depois faço um e coloco aqui link, mais logol.

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu Usei os veios da koralea que eram de aço inoxidável (acho que agora são de cerâmica,,,já não dá...), uma caixa de junção enfias o veio como se fosse um fio, apertas, do outro lado metes um fio, e depois é só ligar o outro lado do fio à terra.

 

(Se tiverem uma bomba avariada podem utilizar o veio se este for de aço, ou podem usar uma vareta da roda de uma bicicleta se for de aço inoxidável.)

 

Eu fiz a coisa "bonita" (digo eu) usei ventosa e com uma tampa escondi a caixa de junção...depois coloco foto.

 

Com um multímetro a diferença de tensão entre mim com os pés no chão e a água era de uns volts (com tudo a trabalhar normalmente), com o ground probe, deixou de existir diferença...

o multimetro marca 0.

Isto pede um artigo na zona do DIY.

 

depois faço um e coloco aqui link, mais logol.

Se possivel mais tarde explicas melhor todos os paços desse DIY e com fotos para a malta perceber melhor, eu gostava de fazer igual!

Agradeço!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais