Sandra Cristina Publicado Setembro 4, 2008 Publicado Setembro 4, 2008 Bom dia, sou nova por aqui... como estou a começar o meu aquário acho que poderei aprender muito aqui neste fórum... Neste momento tenho a minha casa em construção, e precisava de ajuda com a construção da base onde vai assentar o aquário... Estamos a pensar fazer uma em cimento/tijolo... mas que seja "oca" e aberta de um dos lados, para em baixo colocar a sump... O aquário terá 1,60 x 60 x 60 O construtor tem receio que a estrutura não aguente tanto peso, visto não ser maciça e não colocar nenhuma apoio ao meio... que talvez não se possa colocar por causa de colocar a sump... Será que alguém por aqui me poderia aconselhar? A sump terá de ser de que tamanho? Obrigada.
Paulo A Santos Publicado: Setembro 4, 2008 Publicado: Setembro 4, 2008 Ola Sandra bem vinda ao vicio Para a sump penso que um aquario de 80cm deve chegar mas espera que alguem mais entendido te de uma dica sobre isso. quanto a estrutura com 160 se deixares um espaço no meio de 90 cm com um tampo de pedra ou uma boa madeira acho que nao ha problema. Mas na minha opiniao devias considerar isso melhor por fazendo isso um cimento e uma estrutura que vai ficar definitiva, e mais tarde se quizeres fazer alguma alteraçao e mais complicado. eu sugeria e isto e a minha opiniao, que fizesses antes uma estrutura em ferro e depois forrada a cor das madeiras dos moveis, a vantagem e que um dia mais tarde se mudares de ideias tanto quanto ao sitio do mesmo tanto a uma possivel evoluçao para um aquario de maiores dimensoes vai ser muito mais facil de transformar. um abraço "Muralhas" - "Profundezas"
Sandra Cristina Publicado: Setembro 4, 2008 Autor Publicado: Setembro 4, 2008 Ola Sandra bem vinda ao vicioPara a sump penso que um aquario de 80cm deve chegar mas espera que alguem mais entendido te de uma dica sobre isso. quanto a estrutura com 160 se deixares um espaço no meio de 90 cm com um tampo de pedra ou uma boa madeira acho que nao ha problema. Mas na minha opiniao devias considerar isso melhor por fazendo isso um cimento e uma estrutura que vai ficar definitiva, e mais tarde se quizeres fazer alguma alteraçao e mais complicado. eu sugeria e isto e a minha opiniao, que fizesses antes uma estrutura em ferro e depois forrada a cor das madeiras dos moveis, a vantagem e que um dia mais tarde se mudares de ideias tanto quanto ao sitio do mesmo tanto a uma possivel evoluçao para um aquario de maiores dimensoes vai ser muito mais facil de transformar. um abraço Olá, obrigado pela ajuda. A casa está na fase final da construção, e como já temos os móveis, já sabemos exactamente onde colocar o aquário, aliás é o unico sítio possível... por isso ser em cimento, vai servir de separação para a área de sala de estar e hall ... infelizmente também nunca vou poder fazer maior ... pois não tinha espaço... Vai ser de água salgada, novidade para mim que sempre tive peixes de água fria e quente comuns... por isso vou precisar de muitos conselhos... Um dia mais tarde gostaria de fazer um lago no jardim...
Paulo A Santos Publicado: Setembro 4, 2008 Publicado: Setembro 4, 2008 sendo assim esta bem. espera que alguem te diga com certeza qual o tamanho da sump para decidires o espaço que deixas no meio. "Muralhas" - "Profundezas"
Ricardo Rodrigues Publicado: Setembro 5, 2008 Publicado: Setembro 5, 2008 Olá Sandra, Para suportar o aquário podes mandar fazer uma estrutura com barrotes de madeira, ferro ou aço inox. Quanto a vantagens e desvantagens a madeira não enferruja mas tem de ter uma secção maior que o ferro ou o aço inox; o ferro enferruja portanto tem de ter um tratamento adequado para o contacto com água salgada, o aço inox é caro. Pessoalmente sou a favor da madeira 3 dos meus 4 aquários estão assentes em estruturas de madeira. Posteriormente podes cobrir essa estrutura usando contraplacado ou outro material semelhante ou igual à do restante mobiliário. As sumps normalmente são baixas e largas com divisórias a meio para deposição de sedimentos. Para o teu aquário de 576l sugeria as seguintes dimensões: 80 x 55 x 40cm (comp. x largura x altura). Se optares por tijolos também é simples, ergues duas pequenas paredes de tijolos e colocas 2 ou 3 vigas em ferro em Tê de 5,5mm de uma ponta à outra devidamente chumbados aos tijolos. Sobre esses ferros colocas um tampo de contraplacado ou MDF que posteriormente cobre com esferovite (2cm) onde vai assentar o aquário.
Sandra Cristina Publicado: Setembro 6, 2008 Autor Publicado: Setembro 6, 2008 Olá Sandra, Para suportar o aquário podes mandar fazer uma estrutura com barrotes de madeira, ferro ou aço inox. Quanto a vantagens e desvantagens a madeira não enferruja mas tem de ter uma secção maior que o ferro ou o aço inox; o ferro enferruja portanto tem de ter um tratamento adequado para o contacto com água salgada, o aço inox é caro. Pessoalmente sou a favor da madeira 3 dos meus 4 aquários estão assentes em estruturas de madeira. Posteriormente podes cobrir essa estrutura usando contraplacado ou outro material semelhante ou igual à do restante mobiliário. As sumps normalmente são baixas e largas com divisórias a meio para deposição de sedimentos. Para o teu aquário de 576l sugeria as seguintes dimensões: 80 x 55 x 40cm (comp. x largura x altura). Se optares por tijolos também é simples, ergues duas pequenas paredes de tijolos e colocas 2 ou 3 vigas em ferro em Tê de 5,5mm de uma ponta à outra devidamente chumbados aos tijolos. Sobre esses ferros colocas um tampo de contraplacado ou MDF que posteriormente cobre com esferovite (2cm) onde vai assentar o aquário. Obrigada pelas sugestões!
Recommended Posts