Recommended Posts

Publicado (editado)

Barbo Puntius Titteya

Nome popular: Barbo Cereja

Nome científico: (Puntius titteya)

Família: Ciprinídeos

Origem: Ásia (Siri Lanka)

Tamanho: 4 a 6cm

Ph: 6.5 a 7.0

Temperatura: 25 a 27ºC

Aquário mínimo: 50L

Alimentação: Onívoros: Basicamente comem de tudo alimentos vivos flocos.

Reprodução: Ovíparo

Compatiblidade: Trata-se de um peixe pacifico desde que seja colocado num aqua com varios esconderijos e com outros membros da mesma especie.

O barbo Titteya tem um forma semelhante á do barbo Oligolepis embora seja um pouco mais alongado. As escamas encontram-se bem defenidas, as duas filas centrais apresentam manchas escuras que formam um linha entre o focinho e a barbatana caudal. Sobe determinados angulos de incidência da luz pode-se ver um brilho irridescente azulado na aprte superior do corpo. Esre peixe possui um par de barbichos no maxilar superior. O macho é encarnado e a sua cor adquire mais intencidade na epoca de reprodução. As femeas apresentam cores mais palidas e menos intensas. A conhecimento da reproduçao do mesmo em cativeiro nomeadamente por membros do forum.

A reprodução em cativeiro pode ser alcançada sem muitos problema, para isso separe um macho que estiver bastante agitado e com a coloração bastante intensa e uma fêmea "roliça", coloque-os num aquário de aproximadamente 20 ou 30 litros com a água do aquário original e plantas de tufo, caso não possua plantas, faça algo parecido com lã, a temperatura deverá estar em torno de 27ºC. Alimente-os com alimentos vivos durante essa fase. A fêmea deverá expelir em torno de 200 ovos entre a vegetação e logo depois o macho os fertilizarão, após isso é recomendável retirar os pais do aquário para que não comam os ovos. A eclosão ocorre em até 36 horas, e após o terceiro dia, quando os filhotes tiverem consumido o saco vitelino, a alimentação deverá consistir em infusórios, micro-vermes, náuplios de artêmia e ração para filhotes de ovíparos, até que consigam se alimentar de flocos como os pais.

Seguem-se as fotos:

macho:

aqua_neu_425ae_09.jpg

femea

cherry2.jpg

Experiencia pessoal:Trata-se d eum peixes para um aqua comunitario, no meu caso tiveve bastante sucesso no realce das cores com uma alimentaçao a base de alimento vivo em jovens. Um peixe muito ativo e atractivo que se relaciona bem com os seus companheiros de aquario. Os machos normalmente picam-se um pouco principalmente na presença de uma femea.

Editado por tiago rocha

encontrociclideos-com-v3.jpg

Publicado:

e acrescenta que sao um pouco agressivos... pelo menos com red cherries... matam nos mesmo

Publicado:
e acrescenta que sao um pouco agressivos... pelo menos com red cherries... matam nos mesmo

no meu aquario tinha junto com redcherrys e crystal red e nunca me apercebi de tal coisa..a ponto de matar? nao sei...a boca deles é bastante pequena....

mas tambem tou a falar da minha experiencia...nunca constatei tal coisa...mas se dizes

um abraço

Tiago Rocha

encontrociclideos-com-v3.jpg

Publicado: (editado)

verdade! eu tambem nunca pensei... tive os durante cerca de 5 meses com reds. De vez em quando vi a os comer um red cherry mas pensei que tivesse morria por qualquer razao, ate porque os reds quando "voavam" perto deles, eles nao ligavam.

Ate que depois de uns 3 red cherries mortos, vi os barbos cereja mesmo a atacar os red cherries. O ataque foi exactamente como as piranhas. Um atacou, e em seguida atacaram todos, o red cherry nem teve possibilidade de saltar como costumam fazer.

No dia seguinte tirei os do aquario.

Editado por jpp