Duvidas com artêmias salinas...


pmlm602

Recommended Posts

Mas, os ovos já eclodiram...

ainda precisa?

e tem outra...

os ovos abertos tinham que flutuar não?

está tudo do "chão" do aqua...

Tem 10 dias que eu botei os ovos no aqua e 8 de vida deles...

Editado por pmlm602
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com oque se alimenta elas?

 

eu estou botando micro algas (daquelas que vem em capsulas para tomar como remedio)

esta certo?

 

sim...eu até já usei fermento de padeiro...

;)

 

A artémia como alimento é fraco...o que alimenta os peixes é o que elas armazenam, ou seja comem.

fermento padeiro tem muita coisa boa, mas o alimento mais completo é plancton...de preferencia vivo.

 

em relação a teres de ter muita oxigenação...desde que exista oxigénio q.b. não tem de ser ultra "borbulhagem" ...

 

eu até coloco artemias na sump e deixo eclodir...

8)

 

já deu para perceber que és brasileiro cara... já agora de onde?

podias meter isso no perfil para a gente te conhecer melhor.

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim...eu até já usei fermento de padeiro...

;)

 

A artémia como alimento é fraco...o que alimenta os peixes é o que elas armazenam, ou seja comem.

fermento padeiro tem muita coisa boa, mas o alimento mais completo é plancton...de preferencia vivo.

 

em relação a teres de ter muita oxigenação...desde que exista oxigénio q.b. não tem de ser ultra "borbulhagem" ...

 

eu até coloco artemias na sump e deixo eclodir...

:D

 

já deu para perceber que és brasileiro cara... já agora de onde?

podias meter isso no perfil para a gente te conhecer melhor.

 

Vou colocar informações de mim.

Quanto ao fermento de padeiro, precisa ficar no sol??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou colocar informações de mim.

Quanto ao fermento de padeiro, precisa ficar no sol??

 

não...

mas dizem que a luz é essencial para que estas possam eclodir, sinceramente não sei, qunado usei fermento de padeiro usei um candeeiro fraquito com uma luz de apenas 5 watts economicas. apenas para iluminar a solução ovos/água salgada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Aqui vai uma dica para se criar a artêmia da salina. Pelo menos comigo está a resultar.

 

O que eu fiz:

 

1 - Cortei ao meio duas garrafas de plástico de 1,5L (de água engarrafada, ou outras).

2 - Com um berbequim, fiz um buraco na tampa para passar a magueira e pôr a pedra difusora.

3 - Enchi-as com água do mar, e meti, em cada uma, uma colher de café de ovos.

4 - Ao fim de 24h já as artêmias tinham eclodido.

5 - Arranjei um taparuer de uns 35L e enchi-o de água do mar.

6 - Depois disso, verti lá para dentro as artêmias eclodidas.

7 - Coloquei uma pedra difusora (tem de ter uma boa areação). Está sempre ligada.

8 - coloquei também produtos alcalinos, (conchas trituradas e inteiras).

9 - de 4 em 4 dias, mudo 10% da água. (cada vez que se mete nova água do mar, está-se tambem a alimenta-las, derivado a ser rica em nutrientes.

10- Só os alimento com farinha de trigo, daquela que já trás fermento, (3 colheres de café ao dia).

Neste momento estão com oito dias e continuam a crescer. Se conseguir a reprodução, logo digo. Atenção que a artêmia tem um periodo de vida de, sensivelmente 21 dias. Claro que esta dica é para quem tem acesso à agua do mar. Se morarem perto de uma praia, mesmo que sejam uns quilómetros, passeiam e trazem para casa uns garrafões de água do mar.

 

artmia.jpg

(A minha cultura de Artêmia da Salina com 15 dias)

 

E pronto, foi isto que eu aprendi ao navegar pela net.

cumprimentos

rogamo

Editado por rogamo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola

 

A introducao de agua do mar pode ajudar mas penso que sera sempre bom complementar com algum alimento. Muito alimento congelado contem artemia salina enriquecida.

 

Brasilia (Distrito Federal) foi uma cidade e um Estado criado no seculo passado (XX) para terminar com a disputa entre Rio de Janeiro e Sao Paulo sobre quem deveria ser a Capital do Brasil quie foi fixada em Brasilia numa zona no interior do pais e longe da costa. Tanto quanto eu sei, naoe xiste nenhum mar interior pelo que a recolha de agua no mar esta fora de questao.

 

Hoje em dia ha muitos produtos cientificos (usados em laboratorios de investigacao) que se estao a generalizar no mercado e passaram a estar a venda em lojas de aquariofilia ou sao faceis de obter em outras lojas.

 

O ideal seria tentar reproduzir a Natureza e enriquecer as artemais com produtos mas nems empre sera facil ou economicamente rentavel pelo que a solucao podera passar por adquirir solucoes ja concebidas para o efeito.

 

Nao sei se os produtos da marca "HOBBY" estao a venda no Brasil mas em Portugal sao muito faceis de encontrar e utilizar. Comercializam desde as ovas ate a alimentacao passando pelos recipientes de eclosao e pelo proprio sal.

Aqui fica um exemplo e pequeno manual

http://www.dohse-aquaristik.com/dateien/ho...a_GB(73015).pdf

 

Por outro lado, ja ha varias marcas a comercializar produtos para produzir fitoplancton e zooplancton que pode ser utilizado para producao e manutencao de artemia salina como por exemplo os produtos da AquaMedic

 

Para eclodir artemia

http://www.aqua-medic.de/seawater/en/16/aq...ed%20200%20out/

e em maior quantidade

http://www.aqua-medic.de/seawater/en/16/aquabreed%201000/

 

Para manter zooplancton (penso que tambem dara para artemia)

http://www.aqua-medic.de/seawater/en/16/plancton%20reactor/

Que devera ser alimentado com fictoplancton que pode ser mantido neste reactor com iluminacao

http://www.aqua-medic.de/seawater/en/16/pl...ight%20reactor/

 

Quanto a alimentacao da artemia, durante mutios anos foi utilizado o fermento de padeiro, como aqui ja foi referido, mas penso que actualmente deveriamos utilizar alguns produtos especificos por estarem enriquecido (segundo os fabricantes) com nutrientes necessarios para os animais que habitam os nossos aquarios.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...