Escalar Doente!


Sonia Silva

Recommended Posts

Boa tarde! Hoje de manha deparei me com dois escalares juvenis (cerca de 4cm de altura) mortos, quando ontem estava tudo bem, todos optimos de saúde... Dois deles ainda se encontram doentes, os restantes três aparentam estar bem e outros dois adultos também estão bem. É possivel a doença afectar apenas alguns escalares e não passar a todos? Segundo as imagens que aqui estão o que vos parece? a mim parece me paresitas intestinais devido às fezes brancas, apesar de que ele apresenta uma das guelras estranhas, parece mais inchada do que a outra, quanto às escamas não estão levantadas, a barriga e os olhos não estão inchados, pelo que me parece... mas vejam as fotos e digam o que acham por favor!

 

th_22283_Imagem_002_122_502lo.jpg

 

th_22298_Imagem_003_122_509lo.jpg

 

Quanto ao tratamento, o que acham melhor? flagyl ou sera baktopur? que quantidades? Posso fazer o tratamento no próprio aquário ou tenho de os isolar? é que de momento tenho os aquários todos ocupados... ;)

Editado por Sonia Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não creio que parasitas intestinais possam causar mortes fulminantes. Há-de haver por aí qualquer outra coisa que está a debilitar os peixes e, em consequência, a permitir o aumento de população dos parasitas.

 

Para os parasitas, usa-se comummente flagyl ou fluvermal, embora existam muitos outros. Uma vez que raramente se sabe, em concreto, de que parasitas se tratam, vai-se tentando... Nota, porém, que o Fluvermal mata todos os caracóis que possas ter no aquário. Por outro lado, e na eventualidade de os bichos estarem com algum problema, para além dos parasitas, o tratamento com flagyl ou fluvermal irá deixá-los ainda mais debilitados.

 

Enfim, peço desculpa por não poder ajudar mais.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta.. que pode ser parva, não sei... por vezes coloco batata para alimentar os meus Loricarideos, apesar de que o resto dos peixes por vezes iam lá picar, acham que isso pode ter feito com que se produzissem mais parasitas intestinais que fizessem com que os escalares ficassem assim, é que só me está a afectar os escalares! Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quero alertar desde já sobre a diferença entre fluvermal e flagyl. O flagyl pode ser dado misturado na comida e ao contrario do fluvermal não actua tão directamente sobre os ovos dos parasitas, além disso o flagyl dissolvido na agua pode não actuar tão bem, bom mesmo é na comida.O fluvermal é mais para prevenção pois actua mais e melhor sobre os ovos do parasita, no entanto e em estágios mais avançado da doença como é o caso aconselha-se o uso de terramicina porque ao contrario do flagyl o fluvermal não ajuda na cicatrização e uma vez morto o parasita o peixe pode morrer de hemorragias.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quero alertar desde já sobre a diferença entre fluvermal e flagyl. O flagyl pode ser dado misturado na comida e ao contrario do fluvermal não actua tão directamente sobre os ovos dos parasitas, além disso o flagyl dissolvido na agua pode não actuar tão bem, bom mesmo é na comida.O fluvermal é mais para prevenção pois actua mais e melhor sobre os ovos do parasita, no entanto e em estágios mais avançado da doença como é o caso aconselha-se o uso de terramicina porque ao contrario do flagyl o fluvermal não ajuda na cicatrização e uma vez morto o parasita o peixe pode morrer de hemorragias.

 

 

Onde é que se compra terramicina? Nas farmácias? Tenho um escalra muito doente e ando a tratá-lo com flagyl. Ele já se encontra a flutuar á superfície...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais