Recommended Posts

Publicado

Boas ppl,

eu não sei s este tópico já foi colocado no forum...se foi podiam indicar-mo ou então tirem-m esta dúvida: gostava de "colar" anubias ou fetos de javas em troncos...q fio devo utilizar? O fio d nylon pode cortar as raizes da planta,não é? Acham q s pode utilizar linha de costura ou então tb se pode utilizar bocado d arame (ou esta última hipótese já é imaginação,lol).

Digam qql coisa :?:

Abraços...

Abraço,

Carlos Mourão

Publicado:

eu uso elásticos, mas linha de coser também serve.

o ponto importante é que o material que uses se desintegre e que não faça mal ao biótipo que criaste.

básicamente, qualquer coisa que faça com que a raiz da planta fique bem perto do tronco/rocha serve.

Publicado:

Obrigado ppl :?: . Lembrei-m agora assim de repente, nas pedras tb s pode "colar" plantas?

Já agora dbcm, usas q tipo d elástico,lol, o vulgar elástico?

Abraços e obrigado mais uma vez

Abraço,

Carlos Mourão

Publicado:

Boas.

Eu ja tentei por 3 vezes com linha de costura e com linha de ponto cruz, e passado uma semana acaba sempre por se desfazer, será dos plecos?

All the pretty things are going to hell!!!

Publicado:

há vários tipos de linha para fazer o ponto cruz e vários tipos de água (mais ácida, mais alcalina).

pode ser alguma coisas destas que disse.

experimenta com um elástico ou com outro tipo de linha.

Publicado:

Os elasticos podem ser daqueles meios acastanhados que se vendem para escritorios? Isso nao faz mal á agua dos peixes?

Publicado:

Eu sugiro linha de pesca, não é tóxico como os elásticos, passa totalmente despercebido e não se degrada facilmente. :?: Creio que em qualquer hipermercado deve encontrar.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Olá!

Eu recomendo antes a linha de coser. As raizes das plantas não demoram uma vida toda a agarrarem-se. Com a linha de pesca aquilo demora uma internidade a degradar-se. Enquanto que com a linha de coser, normalmente demora umas semanas a degradar-se e quando isto acontece já está a planta agarrada ao tronco/pedra....

Abraços

Diogo Oliveira

Publicado:

A solução mais simples é sem duvida fio de algodao...normalmente de costura. Para começar será sem duvida o melhor já que se desintegra, é flexivel e portanto nao introduz cortes nas plantas nem é muito dificil de quebrar pelos peixes que possam ficar entalados.

Para casos em que o fio de algodão nao está a durar o suficiente, pode-se usar o fio de pesca que mais tarde se terá de cortar. Atenção que se deve colocar o fio à volta do tronco tentanto deixar o minimo de espaços por onde o peixa possa tentar passar para evitar peixes presos e provavelmente mortos ou gravemente feridos.

No caso de musgo de java ou riccia, para prender em superficies grandes e planas uma solução é usar redes plásticas presas por fio de nylon ao tronco/rocha. As plantas ao crescerem cobrem a rede plástica.

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Ola.

Eu tenho fetos de java presos a pedras e troncos e usei fio de pesca (nylon). Quando vejo que as raizes ja estao presos ao tronco ou a pedra corto o fio e retiro o fio do aquario.

Cumprimentos,

Samu.

Publicado:

Boas.

Linha de pesca é nylon? Aquilo a mim mais parece um plastico qualquer.

Já nao percebo nada.

Publicado:

A minha experiência é mesmo com linha de costura.

Tenho feto de java e musgo presos a um tronco e foi assim que eles se fixaram, a linha apodreceu e desapareceu.

Fiquem bem!

Publicado:

eu tbm usei fio de algodao. e depois das plantas ja terem grudados nos troncos a linha se desintregou e sumiu.

quer bater um papo sobre aquario ? msn faf0_@hotmail.com

• 2 meses depois...
Publicado:

Boas ppl...como tava interessado em prender umas anubias nana e coffefolia a um tronco decidi pesquisar e encontrei este tópico por isso espero que não se importe fosfol por usar o seu tópico...

Pronto...resumindo eu já tava com ideias de usar linha de costura negra pois já tinha usado noutras experiencias e reparei que se "dilui", leia-se camufla-se, bem com o resto do tronco...mas o que eu tou curioso é como é que as raizes das anubias se conseguem fixar aos troncos? é do genero das trepadeiras? e mais uma coisa como é que vocês procedem posteriormente à fertilização? por pastilhas ou ferti liquido?

Um abraço a todos

PS: toda e qq info que acharem relevante façam o favor de dizer...aprender...pois... :idea:

Publicado:

Boas!!!

Eu tenho usado fio de pesca que retiro quando as plantas estão seguras.

Tento é não usar um fio demasiado fino para não cortas as raizes e porque é mais facil de o retirar.

Tento deixar sempre (tal como o Just_me referiu) o minimo espaço entre o tronco ou pedra para evitar que os peixes fiquem presos.

O facto de as linhas de costura se desintegrarem na água deixa-me meio desconfiado em as usar... não será faz mal as linhas se desintegrarem no aquário?

Eu acho que as anubias se agarram aos troncos e rochas tal como as trepadeiras fazem, estas aproveitam todas as pequeninas irregularidades e buraquinhos pra se agarrarrem, por vezes com raizes tão pequenas que mas se veêm.

Hugo Coelho

Publicado:

A linha é de algodão tingida... vai-se desintegrando lentamente e tem uma massa ridiculamente pequena...penso que nao faz mal nenhum aos peixes. Para alem disso tenho usado sem notar qualquer problema nos peixes...

Se estiver em troncos ou pedras a anubia retira os nutrientes da coluna, por isso em caso de deficiencias fertilização liquida

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
  • 12 anos depois...
Publicado:
On 24/07/2004 at 19:49, Visitante disse:

há vários tipos de linha para fazer o ponto cruz e vários tipos de água (mais ácida, mais alcalina).

pode ser alguma coisas destas que disse.

experimenta com um elástico ou com outro tipo de linha.

linha de pesca 

Publicado:

Eu costumo utilizar cola própria para aquário. Podes colar mesmo já depois de montado, sem ter de retirar troncos nem pedras. Caso estejas a fazer uma montagem de novo será mesmo necessário molhar todo o material para que a cola funcione. A seco pura e simplesmente não cola. Posso dizer que comprei no início do ano e já gastei um tubo. Colei mais de 200 pés de anubias, bucephalandras, fetos, musgo entre outras plantas. No início desperdicei um pouco mas com a prática percebes como utilizar mais correctamente.

Posso dizer que demorei cerca de 5 minutos a colar mais de 20 pés de anubia num tronco, na última montagem que fiz. A única questão é ver-se a cola, mas desaparece com o tempo. O tempo suficiente para que as plantas agarrem bem.

Para mim é 5 estrelas. Consegues colar mesmo onde queres e rapidamente. Aconselho vivamente.

Publicado: