Diogo HC Matias Publicado Setembro 4, 2008 Publicado Setembro 4, 2008 Boa noite! Colegas aquariofilos acho que não existe ainda nada deste genero ca no forum, pelo que gostava de vos incentivar a deixar um comentario (e uma foto de como fica no aquario, e se tiverem uma noção do preço também podia ser util) sobre um substrato que tenham experimentado, seja ele inerte ou fertil. O objectivo era ficarmos com uma lista de substratos pronta a consultar na qual possamos rapidamente comparar uma serie de marcas. Mais um pedido: tentem ao maximo não se desviarem do tema evitando discussoes sobre o que alguém disse. Se tiverem uma experiencia diferente de outra apresentada postem-na mas sem entrar em discussões.
Diogo HC Matias Publicado: Setembro 4, 2008 Autor Publicado: Setembro 4, 2008 (editado) Minha ainda fraca experiencia com substratos ao longo do meu primeiro ano de aquariofilista: Areão normal de rio, granulometria >4 mm Prós: barato, facil de lavar, não magoa peixes de fundo. Em aquarios de água fria tem uma importante componente estética. Contras: não fertil, não fixa plantas com raiz pequena, muito dificil de efectuar tapetes com este substrato. Areão negro Hagen Prós: preço acessivel (~4€ cada 2kg), estéticamente muito agradavel quando novo (preto muito intenso), granulometria homogenea e boa para a plantação. Contras: não fertil, perde a cor (provavelmente é tingido), pouco poroso. Areia Branca Wave Prós: esteticamente muito agradavel de um branco intenso! Granulometria superior a muitas outras areias disponiveis. Contras: algo cara (10€/5kg) em comparação com areia de silica, a cor chega a ser demasiado brilhante, pode ser mais agradavel um areão de granulometria mias fina num aquario do tipo nano. Figura 1 - Areia da Wave e Areão da Hagen. Sera Floradepot Prós: bom crescimento de plantas, bom preço (10€ chega para um aquario de 1m), completo. Recomendo! Contras: necessaria uma boa camada de areão por cima porque é realmente bastante fértil. Editado Setembro 4, 2008 por Diogo HC Matias
zlatan9 Publicado: Setembro 5, 2008 Publicado: Setembro 5, 2008 Areão normal de rio: Para mim o maior defeito é o efeito estético. Quando começamos até parece ser engraçado e tal, mas pessoalmente não gosto nada do contraste. Pedras de várias cores, por vezes. O grau de dificuldade em manter plantas naturais, mesmo que de baixa manutenção, aumenta. Sem dúvida que o preço é a sua maior virtude. Areão negro - marca desconhecida Por vezes o maior defeito desse areão preto que podemos encontrar aí em qualquer loja é o facto de perder a cor, ficando mais claro. O excelente contraste que faz com as plantas vai assim ficando cada vez menos acentuado. Sera Floradepot - substrato fértil Tem um preço bastante atractivo e uma boa relação qualidade/preço. Se for para fazer um plantado mais exigente talvez haja outras marcas que providenciem uma maior duração dos elementos férteis, mas mais caras, claro. O defeito é o mesmo que os outros substratos férteis, tem que se ter muita atenção e cuidado quando se mexe no areão para não vir para a coluna de água. One Fish Standing Kurichiba
Recommended Posts