Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas!

Antes de mais devo dizer que esta não é a minha 1ª experiência no mundo da aquariofilia.... sendo que já tive aquarios variados...mas nunca levei o hobby muito a sério! era mais um part time com a minha mãe... agora, recuperei um aquario que já tinha, e quero começar a trabalhar nele a sério! Venho então tirar algumas duvidas por aqui... o meu aquario é de 60 litros, já tenho termostato, bomba de ar... e só me falta o filtro que vou comprar hoje! Gostaria de saber quanto tempo tenho que esperar para iniciar o ciclo do azoto, pode ser iniciado a partir do momento em que os valor essenciais da agua, estiverem estabilizados!?

Já agora, alguem me pode ajudar a encontrar algum sitio onde possa consultar as espécies de fauna e flora, tendo imagens e ficha...??

por agora é tudo.... mas estarei de volta, com certeza, para mais duvidas!

desde já, obrigado e aguardo feedback!

Cumprimentos!

Editado por andamentos
Publicado:

quanto ao ciclo do azoto é so pesquisar um bocado ha muitos topicos sobre isso.Mas faz-se como se tivesse a trabalhar a meses com tudo ligado filtro bombas aquecedor luz plantas co2 se quiseres por, so nao poes peixes apos algum tempo e tem que ser um bem resistente para aguentar os picos de amonia.

coloca todas as duvidas que tiveres so assim seras ajudado e nao te esquecas a pesquisa é nossa amiga :D

AnDrE KaRmO

Publicado:

Em relação ao ciclo, claro que as plantas devem e tem que estar presentes! Elas pertencem ao ciclo! Se procurares no forum, vês a sua importancia!

Em relação à temperatura, tambem é necessaria, para manter as plantas e tambem é um meio mais seguro para calibrar o aquecedor!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Boas, de novo....

Ok, já tenho filtro e tudo a andar..... o pH é de 8, algum "truque" para baixa-lo??

e gostaria tb que me aconselhassem para escolher o primeiro habitante! O " crash test Dummy" por assim dizer... tem que ser resistente.... um peixe de agua fria normal.. serve? Tipo, Koi Fish?!? aqueles vermelhos....??? será??

Obrigado!

Cumprimentos!!!

Publicado:

Boas

Para baixar o ph pode por turfa no filtro ou entao uns troncos no aqua com co2... na minha opiniao deixavas de usar o o2 pois as plantas vao ressentirse se tiveres os o2 ligado sempre pois elas fazem a fotossintese que ja deves saber o que e...

Quanto a peixes de agua fria kois e isso como descreves sao peixes que sao bastante porcos e crescem 40 cm ou eja precisam a volta de 150l por cada peixe desses , e um erro enorme manter um bixo desses num globo ;)

Para mim punha uma corydora pode ser a tua escolha tens variadissimas especes pois sao resistentes e começas logo com a equipe de limpeza :D

Cumps

cons.jpg*
Publicado:

Não há necessidade, nem é aconselhável, a teres esse pensamento de peixe para abate.

No meu primeiro aquário comecei com duas corydoras albinas (possivel erro de principiante, dado que vim a descobrir que sofrem muito com a amónia), e elas ainda são felizes habitantes do meu aquário.

Escolhe um dos peixes, que estas interessado em ter la de futuro, e tenta que seja o mais resistente deles. A questão importante é que com esse volume, deverias colocar posteriormente no máximo dois peixes a cada semana, mais espaçado até se possivel, e controlando os parametros do teu aqua. Não te esqueças é que mesmo colocando um peixe de "limpeza", terá que ser alimentado como qq outro.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Publicado:

Bom Dia!

Obrigado pelo feedback...

Vou então usar um tronco, para ajudar a baixar o pH.

Eu já tenho plantas a viver no aquário, será que fiz mal? deveria tê-las posto mais tarde?

E devo começar a pôr comida já... ou espero até colocar o 1º habitante e iniciar o ciclo?!?

Será que faz mal às plantas estarem próximas do termostato, ou nem por isso!?

Obrigado

Cumprimentos!

Publicado:

Baixar o pH, ou turfa (mesmo lavada, deixa a agua acastanhada), CO2 (faz baixar um pouco) ou tronco (depois de tratado, acho que deve ser a melhor opção).

Em relação ao peixe resistente! Coloca um peixe que se aguente bem, tipo zebra ou cory, mas que seja um dos peixes que pretendes ter futuramente! Pois esse de peixe de sofrimento, não é muito boa!

Em relação ao Oxigenio, como é sabido, as plantas consomem CO2 e prouzem O2 recorrendo à energia luminosa! Mas por outro lado, quando esta ultima falha (energia luminosa-NOITE) as plantas passam a consumir O2! Assim acho que a melhor opção é comprar uma ficha temporizada e ligares a bomba de ar só durante o periodo de obscuridade!

Abraço Sérgio Torres

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Publicado:

Boas!

Estou com o que me parece ser um pequeno problema... mas que pode vir a tornar-se feio!

tenho a agua um pouco turva.... não muito mas dá para notar!

alguma ajuda neste ponto!??

Já agora quero por aqui dizer, que ao escrever "Crash Test Dummie" para designar o primeiro habitante, não queria ofender, nem ferir a susceptibilidade de, ninguem.... foi uma forma realista e regada de humor, talvez negro, de encarar a possibilidade de correr mal...

Sem mais, aguardo feedback!

Cumprimentos

Publicado:
Boas!

Estou com o que me parece ser um pequeno problema... mas que pode vir a tornar-se feio!

tenho a agua um pouco turva.... não muito mas dá para notar!

alguma ajuda neste ponto!??

Já agora quero por aqui dizer, que ao escrever "Crash Test Dummie" para designar o primeiro habitante, não queria ofender, nem ferir a susceptibilidade de, ninguem.... foi uma forma realista e regada de humor, talvez negro, de encarar a possibilidade de correr mal...

Sem mais, aguardo feedback!

Cumprimentos

agua turva pode ser amonia e sinal ja iniciou o ciclo :laugh:

cumps

cons.jpg*
Publicado:

Boas

Eu sou novo neste hobby. Tinha um aquario antigo pequeno ( 40x22x22) que voltei a montar (filtro, aquecedor). Na loja, depois de ter tratado a agua e tudo isso aconselharam me um casal de guppys e um coridora albino como "estreantes".

O problema é que os dois guppys morreram passados dois dias e agora nao sei bem o que fazer. O pH está normal e o limpa fundos tem se dado muito bem... ate agora.

Ao ler este tópico pensei q alguem me podia ajudar... sugestoes? obrigado...

Publicado: (editado)

Boas!

Depois de tudo estar a andar..... e de o ciclo ter começado..... hoje deparei-me com a primeira morte no meu aquário.... comprei dois Corydoras, um deles "Panda".... este ultimo está vivo e de boa saúde segundo me parece! já o outro, não percebo qual poderá ter sido a causa de morte... mas há este pequeno pormenor, na loja, qdo o Senhor o apanhou para o pôr no saco.... tb retirou de lá um peixe morto...!?? terá alguma coisa a ver??? o "panda" veio de outro aquário.... de resto não estou mesmo a ver....será que não aguentou a amonia!?? até porque o peixe parecia estar bem, mas hoje lá estava, morto!

já agora, o meu filtro cria uma corrente no aquário com alguma força... será prejudicial!??

Obrigado

Cumprimentos

Editado por andamentos
Publicado:

Boas....

Cá estou eu de novo a pedir ajuda a quem sabe!

A àgua do meu aquàrio, está um bocado pó amarelo... é normal!?? Ou é razão para me preocupar e tomar medidas!? Se sim, quais!???

de resto está tudo bom, apesar de ter perdido um habitante... o outro continua por ali e de boa saúde!!! Embora muito escondido, mas presumo que seja mesmo assim sendo ele um Corydora "panda"... estou certo!? É um comportamento normal estar sempre escondido???

Desde já obrigado!!!

Cumprimentos

Publicado:

Boas

Ok... talvez seja esse o problema, esteve algumas horas num alguidar depois de "lavado".... mas não o fervi!

E agora!? Será prudente retira-lo do aquario e ferve-lo!??

Já agora, quantas horas de luz devo ter no aquario!??

Obrigado

Cumprimentos!

Publicado:

Entre 8 a 10 horas! depois vais vendo!

Em relação ao tronco! Tens ai um bonito serviço! LOl

Se não tiveres nada agarrado ao tronco nãp há nenhum problema! Se tiver, tenta tirar!

Ferve o tronco varias vezes! Varias corresponde a umas 10! lol

Até que a agua final não pareça "chá" Mesmo depois, deixa-o dentro de agua uns dois dias e retoma a fervura! dois dias dentro de agua e pode ser que te safes!

Posta lá uma foto do tronco!

Abraço Sérgio Torres

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Publicado:

pois.....

eu vi logo..... bem já o retirei do aquario e já o pus na fervura... não tenho nada agarrado ao tronco, nem tinha...

em relação á agua!? posso deixá-la lá... ou tenho que a mudar!???

(o que irá afectar o ciclo e o meu habitante!)

fotos não consigo de momento... (formatei o pc há pouco e não tenho quase software nenhum instalado!) qdo puder posto!

Obrigado!

Publicado:
pois.....

eu vi logo..... bem já o retirei do aquario e já o pus na fervura... não tenho nada agarrado ao tronco, nem tinha...

em relação á agua!? posso deixá-la lá... ou tenho que a mudar!???

(o que irá afectar o ciclo e o meu habitante!)

fotos não consigo de momento... (formatei o pc há pouco e não tenho quase software nenhum instalado!) qdo puder posto!

Obrigado!

uns 10 litros de 2 em dois dias resolviao isso da agua amarela

Publicado: (editado)

Boas!

Aqui vão imagens...

O tronco... já fora do aquario e a levar o tratamentos que deveria ter levado logo.....

13092008271.jpg

e aqui uma coisa... algo estranha.. (pelo menos para mim...) dei com isto:

14092008272.jpg

(desculpem a qualidade, foi com o telemóvel) está a crescer no aquario.... parece ser uma planta... mas qual!??? será "filha" da que está ali perto???

o mais estranho é que tenho outra a crescer... esta, está afastada de qlqr uma das plantas:

14092008273.jpg

reparem... ali ao fundo ao centro....

alguem me pode dizer que pode ser????

obrigado

Cumprimentos!

PS: desculpem o tamanho exagerado....

Editado por andamentos
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!