Filtro externo e matérias filtrantes


Recommended Posts

Boas,

 

Tenho umas dúvidas sobre o filtro externo.

Sendo que o meu copo tem 4l de capacidade e +- 22cm de altura, estava a pensar colocar as seguintes materias,

por ordem de in-out.

 

* Esponja grossa

* Biofibra fina

* Aquapex BIOCERPLUS (1lt)

* Lã filtrante

 

Acham bem?

Outra coisa, para este copo, tem 10cm de altura de esponja, parece-vos muito ou adequado?

 

Obrigado!

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho umas dúvidas sobre o filtro externo.

Sendo que o meu copo tem 4l de capacidade e +- 22cm de altura, estava a pensar colocar as seguintes materias,

por ordem de in-out.

 

* Esponja grossa

* Biofibra fina

* Aquapex BIOCERPLUS (1lt)

* Lã filtrante

 

Acham bem?

Outra coisa, para este copo, tem 10cm de altura de esponja, parece-vos muito ou adequado?

 

Obrigado!

 

a ordem das metérias filtrantes no sentido in/out

filtragem mecânica, biologica e quimica

assim, a tua está bem (ainda que pudesses trocar a lã com o aquapex)

a espoja grossa serve para a filtragem mecânica, logo deve ficar à entrada.

10 cm (num filtro de 22) parece-me muito, ainda para mais tens biofibra e lã que basicamente têm a mesma função, ainda que façam um pouco de filtragem biológica

acho que de 3 a 5 cm seria suficiente

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Também acho os 10 cm de esponja demasiado!!!

Eu punha +- 6 cm (2 esponjas), para filtragem mecânica de macro partículas, papel de filtro, para filtragem mecânica de micro partículas, bio bolas (filtragem biológica) visto a superfície de colonização ser 3x mais elevada que esse tipo de substratos e economicamente mais vantajosa e por fim carvão activado para filtragem química!!!

Editado por Netwolf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm.... se calhar o melhor é cortar a meio e ficar apenas com 5cm de esponja é isso? :)

 

E as cerâmicas deveram ser a ultima matéria no in-out? :D

Editado por JaCk7

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já compraste a cerâmica? Se não compra bio bolas!!! Se já compraste nesse caso coloca antes do carvão!!!

 

Já comprei, aquapex biocer plus.

 

Carvão...errr...isso não é só para retirar os medicamentos da água?? :P

Editado por JaCk7

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Claro que não :P!!!

 

O carvão activado possui um grande número de poros que fixam os compostos presentes na água ligando-se quimicamente a eles com grande facilidade, um dos quais pode ser a medicação, nessa altura desligas o filtro!!!

O cloro é um dos compostos presentes na rede pública que quando fazemos trocas de água é captado pelo carvão, substância que é perigosa para os peixes em grandes quantidades. Retira-te também a coloração da água.

 

Acho k a aquapex tem até um carvão com resina amonica para fixar nitratos, se não me engano. Sempre te ajuda a fixa-los ao inicio antes das bactérias se formarem!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Claro que não cabecadura!!!

 

O carvão activado possui um grande número de poros que fixam os compostos presentes na água ligando-se quimicamente a eles com grande facilidade, um dos quais pode ser a medicação, nessa altura desligas o filtro!!!

O cloro é um dos compostos presentes na rede pública que quando fazemos trocas de água é captado pelo carvão, substância que é perigosa para os peixes em grandes quantidades. Retira-te também a coloração da água.

 

Acho k a aquapex tem até um carvão com resina amonica para fixar nitratos, se não me engano. Sempre te ajuda a fixa-los ao inicio antes das bactérias se formarem!!!

 

Hummm...agora deixaste-me na dúvida. ;) Por acaso ate tenho um saquito de carvão que vinha com o filtro, mas não estava a pensar utilizá-lo permanentemente.

Isto porque, em todo o lado do fórum, aquilo que li foi que este só deve ser utilizado para retirar os medicamentos da água.

Para o cloro tenho o Sera Aquatan, e estou a pensar deixar sempre a agua repousar 48h antes de colocar no aqua, para permitir a evaporação do cloro. O Aquatan fará o resto do trabalho assim como a neutralização dos metais pesados. Existe até muitas opiniões experientes aqui no fórum que não colocam nada, simplesmente água da torneira e mais nada!!

 

Em todo o caso, obrigado pela opinião. Vou esperar por mais algumas para ver se me decido de como fazer!

Thanks!

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu deixo repousar 48h em garrafões sem tampa,obviamente,e depois meto no aquário assim poupo dinheiro e evito meter químicos no aquário e até hoje 0 problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm...agora deixaste-me na dúvida. ;) Por acaso ate tenho um saquito de carvão que vinha com o filtro, mas não estava a pensar utilizá-lo permanentemente.

Isto porque, em todo o lado do fórum, aquilo que li foi que este só deve ser utilizado para retirar os medicamentos da água.

Para o cloro tenho o Sera Aquatan, e estou a pensar deixar sempre a agua repousar 48h antes de colocar no aqua, para permitir a evaporação do cloro. O Aquatan fará o resto do trabalho assim como a neutralização dos metais pesados. Existe até muitas opiniões experientes aqui no fórum que não colocam nada, simplesmente água da torneira e mais nada!!

 

Em todo o caso, obrigado pela opinião. Vou esperar por mais algumas para ver se me decido de como fazer!

Thanks!

 

 

SE for para plantar não podes meter o carvão porque este vai retirar micro nutrientes da agua.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O problema está em que na rede pública normalmente o cloro está associado à amónia e não livre!!! É preciso dissocia-lo através do carvão e só depois deixar sim "repousar"! Tens então três hipóteses, mais económica que é colocar carvão activado no filtro e um produto para posteriormente eliminar o cloro livre!!! Segunda hipótese e para mim a melhor, ter um filtro exterior na torneira de carvão activado e posteriormente deixar "repousar". Ultima e mais dispendiosa, uma osmose inversa que no final tenha um sistema para repor compostos não nocivos e necessários à fauna e flora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O problema está em que na rede pública normalmente o cloro está associado à amónia e não livre!!! É preciso dissocia-lo através do carvão e só depois deixar sim "repousar"! Tens então três hipóteses, mais económica que é colocar carvão activado no filtro e um produto para posteriormente eliminar o cloro livre!!! Segunda hipótese e para mim a melhor, ter um filtro exterior na torneira de carvão activado e posteriormente deixar "repousar". Ultima e mais dispendiosa, uma osmose inversa que no final tenha um sistema para repor compostos não nocivos e necessários à fauna e flora.

 

A tua teoria é valida, assim com a de nunca colocar carvão a não ser para retirar medicamentos da agua.

Segundo tenho lido aqui no fórum (e não tem sido pouco...) o carvão também tem uma longevidade em real funcionamento muito curta, finda a qual o terás que substituir ou então começará a largar aquilo que anteriormente retirou do aqua.

 

Numa 1ª fase, fou tentar fazer sem carvão, colocando a esponja grossa, s biofibras fina, a lã filtrante e as cerâmicas.

A minha dúvida prende-se com a ordem destas últimas 2. Qual deve vir 1ª no in-out?

 

Pela teoria de que a lã filtrante também é filtragem mecânica, deveria vir antes das cerâmicas, para que nestas se alojasse o mínimo de "lixo" e apenas as colónias de baterias.

Por outro lado, em quase todo o lado que procuro vejo a lã filtrante como a última matéria à saída do filtro...por isso a minha dúvida! :?

 

Se alguém souber ajudar a dissipar, agradeço!

 

Cumps

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O problema está em que na rede pública normalmente o cloro está associado à amónia e não livre!!! É preciso dissocia-lo através do carvão e só depois deixar sim "repousar"! Tens então três hipóteses, mais económica que é colocar carvão activado no filtro e um produto para posteriormente eliminar o cloro livre!!! Segunda hipótese e para mim a melhor, ter um filtro exterior na torneira de carvão activado e posteriormente deixar "repousar". Ultima e mais dispendiosa, uma osmose inversa que no final tenha um sistema para repor compostos não nocivos e necessários à fauna e flora.

 

A tua teoria é valida, assim com a de nunca colocar carvão a não ser para retirar medicamentos da agua.

Segundo tenho lido aqui no fórum (e não tem sido pouco...) o carvão também tem uma longevidade em real funcionamento muito curta, finda a qual o terás que substituir ou então começará a largar aquilo que anteriormente retirou do aqua.

 

Numa 1ª fase, vou tentar fazer sem carvão, colocando a esponja grossa, s biofibras fina, a lã filtrante e as cerâmicas.

A minha dúvida prende-se com a ordem destas últimas 2. Qual deve vir 1ª no in-out?

 

Pela teoria de que a lã filtrante também é filtragem mecânica, deveria vir antes das cerâmicas, para que nestas se alojasse o mínimo de "lixo" e apenas as colónias de baterias.

Por outro lado, em quase todo o lado que procuro vejo a lã filtrante como a última matéria à saída do filtro...por isso a minha dúvida! :?

 

Se alguém souber ajudar a dissipar, agradeço!

 

Cumps

 

p.s. Em todo o caso, obrigado Netwolf (e aos outros) pela ajuda! =)

Editado por JaCk7

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O Uso de carvão activado só deve ser aplicado em caso de necessidade extrema, como por exemplo após uso de medicação.

 

O Carvão irá retirar qualquer quimico da água, bem como os nutrientes que as plantas precisam, pelo que se fizerem fertilização com uso concomitante do carvão será o mesmo que não fazerem nada. Além do mais o carvão só está activo por um período que ronda 1 semana no máximo 2 semanas, pelo que após este período funciona apenas como mais um meio filtrante biológico em nada comparado com cerâmicas visto ser muito menos poroso.

 

Carvão para inicio do ciclo - Não usar

Carvão para uso constante - Não usar

Carvão para retirar residuos de medicação - Usar sempre que necessário (normalmente por um período de 1 a 2 semanas)

 

P.S.:

 

Eu como sou masoquista, ponho lã filtrante antes das cerâmicas e depois das cerâmicas. Digo masoquista porque isto me obriga a limpar os filtros externos com mais regularidade, mas ao menos as cerãmicas mantêm-se durante muito mais tempo sem intervenção e a lã é deitar fora e colocar nova e está a andar ...

 

Nos aquas de invertebrados coloco no intake uma esponja de PPI 20 (Médio) para efectuar não só filtragem biológica como limitar a porcaria que entraria nos filtros.

Editado por João Teixeira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O Uso de carvão activado só deve ser aplicado em caso de necessidade extrema, como por exemplo após uso de medicação.

 

O Carvão irá retirar qualquer quimico da água, bem como os nutrientes que as plantas precisam, pelo que se fizerem fertilização com uso concomitante do carvão será o mesmo que não fazerem nada. Além do mais o carvão só está activo por um período que ronda 1 semana no máximo 2 semanas, pelo que após este período funciona apenas como mais um meio filtrante biológico em nada comparado com cerâmicas visto ser muito menos poroso.

Não é verdade. Se leres aqui verás que é muito mais poroso. Para comparação, 1 litro de cerâmica da mais porosa da JBL (Micromec) tem 1500 m2 de área con tra 500 m2 a 1500 m2 de acordo com o texto que indico num só grama.

Também me dá a entender que os poros no carvão activo são de tal forma pequenos que não fixam bactérias, antes sim moléculas de químicos, mas nem todos.

Carvão para inicio do ciclo - Não usar
Pessoalmente não vejo inconveniente nenhum.
Carvão para uso constante - Não usar
Já usei para manter a água mais límpida. Mudava mensalmente. Há muita gente a usar de forma permanente, nomeadamente criadores de discus, para manterem a água o mais limpa e límpida possível.

Actualmente uso JBL Symec Micro (placa de lã de vidro com orifícios de 1 micron).

Carvão para retirar residuos de medicação - Usar sempre que necessário (normalmente por um período de 1 a 2 semanas)
Na minha experiência 24 a 48 horas chegam para retirar medicamentos.

 

P.S.:

 

Eu como sou masoquista, ponho lã filtrante antes das cerâmicas e depois das cerâmicas. Digo masoquista porque isto me obriga a limpar os filtros externos com mais regularidade, mas ao menos as cerãmicas mantêm-se durante muito mais tempo sem intervenção e a lã é deitar fora e colocar nova e está a andar ...

 

Nos aquas de invertebrados coloco no intake uma esponja de PPI 20 (Médio) para efectuar não só filtragem biológica como limitar a porcaria que entraria nos filtros.

 

Quanto ao cloro vir associado à amónia (Cloramina é o nome dessa molécula) nem sempre é utilizada nas redes de distribuição de água. É uma questão de telefonar para a rede local (SMAS; EPAL).

Eu aconselho e uso sempre um condicionador de água pois neutraliza de forma práticamente instantânea o cloro ou a cloramina (dissociando-a em cloro e amónia), e os metais pesados, que existem na água da torneira e não só, e que são prejudiciais a longo prazo. Podemos estar a encurtar a esperança de vida dos nossos peixes ao deixarmos ficar os metais pesados, visto que não evaporam.

São piores estes químicos que os "químicos" que acrescentamos para os neutralizar.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Quanto ao cloro vir associado à amónia (Cloramina é o nome dessa molécula) nem sempre é utilizada nas redes de distribuição de água. É uma questão de telefonar para a rede local (SMAS; EPAL).

Eu aconselho e uso sempre um condicionador de água pois neutraliza de forma práticamente instantânea o cloro ou a cloramina (dissociando-a em cloro e amónia), e os metais pesados, que existem na água da torneira e não só, e que são prejudiciais a longo prazo. Podemos estar a encurtar a esperança de vida dos nossos peixes ao deixarmos ficar os metais pesados, visto que não evaporam.

São piores estes químicos que os "químicos" que acrescentamos para os neutralizar.

Cumps.

 

Pois, para isso também já adquiri o Sera Aquatan, que tenciono utilizar sempre que fizer TPA's.

Ainda assim, tenciono deixar a água da TPA a repousar 24 a 48h antes de a colocar no aqua, o que vai permitir que pelo menos parte do cloro evapore.

 

Espero estar a fazer bem! =)

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião podes dispensar o Aquatan. Se deixares repousar a água durante 24h grande parte do cloro evapora-se. Passadas 48h eu arriscaria a dizer que todo o cloro está evaporado. Na verdade se abrires a torneira no máximo o cloro irá evaporar quase todo (se cheirares a água vais sentir-lhe o cheiro). Eu sempre deixei repousar a água 24h e nunca tive nenhum problema.

 

Relativamente ao carvão activado, a minha opinião é que podes usar se não estiveres a usar fertilizantes, caso contrario ele vai abosver grande parte dos fertilizantes. Caso não estejas a fertilizar podes deixar no filtro, mas acho que é preferível aproveitares o espaço com outra coisa, pois o carvão (tal como tens visto pelo forum) só é aconselhado para remover medicação da água.

 

Em relação às biobolas acho que não as deves usar, pois estas são mais eficases se usadas em meios aeróbios (tais como SUMPs). Tiras muito mais proveito se usares cerâmica porosa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião podes dispensar o Aquatan. Se deixares repousar a água durante 24h grande parte do cloro evapora-se. Passadas 48h eu arriscaria a dizer que todo o cloro está evaporado. Na verdade se abrires a torneira no máximo o cloro irá evaporar quase todo (se cheirares a água vais sentir-lhe o cheiro). Eu sempre deixei repousar a água 24h e nunca tive nenhum problema.

 

Relativamente ao carvão activado, a minha opinião é que podes usar se não estiveres a usar fertilizantes, caso contrario ele vai abosver grande parte dos fertilizantes. Caso não estejas a fertilizar podes deixar no filtro, mas acho que é preferível aproveitares o espaço com outra coisa, pois o carvão (tal como tens visto pelo forum) só é aconselhado para remover medicação da água.

 

Em relação às biobolas acho que não as deves usar, pois estas são mais eficases se usadas em meios aeróbios (tais como SUMPs). Tiras muito mais proveito se usares cerâmica porosa.

 

Thanks!

Para já, e visto que já comprei o Aquatan vou utiliza-lo depois com o tempo e a experiencia verei... em todo o caso, e se o cloro se consegue resolver, o mesmo não acontece com os metais pesados. Bem sei que existem opiniões divergentes nesta matéria e muito se tem escrito (e lido)! =)

 

Quanto as biobolas...errr....eu não tenho nem tenciono utilizar! Esponja grossa, biofibras (nao biobolas!), ceramicas aquapexbiocer plus, e la filtrante!

Que te parece?

 

Cumps!

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é verdade. Se leres aqui verás que é muito mais poroso. Para comparação, 1 litro de cerâmica da mais porosa da JBL (Micromec) tem 1500 m2 de área con tra 500 m2 a 1500 m2 de acordo com o texto que indico num só grama.

Também me dá a entender que os poros no carvão activo são de tal forma pequenos que não fixam bactérias, antes sim moléculas de químicos, mas nem todos.

 

 

Boas uso com exemplo os seguintes posts para o que disse em relação ao carvão activo :

 

Carvão Activo No Filtro Externo, pôr ou nao pôr?

Uns dizem que sim.... uns dizem que não!!!!!

 

De facto encontram-se diversas referências na net a favor e contra, eu pessoalmente sou contra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Todos nós tiramos as nossas ilações das variadas fontes de informação de que dispomos, logo cada um é livre de tomar as suas.

 

Eu pessoalmente faço água quente proveniente da rede pública passar por um filtro de carvão activado, colocando-a num deposito com uma grande superfície contacto com o ar com uma bomba de ar e uma resistência e neutralizante para a amónia!!!

 

Isto porque!!!

 

O cloro livre não é estável logo a sua tendência é juntar-se a outra substância (metais pesados presentes na água como a amónia) daí a cloramina (os testes ao cloro aparecem positivos, esta substância é bastante volátil, possui um intenso odor a cloro e irritabilidade oftalmológica)!!!

 

Cloramina + Água + Carvão Activado -> Cloro + Amónia + Hidrogénio

 

O cloro evapora, mas não é muito volátil, ao contrário da cloramina, dai ser necessário utilizar catalisadores para acelerar o processo (aumento temperatura, superfície de contacto).

 

Quanto a amónia livre, o uso de um neutralizante converte-a na sua forma menus nociva (NH4), visto o meu aquário principal ter um pH alcalino o que não favorece a conservação da amónia nesta forma.

 

Quando à longevidade do carvão, segundo o fabricante do meu filtro só é necessário mudança do mesmo após um período de 1 ano, eu troco após 6 meses, pois o filtro não é utilizado só para água dos aquários.

 

Como o seu sistema de filtragem só possui um equipamento onde armazena todas as suas massas filtrantes, acho pertinente a utilização do carvão activado!

 

 

Quanto a ordem das matérias filtrantes a colocar no seu filtro é a seguinte:

 

IN -> Espuma -> lã -> Carvão Activado (caso opte por vir a por) -> cerâmica -> OUT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Todos nós tiramos as nossas ilações das variadas fontes de informação de que dispomos, logo cada um é livre de tomar as suas.

Certo.

Se há uma coisa que aprendi ao longo de vários anos é que há várias maneiras de se atingir um mesmo objectivo.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas opiniões e ajuda! Todos serão parte activa na decisão.

Aproveito para lançar outro repto, que tem a ver com a espessura da 1ª esponja.

 

O meu filtro é de copo, com 4l de capacidade.

Tem +-22cm de altura e estava a considerar a hipótese de colocar uma esponja de 10cm de altura.

Pela vossa experiência, e tendo em consideração o que vai estar dentro do filtro (falado anteriormente), parece-vos muita esponja?

 

Thanks!

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião 10 cm em 22 é muito para a esponja. Eu usava uns 5/6 cm de esponja e outro tanto de lã de vidro.

O espaço restante preenchia com cerâmica porosa (Aquapex nunca usei, mas em princípio serve).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.