Recommended Posts

Publicado (editado)

Bem venho apresentar o meu primeiro aquario ja montado à muito tempo....sempre em constantes mudanças como vão poder ver...

espero que comentem e me ajudem nesta montagem para um aquario melhor...

Setup:

Nome:?? a precisar de ajuda !!

Data de montagem: ai à 1 ano e meio

Dimensões: 80 x 30 x 40 = 96l brutos

Iluminação: calha 96w 4x24w lampadas de 10000k

Filtragem: Eheim professional 1

Substrato: areao vulcanico (lavalit) misturado com areao de rio, maioritariamente lavalit

Co2: caseiro

Decoração: 1 pedra e 1 tronco

Flora:

Limnophila sessiliflora

Hygrophila polysperma

riccia

blyxa japonica

musgo de java

ludwigia stellata

vallisneria nana

Fauna:

2 escalares

5 rasboras arlequim

3 cabeça de bebado

2 ottos

1 coridora

1 sae

Bem veja as fotos da evolução e comentem...

Bem já foi assim...

gallery_21175_748_388660.jpg

Actualmente está assim (quer dizer, as plantas estão um bocadinho maiores lol)

gallery_21175_748_426236.jpg

Cumprimentos

Editado por Pereirinha

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!

A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

• Replies 97
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

boas

tens material para fazer dai coisas bem a maneira.

o teu aquario acho que lhe falta apenas um pouco mais de organizaçao nas plantas.

podares algumas plantas, nao sei se á frente sao valisnerias ou sagitarias e passarem um pouco mais para traz , dares um jeito no fundo do aquario que esteticamente fica feio as bolhas da humidade lá acomuladas.

de resto é evoluçao com o tempo e da primeira foto para a segunda já se nota uma grande diferença , mais ainda pode melhorar mais cabecadura

força nisso.

abraços

Publicado:

Obrigado pelos conselho e de certa forma elogio, s

abes o que é? É que essas plantas foram-me oferecidas e eram bem pequenas e então eu pensava que iam ficar sempre assim, depois eu vi-as crescer e a reproduzir-se e custou-me andar la a mexer mas vou ter que dar um jeito nisso e se calhar ja posso passar o tronco que ta la atras com musgo (do lado direito), que mal se vê mais para a frente, que achas?

olha e surgiu-me umas duvidas como é que contra-las as fertilizações? é pelos testes? é que a serio so tenho mesmo os teste do ph, kh e do no2 não tenho mais nenhum, vou ter de começar a pensar em investir numa mala de testes não é?

a minha fertilização actualmente é com 5ml de plant nutrition +; 10ml de potassio receita caseira; e 2.5ml de ferro da seachem, e as plantas safam-se como se pode ver nas imagens...

tenho de tirar mais fotos (depois das alterações que me recomendas-te) mas com uma máquina fotografica é que estas foram com tlm lol...

Mas obrigado pelo comentario a serio...

Agradeço mais lol

Publicado:

Boas

Concordo com o krypticall, na minha opinião devias tentar mover para a traseira do Aqua essas Valisnérias e deixar o tapete de Blixas alastrar,

podando para obter um Layout mais 'natural'...

Deves tentar também agrupar as plantas por espécie, anda para aí muita planta igual em vários sitios.

Se puderes (a fertilização permite) acrescenta algum 'vermelho' à coisa, tipo do lado esquerdo do tronco, melhorava o ponto focal.

Abraço

Publicado:

Obrigado pelos comentarios...

pois é, é nisto que eu sou um zero à esquerda: essas historias dos layouts e hardscapes...

podar a blixa como? cortar mesmo as folhas? as folhas cortadas não iriam morrer?

sim isso da vallisneria ta decidido e para breve move-la la para trás mas o que me dizeis de por o tronco mais cá para a frente?

as plantas vermelhas já vêm a caminho são Rotala Rotundifolia devem chegar na segunda por atraso dos correios com certeza porque eram para ter chegada hoje, comprei-as ao membro verissimo...também já tinha pensado em dar um vermelho à coisa

as plantas que ves por ai espalhadas sao higrophila polysperma, aquilo cresce que farta lol e entao já não sabia onde as por...

mas essa historia do layout com blixa agradou-me explica-me lá lol...

Abração a todos

Publicado:

boas

sim eu guio-me bastante pelos testes. e talvez por isso tenha sempre os meus aquarios isentes de algas.

olha eu sempre me safei só apenas com o teste de NO3 e PO4 para mim acho que sao os unicos mais issenciais num plantado.

tudo o resto faço a olho , assim como ferro , potassio , micros , magnesio , calcio.

calcio adiciono porque como tenho alguns caramujos e o pouco que a agua contem para as plantas os caracois ajudao a assimilar um pouco , logo entao reforço um pouco a olho com decalcit.

magnesio só adiciono se os micros que estiver a usar já nao os tiver.

micros fertelizo diariamente em pequenas quantidades dividido pela dose recomendada semanal. ( as veses um poucquinho a mais. )

potassio adiciono diariamente na propurçao dos fosfatos, 1ppm de fosfatos que normalmente mantenho quase sempre adiciono 10ppm de potassio.

nitratos tento sempre manter abaixo dos 10ppm

ferro adiciono tambem diariamente apenas para reforçar um pouco mais os micros que já os contem.

para se ter mais o menos estas doses diarias equilibradas, Luz vs CO2 é tambem importante que estejao equilibrados com o que se tem dentro do aquario e com a litragem do mesmo.

é tudo uma procura do equilibrio certo.

de inicio gastasse um pouco em testes a tentar perceber o nosso aquario mas depois de comecares a conhecer os seus gastos diarios já so faço os teste 1 a 2 veses por semana so por controle se está a ir tudo bem.

quanto ao teu aquario aqui varia consuante os gostos das pessoas e nem sempre é possivel agradar toda a gente. uns gostao assado outros cozido help

no meu ver o que podes melhorar é começar por agrupar as plantas todas da mesma expecie, começares a treinar as podas para aprenderes a forma que queres dar as plantas.

plantas altas atras , plantas medias no meio e plantas pequenas á frente.

e tentares deixar algum hardscape visivel, que como falaste e bem no tronco que ficou engolido pelas plantas ::D:

desculpa o testamento lol nem tudo pode estar correcto a maneira que faço mas é assim que me tenho safado e ainda ando tambem a aprender a aperfeiçoar certos erros :angel:

abraços.

Publicado:

eu vi o teu anterior aquario e estava muito bonito, krypticall... acho que o cheguei a dizer foi dos aquarios aqui do forum que eu visse que mais se desenvolveu isso das plantas agrupadas vou tratar disso mal possa... está-me a meter um bocado de impressão aquelas vallisnerias ali atrás e é que tambem me ta a tapar a riccia que tenho por trás numa pedra

aqui vai uma foto que tinha para aqui para teres mais noção do que estou a falar:

gallery_21175_748_198998.jpg

e é pena porque é uma das minhas plantas preferidas (a riccia) já ouvi pessoal a dizer muito mal dela mas eu adoro lol

Digam-me uma coisa um tapete de cuba ou glosso é uma coisa que da muito trabalho a fazer? sao dificeis de plantar?

Abraço a todos e Obrigados pelos comentarios

Publicado:
está-me a meter um bocado de impressão aquelas vallisnerias ali atrás e é que tambem me ta a tapar a riccia que tenho por trás numa pedra

e é pena porque é uma das minhas plantas preferidas (a riccia) já ouvi pessoal a dizer muito mal dela mas eu adoro lol

as valisnerias podes por exemplo plantar por tras das pedras e metes por exemplo uma blixa depois de cada lado das pedras junto com o efeito da riccia é capaz de ficar bonito, aqui depois trabalha o teu gosto e imaginaçao.

e fazes exactamente o mesmo com o tronco puxando um pouco mais para a frente de maneira a que fique mais visivel e tambem uma ou duas blixas ou por tras ou no sitio que melhor vejas.

Digam-me uma coisa um tapete de cuba ou glosso é uma coisa que da muito trabalho a fazer? sao dificeis de plantar?

a glosso nao é muito dificil plantar cortas um ou dois pés de cada vez e vais plantando com um pinça deixando espaços de 1cm ou 2 de cada pé para espalhar mais depressa.

tens melhores condiçoes de iluminaçao que eu.

o teu aquario é igual ao meu e a minha iluminaçao é 3x24w

Abraço a todos e Obrigados pelos comentarios

de nada estamos cá é para nos entreter e ajudarmo-mos uns aos outros ::D:

Publicado:

Exactamente, encaro isto dessa forma, para me entreter e para ajudar no que posso.

Não fertilizo e só comecei com o CO2 hoje (receita química cá do fórum) e deu-me um gozo danado botar aquela traquitana a funcionar.

São estas coisas que realmente curto aqui, a interajuda e a capacidade de manter um dialogo são com outras pessoas.

Tomara que a nossa sociedade fosse assim...

Quanto ao Layout Pereirinha o krypticall sabe mais (infinitamente mais) que eu e já respondeu à tua pergunta.

Quanto à Riccia se não cuidares muito bem dela vai aparecer a boiar (como a que tens) e depois agarra-se a qualquer coisa e é o fim do mundo.

Porque não intercalar essa Eleocharis parvula com a Blixxa?

Pode dar bom resultado dado o tamanho do Aqua e assim não tens que acrescentar mais uma 'rastejante'...

Publicado:
Exactamente, encaro isto dessa forma, para me entreter e para ajudar no que posso.

Não fertilizo e só comecei com o CO2 hoje (receita química cá do fórum) e deu-me um gozo danado botar aquela traquitana a funcionar.

São estas coisas que realmente curto aqui, a interajuda e a capacidade de manter um dialogo são com outras pessoas.

Tomara que a nossa sociedade fosse assim...

Quanto ao Layout Pereirinha o krypticall sabe mais (infinitamente mais) que eu e já respondeu à tua pergunta.

Quanto à Riccia se não cuidares muito bem dela vai aparecer a boiar (como a que tens) e depois agarra-se a qualquer coisa e é o fim do mundo.

Porque não intercalar essa Eleocharis parvula com a Blixxa?

Pode dar bom resultado dado o tamanho do Aqua e assim não tens que acrescentar mais uma 'rastejante'...

desculpa mas vou ter que descordar contigo em duas coisas :D

a primeira é que de layout percebo tanto ou menos do que tu , porque so agora tambem começo a dar esses passos. :D

a segunda na minha opiniao esse tipo de tapetes com blixas e eleocharis acho que so ficao bem em aquarios altos tipo de 60cm.

aquarios abaixo de 40cm acho que fica melhor as plantas rasteiras que lhe transmite mais profundidade, nao sei se estou a transmitir a ideia ;)

Publicado:
Então nesse caso ele devia retirar as que tem do Aqua?

Acho que ordenava mais a coisa por isso o referi...

exactamente , por isso dei a opiniao de meter uma ou duas blixas apenas como ponto focal junto as decoraçoes.

e deixando um espaço mais plano a frente no aquario para jugar com outras plantas, a glosso é uma otima opçao junto com umas helferis para a tranziçao com as restantes plantas.

Publicado:

Só acho aquele areão muito grosso, além de que ele nem injecta CO2 para a Glossostigma...

Pelo menos as fertilizações estão boas dado o exemplo das plantas que tem.

Mas concordo que dá uma boa base para transições para plantas mais altas.

Publicado:

Boas companheiros molhados

ainda bem que há membros assim, que se interajudam...Muito pessoal usa só como forma de comprar e vender coisas, mas não interessa...

A riccia que eu tenho tá a flutuar porque me sobrou entendes? e como não tinha onde por, colocaquei a tona na sua forma natural, num é? Ricia Flutains (acho eu lol)

A parvula esquece, já vai embora não gosto muito da planta... gosto muito das minha blixas nesta altura devo ter aí uns 30 ou 40 pés lol e vocês tão a dizer para ficar com 3 ou 4 lol? (o que faço ao resto?) estou com ideias de montar um aqua de 60cm nos proximos dias mas não posso por lá 30 pés de blixa senão voltamos ao mesmo, vou ver se vendo, mas costuma um bocado gosto imenso dessa planta...

em relação à glossostigma eu injecto CO2 caseiro é verdade mas injecto, e gosto muito da glosso, gosto mais que a cuba. Lá se vai a minha blyxa mas tenho que concordar que a blyxa faz um tapete muito alto...

Obrigado pelos comentarios

Publicado:

Se esse aquário fosse meu , e que tal "O Recinto" ?

Eu acho que ficava fixe ;)

Cumprimentos,

João

Publicado:
Só acho aquele areão muito grosso, além de que ele nem injecta CO2 para a Glossostigma...

Pelo menos as fertilizações estão boas dado o exemplo das plantas que tem.

Mas concordo que dá uma boa base para transições para plantas mais altas.

a glosso é uma das plantas que pega em quase todo o tipo de areao tendo luz e nutrientes á desposiçao.

o problema do co2 é uma coisa que se resolve facilmente :D

Boas companheiros molhados

ainda bem que há membros assim, que se interajudam...Muito pessoal usa só como forma de comprar e vender coisas, mas não interessa...

A riccia que eu tenho tá a flutuar porque me sobrou entendes? e como não tinha onde por, colocaquei a tona na sua forma natural, num é? Ricia Flutains (acho eu lol)

sim é uma planta flutuante

A parvula esquece, já vai embora não gosto muito da planta... gosto muito das minha blixas nesta altura devo ter aí uns 30 ou 40 pés lol e vocês tão a dizer para ficar com 3 ou 4 lol? (o que faço ao resto?) estou com ideias de montar um aqua de 60cm nos proximos dias mas não posso por lá 30 pés de blixa senão voltamos ao mesmo, vou ver se vendo, mas costuma um bocado gosto imenso dessa planta...

mas pereirinha se gostas das blixas nao tens que as tirar eu apenas dei uma ideia como muito membros te podem dar outras diferentes.

primeiro está o teu gosto pessoal porque o aquario é teu, e aproveitas apenas algumas das ideias que cada um te vai dando e que vez que realmente tambem está dentro da tua ideia de o fazer e gosto :D

mas uma vez que falas que vais montar um de 60cm entao acho que as aproveitavas e fazia algo como um iwagumi ;)

em relação à glossostigma eu injecto CO2 caseiro é verdade mas injecto, e gosto muito da glosso, gosto mais que a cuba. Lá se vai a minha blyxa mas tenho que concordar que a blyxa faz um tapete muito alto...

se injectas co2 caseiro entao melhor :D

Obrigado pelos comentarios

Publicado:

Boas

Totalmente de acordo e fazendo minhas as palavras do krypticall, são apenas palpites.

O Aqua é teu, lá por estarmos para aqui a dar palpites não são quer dizer que tenhas que o fazer.

As respostas que te demos não foram para mudares nada, apenas conselhos que podes ou não seguir.

Em relação a plantados os cânones são ditados pelo sujeito Japonês mas há outro dos States que contraria muitas coisas do que ele afirma.

Moral da história, ninguém está totalmente certo independentemente dos anos de experiência ou sequer dos resultados obtidos.

O pessoal aqui manda palpites (na minha opinião) para ajudar quem pergunta e para que depois essas pessoas postem bastantes fotos. :D

Por isso manda mas é mais fotos, isso é que é importante. bigsmile

Abraço

Publicado:

Ok companheiros eu gosto muito da blyxa mas tenho que confessar que fica um tapete muito alto, amanha vou ver se altero o aqua se organizo as plantase fazer umas podas valentes para ver se isto melhora mais um bocado, olhem digam-me uma coisa como é que se forma aquelas moitas todas engraçadas como o londondragon tem com sessiflora estava com ideias de fazer algo do genero com as que tenho, isso é com as podas não é? gosto de ver aquele efeito arredondado...

vou por aqui o link do topico dele para verem ao que me refiro (espero que ele não leve a mal)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=60618

vê -se logo do lado direito ai uma moitinha de sessiflora é a isso que me refiro

Abração a todos e obrigado pelas respostas

Publicado:

boas

sim é com as podas que das o formato ás plantas

mas podes comentar no topico dele , que concertesa ele vai ter o prazer de explicar. biggrin

abraços.

Publicado:

é o que vou fazer mesmo porque acho piada assim aquelas moitinhas, amanha vou perder um bom bocado e posto fotos é isso que o pessoal quer lol... amanha (se não houver improvisto) há novidades no meu aqua porque tambem amanha chega-me umas helferi, rotala e uma Hygrophila corymbosa...

Isto de ter um post para o aqua é porreiro porque o pessoal ajuda bastante sinceramente tinha um bocado de vergonha do meu aqua, até tinha dito ao teu primo krypticall, ao Zogli... mas ele disse que tava porreiro e que valia a pena criar e olha assim o fiz...

Amanha por esta hora espero ter novidades,

Abração a todos

Publicado:
Isto de ter um post para o aqua é porreiro porque o pessoal ajuda bastante sinceramente tinha um bocado de vergonha do meu aqua, até tinha dito ao teu primo krypticall, ao Zogli... mas ele disse que tava porreiro e que valia a pena criar e olha assim o fiz...

essa nao sabia :D

e o malandro ainda nao se manifestou por aqui :D

abraços.

Publicado:

Bem como já o Rui Veloso dizia o "prometido é devido", como tinha prometido mudanças no meu aqua para breve então venho assim apresenta-las, tudo muito mais organizado, não sei se fiz bem se fiz mal mas tirei tudo para fora lol, exceptuando os peixes, bem aquilo ficou para lá uma "lavoura" lol...

Quase que era preciso andar lá de lanterna... Ainda não está completo como tinha dito enteriormente estou à espera de uma encomenda de rotala rotundifolia e uns pesinhos de helferi, fiz contas a elas e estão lá os seu lugares garantidos, só espero que ainda venham direitas porque o membro a quem eu comprei diz que já as enviou na 5ª feira...

Espero que venha hoje... tenho um bocado de medo do tapete de riccia não dar certo, mas vou acreditar que sim é que se não der certo não sei o que mais possa por ali para fazer tapete devido ao tamanho do meu areão... não sei se com glosso ia lá mas como também gosto bastante da riccia e se tudo correr bem fica um tapete bem bonito, na minha opinião claro

Deparei-me com algumas situações caricatas, vejam as fotos e digam alguma coisa

Inspirei-me em algo do género

gallery_21175_748_61126.jpg

Alguém viu por aí os meus peixes lol?

gallery_21175_748_1088040.jpg

Eu disse que tinha muita blixa lol... 67 pés...

gallery_21175_748_2305302.jpg

Não pessoal não calço o 26, calço o 42, as plantas é que tavam um bocadinho grandes lol (isto de ir de férias...)

gallery_21175_748_669245.jpg

Achei muita piada a esta foto... (rodem a cabeça para a esuerda pf)

as valls reproduzem-se por estolhos certo? Apercebi-me disso ontem 14 pés assim...

gallery_21175_748_2086311.jpg

Resultado final mas ainda muito verdinho...

gallery_21175_748_2250231.jpg

Agora é esperae... espero que dê certo...

Abraços e comentem

Publicado:

Então pessoal ninguem diz nada? queria saber a vossa opinião para ver se está melhor ou pior, o que alteravam... estou aberto a sugestões...

Obrigadissimo, comentem se faz favor...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!