Manuel Sacramento Publicado Julho 24, 2004 Publicado Julho 24, 2004 Olá a todos: A questão é esta: O meu PH está +/- 6.8/7.0 e o KH em 10/15 mg/l (1/2 gotas do reagente) o que eu considero se calhar demasiado baixo,isto em relação ao crescimento de discus,porque para casais está excelente. Gostaria de aumentar o KH sem mexer no PH e disseram-me para adicionar sal na água que os carbonatos subiriam,e assim o fiz em teste num copo com 1 litro de água e fui adicionando sal até,imagine-se ás cinco colheres de sopa,e o KH nem subiu um bocadinho. Posto isto alguém quer dar a sua opinião sobre este assunto? Também sei que posso adicionar carbonato de cálcio para fazer subir o Kh/GH mas aqui interrogo-me se será saudável para os peixes.Não sei se alguém tem experiência neste campo,se sim gostaria de ouvir opiniões! Um abraço a todos Citar
Esgalha Publicado: Julho 25, 2004 Publicado: Julho 25, 2004 eu tenho um produto que adiciono a agua proprio... achoq ue e carbonato de calcio, n tenho a certeza, da jbl.. deve haver de outras marcas. o ph tem tendencia a subir, e a minha agua ja a saida da torneira e um bocado alcalina, mas ocmpenso com um outro produto que faz descer o PH.... nas mudas de agua faço sempre a mistura nos recipientes onde meto a agua m repouso, e dpeois qd os valores estao certos deito para dentro do aqua e o aqua fica estabilizado. e de vez enqaundo controlo os valores do aqua, e estao sempre bons. Citar
caotropheus Publicado: Julho 25, 2004 Publicado: Julho 25, 2004 Subir a dureza da água, sem mexer no pH é um pouco difícil. A dureza da água é tanto mais alta quanto maior o teor de Calcio e Magnésio dissolvidos na água. Podes subir a dureza colocando materiais calcáreos no aquário, como por exemplo, conchas, rocha de calcário como decoração ou com bicarbonato de cálcio. O sal, não mexe no kH. Citar
Peter Alien Publicado: Julho 25, 2004 Publicado: Julho 25, 2004 Boas, Sinceramente acho que não devias mexer era em nada, não acho que os valores estejam tão maus como tu dizes. Ás vezes o pessoal mais perfeccionista, devido a isso, acaba por fazer asneirada. Quanto ao sal, esquece pode-te dar mais dores de cabeça do que alegrias, e já agora, não muda nada o KH. Citar © Peter Alien Strikes Again Productions 2005
Manuel Sacramento Publicado: Julho 25, 2004 Autor Publicado: Julho 25, 2004 Eu acho que os valores até estão muito bons para a criação de discus,o meu problema será com os discus mais pequenos que eventualmente precisam de uma água mais dura,no entanto.... Citar
Hugo Santos Publicado: Julho 25, 2004 Publicado: Julho 25, 2004 Oi Manuel, sal é cloreto de sódio logo não aumentará o KH... Para aumentar o KH será necessario um carbonato ou um bicarbonato. O mais facil de se encontrar é o de sódio, mas os discos não gostam muito de excesso de sódio, logo o de potássio será a melhor opção. De resto não será possivel aumentar o KH sem que o PH suba... Em relação À dureza GH será possivel com cloreto de calcio e não mexerá no PH. Sinceramente não vejo necessidade de fazer algo em relação à sua agua Abraço Citar
paulo duarte Publicado: Julho 26, 2004 Publicado: Julho 26, 2004 O meu PH está +/- 6.8/7.0 e o KH em 10/15 mg/l O que eu não dava para ter esses valores na água da minha zona Também creio que esses valores estão óptimos, mesmo para o crescimento de juvenis. Deve existir nessa água cálcio suficiente para o desenvolvimento do esqueleto dos bichinhos. além disso, os discus selvagens, de águas macias, não sofrem de raquitismo ou atrofia do esqueleto, pois não Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Manuel Sacramento Publicado: Julho 26, 2004 Autor Publicado: Julho 26, 2004 Olá Pessoal: Bom acho que a água é capaz de ser mesmo boa,depois dos comentários efectuados acho que não vou mexer em nada,mas claro é sempre bom ouvir as vossas opiniões e experiências. Cumprimentos Citar
Recommended Posts