Operculos e vermes


Artur Jorge

Recommended Posts

Boas!!

 

Operculos fechados ou menos móveis, unilateralmente, é sempre sinónimo de parasitas internos? Eu tenho 4 discus, 3 red alenquer com uns 18 cm e 1 turquesa com 13 cm. Dois red alenquer por vezes mostram-se com 1 operculo significativamente mais fechado do que o contralateral mas, essa situação reverte espontaneamente. Já fiz metronidazol e não verifiquei alteração significativa. Que me sugerem?

 

cumpts....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Operculos fechados ou menos móveis, unilateralmente, é sempre sinónimo de parasitas internos? Eu tenho 4 discus, 3 red alenquer com uns 18 cm e 1 turquesa com 13 cm. Dois red alenquer por vezes mostram-se com 1 operculo significativamente mais fechado do que o contralateral mas, essa situação reverte espontaneamente. Já fiz metronidazol e não verifiquei alteração significativa. Que me sugerem?

 

cumpts....

 

Metronidazol não resolve isso pq é para parasitas internos flagelados,

Tens de usar um medicamento estilo PRAZINQUANTEL em banho breve pq é especifico para doenças estilo tapeworms (cestodes) flukes (trematodes) e parasitas nas guelras e pele.

Espero ter ajudado

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O praziquantel deve ter sido retirado do mercado pelo Infarmed. O fluvermal (flubendazol) ou o pantelmin (mebendazol) pertencem à mesma categoria??

 

 

O Mebendazol sei q é eficaz no tratamento de vermes das guelras e alguns parasitas da pele.

Em relação ao Flubendazol acho q sim mas não tenho a certeza.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Mebendazol sei q é eficaz no tratamento de vermes das guelras e alguns parasitas da pele.

Em relação ao Flubendazol acho q sim mas não tenho a certeza.

 

 

Mas em termos de eficácia qual o mais recomendado, praziquantel ou mebendazol? O praziquantel parece mais dificil de arranjar uma vez que aparentemente foi retirado do mercado (pelo menos para uso humano) por isso é que estou a insistir com o mebendazol.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

arranjas facilmete praziquantel na farmacia... comprei uma embalage chamada TENIL VET.. tras 4 comprimidos e custa a volta de 5€

 

 

Quantos mg tem cada comprimido?? O tratamento com praziquantel é feito com 250 mg por cada 100L 3 dias consecutivos repetido 3 x em 3 semanas seguidas, certo??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu recomendo o tremazol da sera é tira e queda, limpa tudo, mas atenção antes de medicares verifica o que o JPM disse, se houve oscilações de PH ou se o peixe tem alguma deficiencia nesse operculo.

 

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos mg tem cada comprimido?? O tratamento com praziquantel é feito com 250 mg por cada 100L 3 dias consecutivos repetido 3 x em 3 semanas seguidas, certo??

 

Boas,

 

Não me parece. O que é recomendado é um tratamento de 2mg/litro repetido semanalmente, i.e. trata-se nos dias 1, 7 e 14.

 

Porém, tenho algumas dúvidas em relação à eficácia do Praziquantel. Estou precisamente a meio de um tratamento e não noto melhoria significativa...Ou os bichos ganharam resistência, ou o meu prazi já viu melhores dias...

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Oscilações de ph provocam nos discus os mesmos sintomas....se forem leves.

JPM

 

...parece a história do puto que espirra e está doente......aspirinas e supositórios, etc. etc..

 

Mediquem quando necessário.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...parece a história do puto que espirra e está doente......aspirinas e supositórios, etc. etc..

 

Mediquem quando necessário.

JPM

 

 

Tal como o espirro no puto nos induz no diagnóstico da frequente e simples constipação e por vezes atrasa fatalmente o diagnóstico de uma pneumonia, assim também nestes discus posso estar a confiar na sorte (e nem RX lhe posso fazer para dissipar as dúvidas ;) ). Por isso venho pedir apoio aos experts em semiologia desta especie:

 

Os peixes continuam a manter os operculos fechados (não é defeciência anatómica) e por vezes forçam a abertura do operculo expelindo nessa altura um material viscoso, transparente e com forma de dedo de luva. Continuam a alimentar-se bem. Acham que devo avançar com o praziquantel? Qual a opinião do esha examita, 2000 e o waterlife protozin neste caso?

 

com os melhores cumpts....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Se estás convencido OK:

 

Esha 2000 ou Sterazin (confirma se é este o anti-parasitário) resolvem-te o problema....eu gosto do esha 2000.

 

De outra forma o Fluvermal, suspensão oral (10 ml/100 lt) + oxigenação, deixa a água branca mas funciona....deixas estar 48h e começas a fazer tpas...podes repetir + 2 X separadas de 1 semana...dias 1, 7 e 14 por expl.

 

O praziquantel...também mas é muito dificil de dissolver em água: dissolves 250mg em 5 ml de acetona (industrial) para cada 100 lt de água+ ar forte.....deixas estar 48h e começas a fazer tpas...podes repetir + 2 X separadas de 1 semana...dias 1, 7 e 14 por expl.

 

Voilá.

JPM

 

ps- em vez de acetona podes usar vodka mas como a acetona não se bebe....usa-a e bebe o vodka.

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais