Recommended Posts

Publicado

Boas, adquiri um aquário (kit Rena Aquarama 80) esta semana bem como material filtrante orgânico, o aquário tem capacidade para 100lts mas com filtros e a caixa que lá vem restam 85, como pretendo por algumas plantas e essencialmente musgo a lâmpada troquei para 20w (espero ser suficiente). tenho lido muitos tópicos deste fórum e tenciono ler ainda mais um pouco antes de iniciar a montagem. As minhas questões iniciais são as seguintes:

1- com algumas plantas e uma espécie de "tapete de musgo" necessito/convém substrato?

2- em termos de fauna estou a pensar optar belos barbos tigre e/ou barbos verde (desculpem mas não sei se o nome estará correcto), e aqui reside também outra duvida que outros peixes são compatíveis? (pretendo também juntar corys)

3- usando as bactérias fornecidas no kit supostamente acelera a ciclagem, ainda assim quanto tempo devo esperar?

Rena Aquarama 80

Lightning 20w

100 watt heater thermostat.

500 l/h power filter.

Dimensions Length 80cm x width 30cm x height 42cm tank,

with hood fitted 49cm.

Contains 85 litres of water.

Agradeço desde já as vossas respostas.

Vai uma mordidela?

Bite

Publicado:

Boas

Substrato tens de ter sempre, quanto mais não seja para as plantas (o musgo também é planta) fixarem as raízes.

Quanto aos barbos são hiperactivos mas compatíveis com as Cories.

O tempo a esperar vai ser indicado pelos resultados dos testes.

Pesquisa mais um pouco acerca do ciclo do Azoto que descobres.

O que te posso desde já afirmar é que com essa capacidade luminosa não vais poder ter desenvolvimento de plantas.

Abraço

Publicado:
Boas

Substrato tens de ter sempre, quanto mais não seja para as plantas (o musgo também é planta) fixarem as raízes.

Quanto aos barbos são hiperactivos mas compatíveis com as Cories.

O tempo a esperar vai ser indicado pelos resultados dos testes.

Pesquisa mais um pouco acerca do ciclo do Azoto que descobres.

O que te posso desde já afirmar é que com essa capacidade luminosa não vais poder ter desenvolvimento de plantas.

Abraço

Vivas e obrigado,

Assim sendo qual o substrato a usar? qual a capacidade luminosa indicada? (sendo que a tampa só tem capacidade para uma lâmpada) e já agora que outra (s) espécie de peixes posso juntar? pretendo um pequeno cardume de barbos com 5 máximo 8 e provavelmente 3/4 corys, mas gostaria de "colorir" mais o aquário, sempre em vista evitar a sobrelotação so mesmo .

Publicado:
Boas, adquiri um aquário (kit Rena Aquarama 80) esta semana bem como material filtrante orgânico, o aquário tem capacidade para 100lts mas com filtros e a caixa que lá vem restam 85, como pretendo por algumas plantas e essencialmente musgo a lâmpada troquei para 20w (espero ser suficiente). tenho lido muitos tópicos deste fórum e tenciono ler ainda mais um pouco antes de iniciar a montagem. As minhas questões iniciais são as seguintes:

1- com algumas plantas e uma espécie de "tapete de musgo" necessito/convém substrato?

2- em termos de fauna estou a pensar optar belos barbos tigre e/ou barbos verde (desculpem mas não sei se o nome estará correcto), e aqui reside também outra duvida que outros peixes são compatíveis? (pretendo também juntar corys)

3- usando as bactérias fornecidas no kit supostamente acelera a ciclagem, ainda assim quanto tempo devo esperar?

Rena Aquarama 80

Lightning 20w

100 watt heater thermostat.

500 l/h power filter.

Dimensions Length 80cm x width 30cm x height 42cm tank,

with hood fitted 49cm.

Contains 85 litres of water.

Agradeço desde já as vossas respostas.

boas,

as tuas duvidas nem são muitas...

1- ao contrario do que ja te foi dito (não concordo) não tens de meter substrato no teu aquário para manter musgo de java pois o musgo não tem raizes prende-se em troncos e pedras...se quiseres um tapete de musgo tens de tentar prende-lo ao areão...

2 e 3- para saberes se o ciclo esta feito e que peixes podes colocar no aquário tens de ter pelo menos 3 testes, ph, nitratos e amónio. sabendo o ph podes escolher o tipo de peixes a meter no aquário...

em relação a iluminação devo dizer que não é muita mas para o musgo vai chegar...se poderes investir na iluminação ai sim aconselho-te a meteres um substrato debaixo do areão, caso contrario não metas substracto pois as plantas que podes meter no aquário tendo 20w não o necessitam.

para alem do musgo podes tentar meter fetos de java e anubias (ambas agarradas a pedras ou troncos) e talvez consigas manter umas valisnerias...

cumps e boa sorte na montagem...

ja agora, completa o teu perfil para se saber de onde és...

Publicado:
sabendo o ph podes escolher o tipo de peixes a meter no aquário...

ok, obrigado pela resposta,

Já agora acrescento que fiz testes ph à agua (os meus 1ºs :twisted: espero que a falta de experiência não me deixe enganar) e pela cor aparenta 7, insisto em querer os barbos mas queria uma espécie mais "solitária" não de cardume que vagueasse pelo aquário, gostava de guppys mas sei que não é boa escolha para juntar com barbos, alem de necessitarem de ph ligeiramente diferente. Alguém tem solução?

Vai uma mordidela?

Bite

Publicado:

boas

para barbos podes juntar corys mas garanto-te que mesmo elas não escapam a curiosidade dos barbos, aconcelho-te pelo menos 6 para eles andarem entretidos uns com os outros.

para a manutenção de algas um comedor de algas chinês (CAE), é rijo e aguenta as investidads dos barbos.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado: (editado)
ok, obrigado pela resposta,

Já agora acrescento que fiz testes ph à agua (os meus 1ºs :twisted: espero que a falta de experiência não me deixe enganar) e pela cor aparenta 7, insisto em querer os barbos mas queria uma espécie mais "solitária" não de cardume que vagueasse pelo aquário, gostava de guppys mas sei que não é boa escolha para juntar com barbos, alem de necessitarem de ph ligeiramente diferente. Alguém tem solução?

viva,

tenta sempre ter em atenção a 2 coisas

1- se os peixes requerem agua com as mesmas caracteristicas

aqui vai um link onde tem as características da agua para cada peixe...esta completo e facil de visualisar...o problema é ser em francês mas percebe-se visto que o que procura é ph e pouco mais

http://www.aquariophilie.org/recherche/ind...?page=fish_list

2- compatibilidade entre os peixes

http://www.ratemyfishtank.com/freshwater_c...bility_tool.php

cumps

Editado por celsoslec
Publicado:

Vivas, este é um projecto partilhado, logo duas pessoas .... divergências :) . Então é assim, colocamos agora a hipótese de adicionar um casal de escalares ao aquário, como temperamento destes acham que resulta partilhar o mesmo aqua com barbos? quais os peixes indicados para habitar com eles?

Obrigado mais uma vez

Vai uma mordidela?

Bite

Publicado: (editado)

Muita pesquisa no fórum diz me que posso introduzir um cardume de rasboras com os escalares .... não haverá grande confusão? têm mais sugestões????

Editado por .miguel.

Vai uma mordidela?

Bite

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!