Diogo Rolo Publicado Setembro 8, 2008 Publicado Setembro 8, 2008 (editado) Olá a todos, Decidi pegar nos "restos mortais" dos aquários do meu pai e tentar monta-lo. Enquanto estava a montar o filtro de fundo, li nas instruções que devia instalar uma pedra difusora ligada a uma bomba de ar. A questão é que já não tenho a bomba de ar. E tive a ler alguns dos manuais de iniciação à aquariofilia e não vi nada que falasse em bombas de ar. A questão é: Será esta mesmo precisa? Tenho os seguintes itens: Aquário: 50*25*25 (32L) Filtro de fundo (2 unidades) Termostatos Termómetros Alguns tubinhos com pedra difusoras Filtro 200L/H Filtro 600L/H Luz UV 18V Será que isto tudo chega para montar um aquário? Pretendo por algumas plantas e alguns peixinhos. Estou a pensar por alguns Neons. Li algures que também se devem por um peixe limpa-vidros e um limpa-fundos. Obrigado :D edit:Problema nº1... As ventosas estão tão ressequidas que não colam xD Estou a pensar ainda hoje encher isto com agua para ver como se comportam os acessórios e ver se funciona tudo bem... Amanha ou depois vou comprar uma planta-aquática para o aquario... Daqui a 4 ou 5 dias compro os primeiros peixinhos Isto se tudo correr bem até lá :D Editado Setembro 9, 2008 por Sir Mach Citar
AGA Publicado: Setembro 9, 2008 Publicado: Setembro 9, 2008 (editado) Olá a todos, Decidi pegar nos "restos mortais" dos aquários do meu pai e tentar monta-lo. Enquanto estava a montar o filtro de fundo, li nas instruções que devia instalar uma pedra difusora ligada a uma bomba de ar. A questão é que já não tenho a bomba de ar. E tive a ler alguns dos manuais de iniciação à aquariofilia e não vi nada que falasse em bombas de ar. A questão é: Será esta mesmo precisa? Tenho os seguintes itens: Aquário: 50*25*25 (32L) Filtro de fundo (2 unidades) Termostatos Termómetros Alguns tubinhos com pedra difusoras Filtro 200L/H Filtro 600L/H Luz UV 18V Será que isto tudo chega para montar um aquário? Pretendo por algumas plantas e alguns peixinhos. Estou a pensar por alguns Neons. Li algures que também se devem por um peixe limpa-vidros e um limpa-fundos. Obrigado Com os filtros que tens (presumo que internos) dispensam-se os de fundo. Luz UV de 18W (e não 18V) não deves usar. Se for mesmo UV e se for de colocar no aquário é só substituir a lâmpada e colocar uma daylight. Limpa vidros e limpa fundos não é uma boa descrição... arriscas-te a comprar um "pleco" que te cresce muito (pesquisa antes... eventualmente um LDA25, ottos...) Neosns é possível, mas depende muito da tua água. Actualiza os teus dados. Resposta ao EDIT: estás a ir demasiado rápido... pesquisa antes de colocar peixes, para colocares peixes em 5 dias tens de tomar cuidados (é possível, mas desaconselhado, a não ser que saibas bem o que estás a fazer e para saberes deves pesquisar) - ciclo do azoto diz-te alguma coisa? Cumps Editado Setembro 9, 2008 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
RCP Publicado: Setembro 9, 2008 Publicado: Setembro 9, 2008 Olá Sir Match, não percebi uma coisa tens dois filtros (200Lh/600Lh)? se tiveres não se justifica instalares o filtro de fundo (que funciona com a bomba de ar). Para montares o aquário tens quase tudo, precisas apenas de substrato para as plantas, plantas e se quiseres alguma decoração (troncos, pedras, etc). Depois de encheres o aquário, já com as plantas e tudo no sítio, deves fazer testes à água para ver se está tudo ok. Se comprares um "activador biológico" podes por os peixes passado 1 semana, mas sempre aos poucos. No início convem pores apenas um ou dois limpa fundos, só para ajudar o aqu ário a arrancar. Para não estar a dizer aquilo que já foi dito milhares de vezes, é preferivel ires colocando as tuas dúvidas. Citar Cumprimentos aquáticos... Ricardo Caires Pinto
Diogo Rolo Publicado: Setembro 9, 2008 Autor Publicado: Setembro 9, 2008 Ok, desde já agradeço as respostas rápidas. Eu só estou a pensar usar o filtro de 600L / H. Dispensa-se então o de fundo? Ok então amanha tiro-o Eu quando descrevi os peixes desse modo era porque não tinha outro modo de os descrever :D Ainda estou muito verde neste assunto. Estou a pensar comprar amanha uns papeluxos que indicam o pH e depois vejo se ele é bom para o que quero, se prefiro adaptar o pH aos peixes que desejo ou então adaptar as minhas escolhas de peixes ao pH que tenho Já ouvi falar em ciclo do azoto, sim sr Será que é mesmo necessário colocar um peixe para iniciar o ciclo? Uma planta não dá para o efeito? Acho q são estas as duvidas que tenho agora Obrigado Citar
babykhan Publicado: Setembro 9, 2008 Publicado: Setembro 9, 2008 Já ouvi falar em ciclo do azoto, sim sr Será que é mesmo necessário colocar um peixe para iniciar o ciclo? Uma planta não dá para o efeito? Acho q são estas as duvidas que tenho agora :D Obrigado Boas Então em que ficamos, ouviste falar em ciclo do Azoto ou não? Uma planta não realiza o ciclo do Azoto, o que realiza o ciclo são as bactérias nitrificantes. Para que elas o realizem é necessário amoníaco, esse elemento é fornecido pelas fezes dos peixes, pela comida em decomposição, etc. Enquanto não tiveres uma colónia estabelecida não te interessa introduzir peixes pois vão estar constantemente a morrer... Mas isto tu já sabes pois "Já ouvi falar em ciclo do azoto, sim sr ". Se calhar (é só a minha opinião) devias recapitular essa leitura... Abraço Citar O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
AMPF Publicado: Setembro 9, 2008 Publicado: Setembro 9, 2008 Acho que o Sir Mach está a confundir o ciclo completo com a introdução gradual dos componentes vivos e não vivos do aqua e a sua hierarquia. Inicialmente deverás colocar plantas e se possivel um concentrado de bactérias (Ex: Sera Nitrivec, passo a publicidade) para iniciar a cultura das mesmas. Mais tarde quando tiveres os niveis de ph gh e dh estáveis assim como a temperatura deverás colocar peixes de acordo com os mesmos valores. Apartir da decomposição das fezes e alimentos dos peixes o ciclo se completará. espero nao estar a induzir ninguém em erro! Boa Sorte Citar
Diogo Rolo Publicado: Setembro 9, 2008 Autor Publicado: Setembro 9, 2008 Uma planta não realiza o ciclo do Azoto, o que realiza o ciclo são as bactérias nitrificantes. Eu sei que são as bactérias que realizam esse ciclo. Apenas pensei que qualquer ser vivo de maiores dimensões, como o peixe ou a planta o pudessem INICIAR. Ao que parece é só mesmo o peixe Acho que vou mesmo dar uma nova leitura a essa parte do manual Inicialmente deverás colocar plantas e se possivel um concentrado de bactérias (Ex: Sera Nitrivec, passo a publicidade) para iniciar a cultura das mesmas. Mais tarde quando tiveres os niveis de ph gh e dh estáveis assim como a temperatura deverás colocar peixes de acordo com os mesmos valores. Tens ideia do preço desse tal concentrado de bacterias? Não ficará mais em conta colocar lá um peixe? E em relação aos testes, o do pH é fundamental, claro. Os outros são obrigatórios? Já agora, o ciclo do azoto demora quanto tempo a fazer? Obrigado Citar
AGA Publicado: Setembro 9, 2008 Publicado: Setembro 9, 2008 Eu sei que são as bactérias que realizam esse ciclo. Apenas pensei que qualquer ser vivo de maiores dimensões, como o peixe ou a planta o pudessem INICIAR. Ao que parece é só mesmo o peixe Acho que vou mesmo dar uma nova leitura a essa parte do manual Tens ideia do preço desse tal concentrado de bacterias? Não ficará mais em conta colocar lá um peixe? E em relação aos testes, o do pH é fundamental, claro. Os outros são obrigatórios? Já agora, o ciclo do azoto demora quanto tempo a fazer? Obrigado Eu nunca usei bactérias, pois elas andam por aí, basta dar tempo ao tempo. Admito, no entanto, que será mais rápido e seguro usar essas bactérias. Se tiveres possibilidade de ter alguém que te coloque uma esponja do filtro num aquário já ciclado, ou algo similar também pode adiantar. A conclusão do ciclo pode demorar cerca de 1 mês e há muitos processos. Eu coloquei peixes, mas também só fiz um ciclo desde o início, nos outros casos sempre usei massas filtrantes já maturadas (tu deves colocar 1 peixe pequeno, caso optes por essa via). Eu também costumo intensificar as TPA´s nessa fase, para diminuir a quantidade de amónia/ nitritos (não há necessidade de estar a submeter o(s) peixe(s) a valores elevados destes compostos. Os testes de amónia, nitritos e nitratos podem ajudar, mas caso só queiras comprar um deles eu optaria pelo de nitratos... com o aparecimento de nitratos já tens bactérias que convertem os nitritos em nitratos (as primeiras convertem amónia em nitritos) e isso assinala-te que estás perto do final do ciclo. Depois o teste de nitratos continua a ser útil, para tentares manter esse composto dentro de valores aceitáveis (com plantas e TPA´s). Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Recommended Posts