Reproducao de Neons facil


Recommended Posts

Li bastante sobre reproducao de Neons (Paracheirodon innesi) e mto do que li sugere dificuldades grandes na reproducao.

 

Essa nao e a minha experiencia, pelo menos no capitulo da desova, dado que nao pretendo reproduzi-los.

 

Montei um aqua Sicce 25L com filtro de tampa.

Modifiquei o filtro e coloquei alguns blocos de trufa activada JBL mais mini ceramicas porosas da Sera.

- areao Hagen preto (daquela coberto com resina de fabrica)

- tronco vermelho

- montes de musgo de java que comprei a um membro do grupo, que ocupa a maior parte do aqua.

 

Agua de Lisboa tratada com 1cc de Tetra pH/kH minus mais uma pitada de bicarbonato para cada 5L (de acordo com as minhas experiencias reportadas noutro forum - atencao para comunitario nao uso so isto).

O pH ainda esta a 7 mas isso deve-se a que o aqua e muito novo: segundo as minhas observacoes demora cerca de 4 meses ate haver uma estabilizacao em pH acido c a H2O local, nao sei ainda porque.

 

Fauna 6 Neons 2 dois Oto affinis.

 

Alimentacao abundante ate a femea dominante ficar rolica. So flocos Tetra e congelados 'mistura tropical' tratada com Flagyl.

 

Desde ha cerca de 5 dias ha danca de dois (ja vi a tres) na parte superior do musgo, com desovas quase continuas quando a luz de cima esta apagada.

Dado este facto nao entendo o porque das tecnicas mirambolantes recomendadas para a desova.

 

Nao faco tencoes de ir mais adiante com a cricao por falta de tempo, mas a desova indica-me que as condicoes biologicas no aqua sao boas (e ainda vao melhorar).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

acho segundo o que tenho lido e por experiência própria, que a desova regular não é o problema (tenho 3 especies de caracideos que desovam com regularidade no meu comunitário) o problema está na eclosão e sustentação dos alevins que têm uma taxa de mortalidade muito elevada.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho segundo o que tenho lido e por experiência própria, que a desova regular não é o problema (tenho 3 especies de caracideos que desovam com regularidade no meu comunitário) o problema está na eclosão e sustentação dos alevins que têm uma taxa de mortalidade muito elevada.

 

Bom isso faz sentido (sem trovoes etc).

 

Mas e bom haver desovas, penso que pode ser um indicador biologico importante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim tens razão, geralmente os meus fazem as desovas após as TPA´s onde a temperatura da agua é mais baixa.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

acho que um dos problemas para ser complicado fazer criação de neons e cardinais é que o seus ovos e alevins são fotosensiveis, morrem na presença de luz, só se conseguem desenvolver no escuro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

acho que um dos problemas para ser complicado fazer criação de neons e cardinais é que o seus ovos e alevins são fotosensiveis, morrem na presença de luz, só se conseguem desenvolver no escuro.

 

Certissimo, alem disso ter ovos nao significa que estes tenham sido fertilizados. Mas no meu caso, dadas as dancas - que continuam - acho que sim.

 

Neste momento o aqua de 25L esta um pouco superlotado com 9 Neons, 2 Otos e um Ancistro bebe, mas esta tudo bem calmo e feliz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais