Recommended Posts

Publicado (editado)

1º As bactérias existente no filtro morrem +- 4 horas após o filtro estar desligado.

2º Convém ferver todos os troncos e pedras antes de os introduzir no aqua.

3º Pensar o que se quer do aquário: tipo de peixes, plantas, etc... adaptar e fazer o layout a pensar nos peixes e na plantas escolhidos.

4º Não andar a mexer nas coisas depois de encher o aquario com água...

5º NÃO USAR nenhum tipo de produto quimico para limpar o aquário.... Só água e da boa!

6º Tirar os vasos das plantas!!!!!

7º Cuidado ao limpar o aqua com esponjas, em especial as magnéticas... a minima pedra na esponja é um risco garantido e permanente

8º Os funcionários das lojas dos animais sabem por norma menos que nós e têm medo de dar orçamentos e enviar emails.

9º Cumprir com rigor as horas de luz, as trocas de água, as limpesas, o tratamento dos peixes, a monitorização da água...

10º Os peixes morrem. habitua-te!

Claro que existem muitas mais...mas nestas todas eu errei....

Editado por Pete & Mary

Pete & Mary

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Publicado:

Boas

É das melhores maneiras de aprender....

Vai correr muito melhor desta vez. Como dizia o outro, mais vale morrer tentando que nunca tentar.

Abraço

Publicado:

Boas,

concordo com todas menos com a primeira, mas isso agora dava uma longa conversa e as opiniões sobre esse tema são neste forum muito divergentes, e ainda bem que são assim. :D

De resto está muito bom para quem pretende iniciar neste mundo.

abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
concordo com todas menos com a primeira, mas isso agora dava uma longa conversa e as opiniões sobre esse tema são neste forum muito divergentes, e ainda bem que são assim.

Olá...expoe a tua teoria acerca da 1ª lei! Afinal é para isso q isto serve....

Abç,

Pete & Mary

Publicado:

Boas, :D

Algum tempo que ando á vossa procura, gostava de saber como anda o vosso aqua. Espero que não tenham desmoralizado, depois das criticas que foram feitas. (estava a sentir-me de certa maneira culpado) :D

Por este topico que abriram, noto que há mais conhecimento, ponderação e estudo. :wink:

Concordo com tudo o que escreveram. É por ai que se começa.

Cumps

Orlando Marta

Tanga540

img023.jpg

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Publicado:
1º As bactérias existente no filtro morrem +- 4 horas após o filtro estar desligado.

3º Pensar o que se quer do aquário: tipo de peixes, plantas, etc... adaptar e fazer o layout a pensar nos peixes e na plantas escolhidos.

5º NÃO USAR nenhum tipo de produto quimico para limpar o aquário.... Só água e da boa!

7º Cuidado ao limpar o aqua com esponjas, em especial as magnéticas... a minima pedra na esponja é um risco garantido e permanente

8º Os funcionários das lojas dos animais sabem por norma menos que nós e têm medo de dar orçamentos e enviar emails.

9º Cumprir com rigor as horas de luz, as trocas de água, as limpesas, o tratamento dos peixes, a monitorização da água...

Boas, como referiste que tu erraste, eu também errei quando montei o meu 1 aquario, e muitos mais irão errar, não se consegue evitar muitas destas situações... pois muitas pessoas recebem de oferta ou compram um aquario e depois é que se lembram de se informar... lógico que o vicio fala mais alto e muitas dessas pessoas já cometeram esses erros todos antes de procurar informações... e para não falar que este hobby requer muito conhecimento e leitura...

O que eu acho que os logistas deviam fazer senão têm muita vontade de explicar.. era encaminhar todas as pessoas que adquirissem aquarios para os foruns como este...

Cumps

Cumps

Publicado: (editado)

Boas,

Eu não concordo com esta teoria, porque quando se tenha que mudar de plantas como é que fazemos, temos que mexer em quase tudo.

Eu já fiz isso e para já sem problemas para com os peixes.

Mas é com estas ideias que tu referes que uma pessoa aprende, e eu também já errei em quase todas agora espero ter o meu por mais tempo sem mexer em nada porque também são Discus que tenho no aquário.

Abraço,

Editado por Jose Ribeiro

Visite a nossa comunidade

Publicado:

Ena!

Já andava a pensar o que seria feito de vocês, nunca mais deram noticias :-D

As regras estão interessantes mas acho que podem ser mal interpretadas por quem não conheça bem o vosso aquário.

A regra 1 tenho-a como correcta embora o periodo de tempo não sei se será 4h. As bacterias morrem, isso é um facto. Têm um periodo médio de vida de 72h se não estou em erro. Como qualquer ser precisam de se alimentar e oxigéneo se lhes falhar qualquer um dos dois, bye bye.

A regra 4 penso que tem uma razão de ser... porque o vosso aquário é muito alto, logo depois de cheio de água, andar a alterar coisas no fundo, além de implicar um bom banho acaba por molhar também a sala e tudo à volta. Solução? Alterações fazem-se nas TPA's, e para as plantas compra-se uma pinça comprida :)

A regra 8 é parcialmente verdadeira infelizmente. Muitos funcionários de muitas lojas não fazem a minima ideia do que dizem e pior que isso, quando não sabem inventam. Sobre o mail... isso é genérico para o nosso país, incluindo agencias governamentais. Se queremos alguma coisa o mail não serve de nada, temos de ir pessoalmente.

A regra 9... enfim. Eu não cumpro com rigor as TPA's , monitorizações, alimentações, etc, nem sequer admito que me orientem a vida. E não concordo muito com a rotina nos peixes, porque na natureza a vida deles é tudo menos rotineira. As correntes mudam, a temperatura e concentração de sais na água mudam, comem quando há comida. Ao longo do tempo já concluí que olhar para o aquário todos os dias, contar os peixes, verificar se há peixes parados, sem apetite é meio caminho andado para perceber se há problemas. Claro que isto só se faz quando os aquários estão estabilizados, ou seja, já se parou de acrescentar peixes e plantas e já se estabilizou o layout, porque até chegar a essa altura os calendários de manutenção são para cumprir.

A regra 10... não concordo em absoluto. Os peixes morrem de velhice ou quando temos azar porque algum peixe os atacou e já não fomos a tempo. É assim que deve de ser. Quando me morre um peixe fico bastante chateado, significa que falhei em algo e pergunto-me se poderia ter feito as coisas de outra forma.

Que me digam, que na adaptação ao aquário os peixes podem morrer... isso é diferente. Podem já ter vindo debilitados da loja, podem ter sofrido algum choque quimico, podem ter sido agredidos pelos companheiros de aquário. Mas depois de passadas as 2 ou 3 primeiras semanas de vida no aquário os peixes não devem morrer.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Algum tempo que ando á vossa procura, gostava de saber como anda o vosso aqua. Espero que não tenham desmoralizado, depois das criticas que foram feitas. (estava a sentir-me de certa maneira culpado)

Olá SCO!

De algum modo ficamos chateados com as tuas criticas.....apenas removemos todos os tópicos pq ja não faziam sentido...Obrigado e abraço!

Eu não concordo com esta teoria, porque quando se tenha que mudar de plantas como é que fazemos, temos que mexer em quase tudo.

Olá José!

Quando falava em mexer, era mexer mesmo....nós por aqui não estávamos satisfeitos com o layout do aqua e resolvemos mexer em tudo...plantas, troncos e inclusivé o areão, ficando assim a água pior do que quando foi cheio...Resultado...morte de peixes!

Claro que para mudar uma planta ou outra e etc, tudo bem... seria impraticável o contrário...

Abraço e obrigado!

Já andava a pensar o que seria feito de vocês, nunca mais deram noticias :)

A regra 1 tenho-a como correcta embora o periodo de tempo não sei se será 4h. As bactérias morrem, isso é um facto. Têm um período médio de vida de 72h se não estou em erro. Como qualquer ser precisam de se alimentar e oxigénio se lhes falhar qualquer um dos dois, bye bye.

...andar a alterar coisas no fundo, além de implicar um bom banho acaba por molhar também a sala e tudo à volta.

A regra 9... enfim. Eu não cumpro com rigor as TPA's , monitorizações, alimentações, etc, nem sequer admito que me orientem a vida. E não concordo muito com a rotina nos peixes, porque na natureza a vida deles é tudo menos rotineira. As correntes mudam, a temperatura e concentração de sais na água mudam, comem quando há comida. Ao longo do tempo já concluí que olhar para o aquário todos os dias, contar os peixes, verificar se há peixes parados, sem apetite é meio caminho andado para perceber se há problemas. Claro que isto só se faz quando os aquários estão estabilizados, ou seja, já se parou de acrescentar peixes e plantas e já se estabilizou o layout, porque até chegar a essa altura os calendários de manutenção são para cumprir.

Quando me morre um peixe fico bastante chateado, significa que falhei em algo e pergunto-me se poderia ter feito as coisas de outra forma.

Que me digam, que na adaptação ao aquário os peixes podem morrer... isso é diferente. Podem já ter vindo debilitados da loja, podem ter sofrido algum choque quimico, podem ter sido agredidos pelos companheiros de aquário. Mas depois de passadas as 2 ou 3 primeiras semanas de vida no aquário os peixes não devem morrer.

Olá Caro Nuno!

Depois de ter lido mais um bocadinho (n faço outra coisa agora...até sonho com peixes!!!), vi que talvez tenham razão em relação ao nº de horas de sobrevivência da colónia de bacterias com o filtro desligado...Podem realmente ir ate aos 3 dias...

Podes crer que quase preciso de um fato de mergulho quando quero fazer qq coisa...a sala n vamos falar pq até tenho vergonha, :D !

A regra nº9 serve para quem ainda n tem qq experiência... Aprende-se muito com os testes feitos dia sim dia não...as alteraçoes,etc...

Digo para se habituarem a morte dos peixes por todos os motivos...quer seja por nossa culpa, ou do estado do peixe quando o compramos ou seja pelo que for, ELES MORREM....nós temos que nos habituar e saber lidar com a situação da melhor maneira sem desanimar...tentar perceber o que se passou e melhorar na proxima...

Obrigado Nuno....

Abraços a todos,

Editado por Pete & Mary

Pete & Mary

Publicado:

Boas 5* e gostei especialmente desta:

Cumps

Paulo

Publicado:
Boas 5* e gostei especialmente desta:

Cumps

Paulo

Olá!

Vou-vos contar o meu episódio na Zoofeira-Aveiro:

Eu-" Que plantas posso plantar no meu aqua de água doce?"

Ela-" Tooodas....."

Eu-" Como faço para plantar?"

Ela- " Abres um buraco com o dedo na areia e metes la o vasosinho"

Eu-" Com o vaso??!? e a esponja?"

Ela-" Sim...as raizes da planta rapidamente passam a esponja e partem o vaso"

Ela-" Já que vão levar as plantas, levem este fertilizante liquido para elas crescerem mais rápido! Ahhh e ja agora este liquido para matar os caracóis que irão aparecer com o desenvolvimento das plantas"

Conclusão:

Chegamos a casa, plantamos como ela disse, metemos o fertilizante e felizmente n metemos o liquido para os caracóis pq até agora nada...

As plantas passado uma semana começaram a mirrar e apodrecer. Depois de vir aqui ao forum, resolvi retirar todos os vasos e etc...Nota-se agora uma progressão nas plantitas..

Portanto o que aconselho vivamente é não pedir conselhos ( que me desculpem os que realmente sabem fazer e aconselhar ) a estes lojistas.

Quando quiserem fazer algo, venham a este forum e não só....visitem paginas, façam pesquisas,etc...E quando souberem exactamente aquilo que podem e querem comprar, aí sim, vão ás lojas...

Abraços,

Pete & Mary

Olá Pete & Mary! Algumas das regras básicas que enumeras são muito importantes,especialmente a 3ª.

Não concordo com a practicidade da 4ª,pois desde o momento em que construimos um 'layout' este está em constante evolução,até acertarmos com as podas e com o devido lugar de algumas plantas. Devemos é assegurar que as mão estão desinfectadas antes de as colocarmos no aquário.

Muito cuidado se por ex. mexermos em cães.Tinha colocado a pipeta das pulgas à minha cadela,e passado algumas horas andei a fazer-lhe festas,por sorte lembrei-me antes de ir mexer no aqua dos camarões...

Agora não concordo minimamente com a 10ª, aliás penso precisamente o contrário.Os peixes NÃO têm e não devem morrer.Nem nos devemos habituar a isso,pois não é normal.

É normal nos aquários de quem não leu muito primeiro e se aventurou na aquarioflia sem conhecer as suas leis básicas. Temos é de interiorizar que um simples peixe é um ser que merece todo o nosso respeito,e não podemos pensar nele como algo que'' mais cedo ou mais tarde vai morrer''.

A maior parte das morte dos peixes podiam ser evitadas com um minimo de leitura antes da aquisição do aquário.As pessoas têm pressa e colocam os peixes com o aquário sem o ciclo feito.Este simples facto stressa os peixes,enfraquece os seus sistemas imunitários e as doenças atacam. Com a devida e lenta maturação,qualquer aquário pode ter os primeiros habitantes sem uma única morte. E é assim que deve ser.

A fazer castelos de cartas é que temos de deixar cair algumas primeiro para ganhar prática,até conseguir fazer um castelo.Na aquariofilia não há lugar a tentativas falhadas,pois lidamos com seres vivos, únicos e insubstituiveis.

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
Agora não concordo minimamente com a 10ª, aliás penso precisamente o contrário.Os peixes NÃO têm e não devem morrer.Nem nos devemos habituar a isso,pois não é normal.

É normal nos aquários de quem não leu muito primeiro e se aventurou na aquarioflia sem conhecer as suas leis básicas. Temos é de interiorizar que um simples peixe é um ser que merece todo o nosso respeito,e não podemos pensar nele como algo que'' mais cedo ou mais tarde vai morrer''.

A maior parte das morte dos peixes podiam ser evitadas com um minimo de leitura antes da aquisição do aquário.As pessoas têm pressa e colocam os peixes com o aquário sem o ciclo feito.Este simples facto stressa os peixes,enfraquece os seus sistemas imunitários e as doenças atacam. Com a devida e lenta maturação,qualquer aquário pode ter os primeiros habitantes sem uma única morte. E é assim que deve ser.

A fazer castelos de cartas é que temos de deixar cair algumas primeiro para ganhar prática,até conseguir fazer um castelo.Na aquariofilia não há lugar a tentativas falhadas,pois lidamos com seres vivos, únicos e insubstituiveis.

Olá Zogli!

Claro que sim...concordo em tudo o que disses-te...mas se n respeitarem estas leis bem que se podem habituar...!!!

Abraço,

Pete & Mary

Publicado:

Devo escrever a transparente.Já noutro tópico vosso vos disse teste o Ornimundo porque no Zoofeira só se for para trazer peixes doentes para casa.Após tanta leitura por cá não entendo como vão lá comprar plantas sem saberem as necessidades delas e ainda trazem quimicos desnecessários ou inapropriados.Dizem mexer no aquário mata peixes?Então porque tive 0 baixas agora quando mudei de areão para Akadama?Tive os peixes num algidar da vindima apróximadamente 10h e depois foram para água nova e 0 baixas e atenção que falamos de escalares que são peixes bem sensiveis.Mexer á toa num aqua ou já lá ter problemas que coincidiram com o mexer no aqua ai sim acredito.Má limpeza do fundo que depois ao remexer no fundo leve a um pico de nitratos (axo) e consequentemente a mortes isso sim.

Devo escrever a transparente.Já noutro tópico vosso vos disse teste o Ornimundo porque no Zoofeira só se for para trazer peixes doentes para casa.Após tanta leitura por cá não entendo como vão lá comprar plantas sem saberem as necessidades delas e ainda trazem quimicos desnecessários ou inapropriados.Dizem mexer no aquário mata peixes?Então porque tive 0 baixas agora quando mudei de areão para Akadama?Tive os peixes num algidar da vindima apróximadamente 10h e depois foram para água nova e 0 baixas e atenção que falamos de escalares que são peixes bem sensiveis.Mexer á toa num aqua ou já lá ter problemas que coincidiram com o mexer no aqua ai sim acredito.Má limpeza do fundo que depois ao remexer no fundo leve a um pico de nitratos (axo) e consequentemente a mortes isso sim.

Este episodio que referi aqui, foi antes de me registar no forum...

Meu caro....se soubesse o q sei hoje n o teria feito....

Mas como eu escrevo transparente n deves ter reparado que estas 10 leis q lancei foram todos os meus erros....

Não comentes com essa suposta superioridade e vê se controlas as hormonas....

Afinal estamos aqui n so para ajudar como postar os erros q fizemos... é com os erros q se aprende muitas vezes...

Adeus,

Editado por Pete & Mary

Pete & Mary

Publicado:
Este episodio que referi aqui, foi antes de me registar no forum...

Tu e muitos de nós. Eu no meu inicio tive a sorte de ter encontrado o forum primeiro e depois de ter encontrado um lojista que percebia imenso de peixes e que ao longo destes anos se tornou um amigo.

Mas mesmo assim fiz erros... e muitos. Desde o clássico de comprar um kit de supermercado, a ter comprado um aquário demasiado "curto", a ter metido peixes no aquário tendo apenas informação marginal sobre eles.

As 10 leis que colocas são os erros que já detectaste. Mais tarde virás a descobrir outros e se te vieres a especializar num tipo de peixes então aí vais ter mais uma boa quantidade.

O importante é aproveitar sempre para aprender e saber ter a humildade de reconhecer que tenhamos o tempo que tenhamos disto, seremos sempre uns maçaricos e haverá sempre algo para nos surpreender.

Eu por mim sei que se por exemplo me pedissem para manter um plantado ou discus ou mesmo um comunitário regular era capaz de fazer algumas asneiras. Se com os ciclideos africanos que eu ando sempre a tentar estudar eu faço asneiras, não as haveria de fazer com outras espécies?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Olá, então andam desaparecidos?

Fotos, fotos desse lindão, a vizinha de baixo ainda não molhou os pés?

Eu concordo com todos!

Se cada um escrevesse as 10 regras que considera principais, decerto nenhuma lista seria igual, nem teria a mesma ordem de prioridades.

A minha prioridade é que as pessoas sejam mais sensíveis e amigas, tipo anos 70, paz e amor, já me aconteceu sair do Fórum depois de ler algumas respostas desnecessárias, comentários que magoam, principalmente dados a recém-chegados, para ouvir tristezas já nos bastam os noticiários, isto é Aquariofilia, algo que se faz por paixão, hobby... coisa agradável!

Eu venho ao Fórum não só para tirar dúvidas mas porque VOS considero uma equipa, não conheço pessoalmente muitos aquariofilistas e se não for no Fórum não tenho muito com quem falar, vá lá, levem a vida como uma brincadeira... "quem ri mais é o melhor peixe"!!!

Não é um ditado muito antigo, tem apenas 1 minuto, mas paciência!

Fiquem bem, flores... :arrow::arrow:

Publicado:
desculpem aproveitar o topico mas porque e que se deve tirar os vasos?

O porquê não te vou explicar porque deve haver alguém que o faça melhor que eu, mas não arrisques, tira-as do vaso.

Gastei imenso dinheiro em plantas que morriam sempre, cheguei a comprar bolinhas fertilizantes, morriam passado pouco tempo, afinal o truque era tirar do vaso!!! agora vou diversificar as minhas plantas, as que tenho actualmente foram-me oferecidas e nunca tiveram vaso, escusado será dizer que estão lindas!

Um dos meus problemas era a fixação, se as atares com muito jeitinho a um tronco ou pedra com fio de pesca,de forma a não partir as raizes nem as atrofiar tens uma série de problemas resolvidos.

Publicado:
O porquê não te vou explicar porque deve haver alguém que o faça melhor que eu, mas não arrisques, tira-as do vaso.

Gastei imenso dinheiro em plantas que morriam sempre, cheguei a comprar bolinhas fertilizantes, morriam passado pouco tempo, afinal o truque era tirar do vaso!!! agora vou diversificar as minhas plantas, as que tenho actualmente foram-me oferecidas e nunca tiveram vaso, escusado será dizer que estão lindas!

Um dos meus problemas era a fixação, se as atares com muito jeitinho a um tronco ou pedra com fio de pesca,de forma a não partir as raizes nem as atrofiar tens uma série de problemas resolvidos.

Obrigado amanha vou ja tratar de tira-las de la.

Cumpz

Publicado:
Olá, então andam desaparecidos?

Fotos, fotos desse lindão, a vizinha de baixo ainda não molhou os pés?

Eu concordo com todos!

Se cada um escrevesse as 10 regras que considera principais, decerto nenhuma lista seria igual, nem teria a mesma ordem de prioridades.

A minha prioridade é que as pessoas sejam mais sensíveis e amigas, tipo anos 70, paz e amor, já me aconteceu sair do Fórum depois de ler algumas respostas desnecessárias, comentários que magoam, principalmente dados a recém-chegados, para ouvir tristezas já nos bastam os noticiários, isto é Aquariofilia, algo que se faz por paixão, hobby... coisa agradável!

Eu venho ao Fórum não só para tirar dúvidas mas porque VOS considero uma equipa, não conheço pessoalmente muitos aquariofilistas e se não for no Fórum não tenho muito com quem falar, vá lá, levem a vida como uma brincadeira... "quem ri mais é o melhor peixe"!!!

Não é um ditado muito antigo, tem apenas 1 minuto, mas paciência!

Fiquem bem, flores... :wink:;)

Olá lcfonseca!

Não andamos desaparecidos..

Como tu dizes ha pessoas que não têm a capacidade de fazer uma critica construtiva....mas enfim....

Não tens com quem falar sobre aquariofilia???

psm788@hotmail.com

Eu falo ctgo...... :)

Abraços,

Pete & Mary

Publicado:

Boas.

Não sou nem me considero perito nem nada lá perto,mas penso que os vasos impeçam que as raízes se desenvolvam devidamente e sendo eles uma das partes mais essenciais da planta o teu impróprio desenvolvimento irá levar á sua morte,penso ser esse o motivo de se remover o vaso para que as raízes se possam desenvolver devidamente.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!