Recommended Posts

Publicado

Boas, eu é a primeira vez que escrevo neste magnifico forum, mas já o sigo à muito tempo! Tenho uma questão para vos colocar, já que vocês são as pessoas certas para eu o fazer! Eu tenho "alguma" experiência com aquários, já há uns bons anos que sou aficcionado, mas confesso que com invertebrados não tenho muito conhecimento, excepto o que leio aqui noforum, e tenho passado os ultimos dias a ler todo o forum para tirar o maior partido possivel das minhas novas aquisições! Então é assim, gostaria de arranjar uns Caracois para um Aquário comunitário e para um pequeno Aquário só destinado a estes novos e magnificos seres que são os invertebrados! No Aquário comunitário tenho Guppy's (3 machos e 8 femeas), uma corydora e um pleostomo, um Aquário simples de 60 Litros da Tetra, com PH 7, plantado artificial e formado já há um ano e gostaria de meter lá uns caracois, o que gostaria que me ajudassem era na Espécie e a quantidade que poderia meter nesse Aquário! Num outro Aquário de 20 Litros (que servia de maternidade para os Guppy's), neste momento não tenho lá nada e queria fazer um aqua só de invertebrados, o que é que poderia introduzir de espécies num aquário destas dimensões? Tenho outros dois aquas, um de ciclideos africanos de 350L e um outro de discos com 500L que assim que tiver oportunidade meto umas fotos nos foruns "apropriados" para os poderem visualizar! :)

Agradeço desde já qualquer ajuda que me possam dar!

Um abraço

Ricardo

Publicado:

OI Ricardo! Iniciado? Como 930L de agua em casa! Estás mesmo a gozar! Só pode! Mas eu com pouco mais de 180L de agua em casa posso ajudar-te!

Caracois! Se calhar uma das boas opções pois são baratas (pode ser que arranjes oferecidas) e muito bonitas são as ampularias! Com um pH de 7 elas irão dar-se bem! Se pertenderes gastar mais uns euros, podes sempre encomendar na Jardim Submerso (é só um dos exemplos) que normalmente tem umas especies diferentes!

Até podes colocar no aqua dos discus! Por que não!????

E já agora, só pertendes caracois? E uns camarões? São muito fixes! Isso sim já dará mais que pen$$$$$$ar!

Em relação às tuas especies, uma corydora apenas??? São peixes de cardume! Porque não adquires mais uma ou duas? NEm que as metas com os discus! Já agora que especie são e qual a temp dos discus????

Abraço!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
OI Ricardo! Iniciado? Como 930L de agua em casa! Estás mesmo a gozar! Só pode! Mas eu com pouco mais de 180L de agua em casa posso ajudar-te!

Caracois! Se calhar uma das boas opções pois são baratas (pode ser que arranjes oferecidas) e muito bonitas são as ampularias! Com um pH de 7 elas irão dar-se bem! Se pertenderes gastar mais uns euros, podes sempre encomendar na Jardim Submerso (é só um dos exemplos) que normalmente tem umas especies diferentes!

Até podes colocar no aqua dos discus! Por que não!????

E já agora, só pertendes caracois? E uns camarões? São muito fixes! Isso sim já dará mais que pen$$$$$$ar!

Em relação às tuas especies, uma corydora apenas??? São peixes de cardume! Porque não adquires mais uma ou duas? NEm que as metas com os discus! Já agora que especie são e qual a temp dos discus????

Abraço!

Olá sérgio! Iniciado nos invertebrados sim! Em aquários com peixes tenho alguma experiência, mas nada de impressionante, os aquários grandes foram-me oferecidos pelo meu irmão (outro aficcionado e com muito mais experiência do que eu) há uns anos atrás e com a ajuda de algumas pessoas (donos de lojas e amigos) fui tendo os aquários em boas condições, mas como deves bem saber, quanto maior o aquário mais facil é mante-lo! :(

Em relação á corydora estar sozinha é porque esta "emprestada" do aquário dos discos (estão 9 corydoras paleatus neste momento), foi fazer uma manutenção de rotina ao aqua dos guppy's! :-D Por isso é que queria arranjar uns caracois, para que a corydora possa voltar para o pé das amigas! Sobre os camarões e os caracois era essa a ideia para o aquario de 20 Litros e era uma nova experiência para mim! Em relação aos discus, tenho um casal de Pigeon Blood, adquirido há 3 anos no Sr. Rui (Ruimar) um Cobalt Blue com 4 anos, um snake skin com 1 ano e um outro casal de Blue turquoise com 2 anos, estou á procura em adquirir uns selvagens, mas falta tempo ($$$$)! :)

A temperatura neste momento está nos 28 graus!

Os discus é uma paixão muito antiga da minha mulher e que o meu irmão nos facilitou ao oferecer-nos o aquário, os ciclideos africanos do lago Malawi, confesso que é uma panca minha! :D Cada um com a sua! ::D:

O Aquário de guppy's é do meu filho, para ele se ir habituando um pouco á responsabilidade, apesar de ser eu a ter que fazer as TPA's e as manutenções que sejam necessárias, além do mais o "junior" adora os seus guppy's sempre cheios de filhotes que já nem sei o que fazer a tanta ninhada! :D

O aquário de 20 litros, adquirimos para maternidade, mas está vazio já que arranjei maneira de os guppy's juvenis sobreviverem no aquario dos pais (muitas plantas), e assim tenho mais um aqua para algo diferente como os invertebrados por exemplo! :D

Ricardo

Publicado: (editado)
Olá Ricardo, compráste no Ruimar ao pé da Damaia?

Sim, vivi na Damaia durante 3 anos e conheci-a muito bem o Sr. Rui, foi ele que me ajudou no meu aquário de discus! Já lá não vou há uns quase 3 anos, desde que me mudei de casa! Na altura ainda tinha um aquário de 150 litros (que se partiu na mudança de casa) e tive somente o casal de pigeon Blood durante quase um ano! Foram os únicos discus que comprei no Sr. Rui, pois como me mudei, nunca mais lá fui com muita pena minha!

Em relação aos Pigeon Blood, disse que eles tinham 3 anos, mas fazendo bem as contas já os devo ter há mais de 4 anos, pois já não moro na Damaia há 3 e já os tinha pelo menos há 1 ano e quando os comprei já eram adultos!

Editado por maxxedison
Publicado:

OK! Está tudo esclarecido!

Agora os 20Litros!

Já tentaste passar pelo site que te enviei da Jardim Submerso?

Ai vais gastar €€€€€

As ampularias e os red's/green's sempre podes ter a sorte de algum membro te oferecer!

Mas esse aqua ficaria apenas para Invertebrados?

Abraço!

Abraço Sérgio Torres

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Publicado: (editado)
OK! Está tudo esclarecido!

Agora os 20Litros!

Já tentaste passar pelo site que te enviei da Jardim Submerso?

Ai vais gastar €€€€€

As ampularias e os red's/green's sempre podes ter a sorte de algum membro te oferecer!

Mas esse aqua ficaria apenas para Invertebrados?

Abraço!

Já fui ao site do "Jardim Submerso", eles tem Loja Fisica? Lá diz a morada mas não diz a localidade, só fico a saber que é em Portugal, é que gosto de ver os "bichos" ao vivo antes de adquirir algum! :P

O aqua de 20 Litros é só mesmo para invertebrados, até porque gostava de ajuda de quem percebe-se mais sobre a fauna ou o tipo de material (areão e pedras) que deveria ter nesse aquário, as espécies para um iniciante em invertebrados e a quantidade dos mesmos. Esta informação esta espalhada pelo forum (já andei a ler), mas não é muito especifica! Penso que uns red's ou green's e umas ampularias seria um bom começo, agora a quantidade para um aquário de 20 litros? O areão, grosso, areia fina...se há algum problema com pedras calcarias por exemplo (parece que até faz bem ás carapaças das ampulárias não é?) Pode ser por exemplo um aquário como o dos ciclideos africanos? Alcalino e com pedra calcária? E os camarões sentem-se bem nestas águas mais duras?

Um abraço

Ricardo

Editado por maxxedison
Publicado:

Pois julgo que a JS só tenha loja on-line, não tenho a certeza!

Red's/Green's e ampularias é uma boa opção!

Tenta "ganhar" um pouco de tempo ao membro Andre Silvestre! Rei dos invertebrados!

O calario é bom só para as ampularias pois os camarões gostam de aguas acidas e neutras!

Abraço Sérgio Torres

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Publicado:

Boas

para o aqua dos discos umas ampularias era o ideal nao sao praga como muitas outras especies de caracois, limpam restos de comida algs plantas mortas etc etc, podes adquirir no jardim submerso que tem umas com varias cores ( nao tem loja fisica) mas aconselhote vivamente pois tudo o que vem de la vem sempre com bastante qualidade.

Depois quando ao aqua dos 20 litros passa na parte dos invertebrados e ve a tabela de cruzamentos poois grees e red´s n podem tar juntos, tens tb o problema de 20 ser bastante apertado para as ampularias que podem ficar bastante grandes, eu se fosse a ti metia um layout com um areao fininho um tronquinho com um musgo e metia ou uns cristal´s e red´s ou ent uns blue com uns critstal tens imensas especies para escolher alias no jardim submerso tens infinitas xD

cumps

cons.jpg*
Publicado:
Boas

para o aqua dos discos umas ampularias era o ideal nao sao praga como muitas outras especies de caracois, limpam restos de comida algs plantas mortas etc etc, podes adquirir no jardim submerso que tem umas com varias cores ( nao tem loja fisica) mas aconselhote vivamente pois tudo o que vem de la vem sempre com bastante qualidade.

Depois quando ao aqua dos 20 litros passa na parte dos invertebrados e ve a tabela de cruzamentos poois grees e red´s n podem tar juntos, tens tb o problema de 20 ser bastante apertado para as ampularias que podem ficar bastante grandes, eu se fosse a ti metia um layout com um areao fininho um tronquinho com um musgo e metia ou uns cristal´s e red´s ou ent uns blue com uns critstal tens imensas especies para escolher alias no jardim submerso tens infinitas xD

cumps

Obrigado Surf3r, vou seguir o teu conselho! :D

Publicado:
Pois julgo que a JS só tenha loja on-line, não tenho a certeza!

Red's/Green's e ampularias é uma boa opção!

Tenta "ganhar" um pouco de tempo ao membro Andre Silvestre! Rei dos invertebrados!

O calario é bom só para as ampularias pois os camarões gostam de aguas acidas e neutras!

É pena só ter loja online, mas segundo vces eles são bastante bons e posso confiar!

Uma questão...má ideia de meter camarões no aqua dos guppys não? Estou a ver os guppy's a pensar que são filhotes e servirem de pequeno almoço...!

No aqua de 20 litros vou seguir o concelho do Surf3r, areão fino, um tronco com musgo e uns crystal com blue's (ou em alternativa red's) parece-me muito bem...! :D

Publicado:

Nunca usei a JS! E já li as tuas situações! lol

Camarões e guppys! Se houver muitas plantas não existe grande problema de meteres uns camarões baratos de rapida reprodução, tipo reds ou greens!

Cristal e bee's pode ser um investimento! A mim saiu caro!

Abraço Sérgio Torres

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Publicado:
Nunca usei a JS! E já li as tuas situações! lol

Camarões e guppys! Se houver muitas plantas não existe grande problema de meteres uns camarões baratos de rapida reprodução, tipo reds ou greens!

Cristal e bee's pode ser um investimento! A mim saiu caro!

As minhas situações? :D

Vou-me deixar de ideias e vou só meter umas ampulárias no aqua dos guppy's! :D

A ti saiu-te caro os Cristal e bee's porque?

Os camarões tenho tempo...já que primeiro vou arranjar o areão fino (já estou a tratar disso, ou melhor o meu pai é que está), arranjar a decoração (leia-se tronco e musgo) e assim tenho tempo para me decidr por qual a espécie de camarões mais adequada para o aqua de 20 Litros, já vi que existem algumas incompatibilidades entre espécies (por causa das criações) e perceber o porque de te ter saido caro esse investimento! :D

Publicado:

referias-me ás duas situações! JS ser muito boa ou má!

Saiu caro pois comprei 10 por 20€ mais portes e em duas semanas morreram todos! Aconselho-te a ganhar calo!

Atenção ao areao! Convem ser escuro! Os camarões sobressaiem muito mais em substratos escuros! Atenção que não pode ser calcario! POis faz subir o pH! Depois é troncos e muito musgo! Temp na ordem dos 25ºC e nada de fertilizantes!

Abraço Sérgio Torres

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Publicado:

maxxedison,

Pergunta aqui no forum que o pessoal arranja-te ampularias baratas!

Fala com o Antonio Violante ou Carlos1979, eles enviam por correio e são de confiança!

Sergio,

Não me fales da JS que hoje não levaram uma resposta mais agreste, porque não calhou!

Amanha conto-te!

As coisas deles até podem ser porreiras mas ainda não consegui por a vista encima na minha encomenda, para poder opinar.Sinto que tou a ser enrolado... :twisted:

Publicado:

Maxx na minha pouca expriencia com invertebrados aconselho-te uns caracois que são muito bonitos: planorbis corneus para o aqua de 20l e ampularias para os restantes (convem coloca-las ja granditas no de ciclideos ;) )

Boa sorte com os invertebrados!!!

ps: se quiseres uns planorbis mandame um Mp que eu doute uns :laugh:

Publicado:
referias-me ás duas situações! JS ser muito boa ou má!

Saiu caro pois comprei 10 por 20€ mais portes e em duas semanas morreram todos! Aconselho-te a ganhar calo!

Atenção ao areao! Convem ser escuro! Os camarões sobressaiem muito mais em substratos escuros! Atenção que não pode ser calcario! POis faz subir o pH! Depois é troncos e muito musgo! Temp na ordem dos 25ºC e nada de fertilizantes!

Eu sou daquele tipo de pessoas que ainda tem receio de adquirir (seja o que for) pela net, chamem-me antiquado, mas o facto é que prefiro ser enganado olhando nos olhos da pessoa, assim quando a vir na proxima vez (nem que seja ao fim de muitos anos) leva com um taco de baseball pela cabeça abaixo! :mrgreen:

Em relação a ganhar calo Sergio, tens toda a razão e nem sequer me vou precipitar, primeiro umas ampularias e depois vou para uns camarões de mais ou menos facil manutenção e para principiante, foi o que fiz com os peixes, tive muitos anos a ter daquelas especies chamadas de "normais" e só depois é que me mandei para discus (é mais a minha mulher) e ciclideos Africanos, são peixes que também não saem nada barato para me morreram ao fim de poucas semanas, nem eu me metia nessas aventuras sem alguma ajuda ou conhecimento, especialmente quando comprei o meu primeiro casal de discus (Pigeon Blood) já na altura custaram 32 biscas.......até me doeu....só as mulheres para me fazerem uma coisas destas! cheers

Já tinha lido sobre o areão...logo agora que tinha arranjado fornecedor (leia-se o meu Pai :D ) de areia fininha (peneirada) quase branca, bem...fica para outra vez...!

Publicado:

Boas,

Crystal Red e outras espécies podes comprar ao membro Aquaben... ele vive aí perto. Aproveitas e conheces o fishroom dele!

Também tens como opção a Naturline em S. Domingos de Rana. Eles costumam ter uma boa variedade de invertebrados. Podes achar um pouco longe, mas a visita à loja compensa! ;)

Publicado:
Boas,

Crystal Red e outras espécies podes comprar ao membro Aquaben... ele vive aí perto. Aproveitas e conheces o fishroom dele!

Também tens como opção a Naturline em S. Domingos de Rana. Eles costumam ter uma boa variedade de invertebrados. Podes achar um pouco longe, mas a visita à loja compensa! ;)

É uma boa ideia Jorge, vou aproveitar e falar com o Aquaben, ao menos sempre sei de onde aqueles camarões nasceram e as condições em que estiveram, para que possa ter as condições o mais parecidas possivel! Melhor que loja Fisica só mesmo directamente ao criador! ;)

Também vou dar um saltinho a Naturline, o longe serve de desculpa de um passeio e não tenho problemas com a minha mulher já que ela ainda é mais "maluca" do que eu em relação a peixes e assim que lhe disser, não me vai largar até lá irmos! ;)

Publicado:
Maxx na minha pouca expriencia com invertebrados aconselho-te uns caracois que são muito bonitos: planorbis corneus para o aqua de 20l e ampularias para os restantes (convem coloca-las ja granditas no de ciclideos ;) )

Boa sorte com os invertebrados!!!

ps: se quiseres uns planorbis mandame um Mp que eu doute uns ;)

Boas Napalm_Betta, no de Ciclideos africanos, por enquanto não vou por caracois, seria um castigo muito severo para as ampularias! ;)

Assim que tiver o Aquário de 20L minimamente em condições (agora ando á procura de areão negro e de um tronco ao meu gosto), mando-te um PM! Obrigado! ;)

Publicado:

Vocês já falaram imenso desde ontem e só agora pude vir aqui, eu perguntei se conhecias a Ruimar porque o membro mjm mora lá perto, compro-lhe as Ampulárias, plantas, corydoras, etc, assim era um local conhecido para ti uma vez que não moras para estes lados.

Publicado:
Vocês já falaram imenso desde ontem e só agora pude vir aqui, eu perguntei se conhecias a Ruimar porque o membro mjm mora lá perto, compro-lhe as Ampulárias, plantas, corydoras, etc, assim era um local conhecido para ti uma vez que não moras para estes lados.

Tenho que lá ir fazer uma visita ao Sr. Rui, mas quando vou a Lisboa atrás de Lojas de Aquário, o meu carro acaba sempre por estacionar frente ao Aquaplante :mrgreen: (parece o Oceanário, perco-me lá dentro durante horas) e nunca me lembro de ir dar um salto á Damaia ao Ruimar e tão pertinho que fica! Mas agora até me tenho safado com algumas lojas da margem sul que não me tem deixado mal! :drinking: