Bruno C Publicado Setembro 3, 2008 Publicado Setembro 3, 2008 Olá a todos os participantes, Este é o meu primeiro post e, espero poder continuar a perguntar e reponder sempre que necessário pois é sinal que a minha relação com o aquário vai correndo bem! Iniciei-me no universo da aquariofilia há pouco tempo, um ano e meio, com um kit aquário de 40 cms + filtro (Aquapor) e 4 gold fish (água doce fria). O vício e a vontade de criar um ecosistema é devastadoramente (financeiramente falando )) crescente e logo comecei a plantar umas anubias, a instalar uma pequena raiz... a compor o aquário. Durante vários meses tudo correu muito bem, com TPA semanais, mas um belo dia um dos peixes adoeceu e acabou por morrer... sobraram dois, provavelmente devido ao tratamento que apliquei na altura. Fiquei com um aquário de 40, dois goldfish e decidi então fazer uma experiência, adicionar 3 peixes de água quente. Um tubarão bala e um casal de guppys. Como a temperatura da água ronda os 24, 25 graus sem aquecimento, dada a localização (sem luz solar directa) e a composição do próprio aquário (a tampa fechada com luminária ) tudo tem estado a correr bem. Vivem felizes os de água fria e os de água quente. Como qualquer família um dia há que aumentar a casa e a evolução lógica e possível quer pelo espaço quer pela questão monetária, foi um aquário de 60 cm com 55 Litros, com filtro também Aquapor. Já tenho o aquário montado e a funcionar com os mesmos peixes lá dentro e neste momento deparo-me com uma questão: Devo manter o filtro interno (dimensionado para este novo aquário de 55 lt) ou dou o salto para um filtro exterior? Bem sei que o filtro exerior tem menos manutenção e revela mais eficiência, mas os 60 cm do meu aquário já o justifica? Gostaria de contar com a vossa experiência para tomar a decisão. Pretendo aumentar a população do aquário quer fauna quer flora, sem o saturar com espécies diversificadas (mas compativeis). Entretanto estive a ver dois filtros exteriores, um Tetra EX600 e um Eheim 2213 Classic... preços diferentes, com robustez e detalhes diferentes... mas serão assim tão diferentes? Qual a vossa opinião? Agradeço desde já a vossa atenção e desejo as maiores felicidades para os vossos aquários. Cumprimentos, Bruno C. Citar EOS 40D / 24-105 L
mexas Publicado: Setembro 3, 2008 Publicado: Setembro 3, 2008 Eu opto sempre pela Eheim por dois motivos, gosto do desempenho e da fácil manutenção. E ainda tens a mais valia de ser fácil adquirir peças de substituição em caso de algum " mau manuseamento" ou degradação do material. Citar Rodolfo Valentim :.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:
João Teixeira Publicado: Setembro 3, 2008 Publicado: Setembro 3, 2008 Boas Sem dúvida um filtro externo e aqui tens diversas opções, o melhor a nivel de custo de aquisição será entrares numa encomenda conjunta e comprares o filtro através duma destas, encontras por exemplo o fluval 105, o eheim ecco pro 130 ou o tetratec EX600 por volta de 50 € completo com matérias filtrantes. As vantagens são multiplas e a manutenção em espaços mais intervalados uma grande vantagem, além de conseguires manter o aquário com água em melhor estado com um filtro externo devido à maior capacidade de matérias filtrantes. Citar
Bruno C Publicado: Setembro 3, 2008 Autor Publicado: Setembro 3, 2008 (editado) Mexas, João, Muito obrigado pelas vossas respostas. Mexas, Voltei a ler sobre os dois filtros, Eheim e Tetra quer aqui no forum quer noutros sites e chego à conclusão que é uma decisão muito pessoal, o que para quem está a começar é uma decisão dificil. Estive a ver preços dos elementos filtrantes e fiquei com a sensação que embora o Tetra seja mais caro, tem consumiveis mais em conta. Parece-me também que o Tetra, por ser mais recente apresenta uma concepção mais robusta e prática (Cestos com prateleiras) enquanto que o Eheim sobressai pela presença no mercado há mais tempo. Estou mesmo muito indeciso. João, Sem dúvida quanto ao manter o actual filtro ou um filtro externo. Vou mesmo optar pelo externo. Agradeço a dica da encomenda em conjunto, e confesso que é algo que vou ponderar pois são preços muito convidativos. Ontem numa das leituras cá pelo forum percebi que é habitual fazerem-se encomendas, o que é bom, e que a última terminou dia 31. Vou ficar atento às próximas. Obrigado aos dois. Bruno C. Editado Setembro 3, 2008 por Bruno C Citar EOS 40D / 24-105 L
Netwolf Publicado: Setembro 3, 2008 Publicado: Setembro 3, 2008 Boas. Sem duvida um Eheim. Por todos os motivos e mais alguns. Desde a facilidade com que encontras material para estes filtro, a facilidade de manutenção dos mesmos, passando pela eficiência e fiabilidade da sua contracção. As cestas do Tetra são um engano, como se costuma dizer "é para Inglês ver". Estas a limitar um tipo de massa filtrante a um determinado espaço, o que não tem interesse nem vantagem. Acabando por misturares massas diferente dentro do mesmo compartimento. Com uma cesta única tens ao teu dispor uma vasta gama de possibilidades, dispões as massas da maneira que te dá mais jeito, com as quantidades mais adequadas ao teu aqua, se precisares fazer adaptações na cesta, fazes, não estando limitado às múltiplas cestas. Em termos de robustez, os Eheim são muito mais robusto que os Tetra, se tiveres oportunidade de pegares nos 2, o Tetra parece um brinquedo ao pé de um Eheim. Em termos de matérias filtrantes existem várias marcas, vários preços, não é necessário cingirmos ás próprias marcas. Contudo não acho os materiais da Tetra baratos, muito pelo contrário. Mas é verdade e natural de a Eheim se estica um pouco!!! :D Pessoalmente acho que com um Eheim Classic 2213 vais muito muito bem servido! Só um aparte, se me permites, muda esse tubarão de casa pois são extremamente activos e precisão de muito espaço. Boa Sorte. Citar
João Teixeira Publicado: Setembro 3, 2008 Publicado: Setembro 3, 2008 Em termos de robustez, os Eheim são muito mais robusto que os Tetra, se tiveres oportunidade de pegares nos 2, o Tetra parece um brinquedo ao pé de um Eheim. Boas Sem querer desvirtuar o tópico, lá entramos outra vez na guerra eheim vs outros ... Será errado dizer que os tetra vs eheim classic são mais robustos ? Comparando os filtros não será preferivel ir para a Fluval ? Bem é certo que a Tetra será a marca mais dificil de se conseguir apoio e peças, no entanto tenho um da tetra (EX600) e é optimo, por outro lado como sou da zona de Coimbra é mais facil arranjar material para os Fluval, dos quais também tenho alguns, por fim, tenho igualmente eheim classic, professional II e recentemente Ecco Pro. A minha experiência diz-me que tanto os Fluval como os Eheim funcionam bem embora esteja um bocado decepcionado com a robustez do novo Eheim Ecco Pro 130, agora se quiserem filtros silenciosos, fui surpreendido com o da Tetra que está equivalente aos Professinal II da Eheim a nivel sonoro e atenção que as matérias filtrantes que uso para todos são as mesmas. Este testamento para dizer que se deve escolher um que garanta não só robustez de serviço, mas igualmente uma boa assitência e facilidade em encontrar peças de substituição, neste caso é conforme a preferência do aquariofilista e igualmente dependente da zona que habita. Citar
Netwolf Publicado: Setembro 3, 2008 Publicado: Setembro 3, 2008 Boas. Caro João Teixeira, é uma opinião pessoal, e é disso que os fóruns são feitos!!! Não entro em guerras de marcas, até porque não recebo comissão ! Eu também tenho alguns filtros e já tive oportunidade de experimentar outros, e a EHEIM até a data são os filtros que mais me convenceram em variadíssimos aspectos, um dos quais a robustez, qualidade e eficiência do equipamento. E eu pego num EHEIM e pego num TETRA e para mim este ultimo parece-me uma construção mais "barata". Contudo não posso negar que quando comparado com um EHEIM do mesmo valor comercial o TETRA têm uma melhor relação preço qualidade!!! Será que a diferença de preços justifica tudo. Não sei!!! Pessoalmente acho que o EHEIM que aconselhou não justifica o € dele!!! Não possui diferenças relevantes, para eu optar por um ECCO em prol de um CLASSIC. Mas como referi são opiniões e o que interessa é que ajudem os utilizadores que requerem as mesmas a optar pela solução que lhes é mais vantajosa. Cumprimentos. Citar
João Teixeira Publicado: Setembro 3, 2008 Publicado: Setembro 3, 2008 Boas Netwolf De facto estou um bocado decepcionado com o Ecco Pro, mas o que eu queria fazer notar como opinião pessoal e igualmente como a partilha da minha opinião é basicamente o que está resumido aqui: Este testamento para dizer que se deve escolher um que garanta não só robustez de serviço, mas igualmente uma boa assitência e facilidade em encontrar peças de substituição, neste caso é conforme a preferência do aquariofilista e igualmente dependente da zona que habita. Citar
Bruno C Publicado: Setembro 4, 2008 Autor Publicado: Setembro 4, 2008 Boas. Sem duvida um Eheim. Por todos os motivos e mais alguns. Desde a facilidade com que encontras material para estes filtro, a facilidade de manutenção dos mesmos, passando pela eficiência e fiabilidade da sua contracção. As cestas do Tetra são um engano, como se costuma dizer "é para Inglês ver". Estas a limitar um tipo de massa filtrante a um determinado espaço, o que não tem interesse nem vantagem. Acabando por misturares massas diferente dentro do mesmo compartimento. Com uma cesta única tens ao teu dispor uma vasta gama de possibilidades, dispões as massas da maneira que te dá mais jeito, com as quantidades mais adequadas ao teu aqua, se precisares fazer adaptações na cesta, fazes, não estando limitado às múltiplas cestas. Em termos de robustez, os Eheim são muito mais robusto que os Tetra, se tiveres oportunidade de pegares nos 2, o Tetra parece um brinquedo ao pé de um Eheim. Em termos de matérias filtrantes existem várias marcas, vários preços, não é necessário cingirmos ás próprias marcas. Contudo não acho os materiais da Tetra baratos, muito pelo contrário. Mas é verdade e natural de a Eheim se estica um pouco!!! Pessoalmente acho que com um Eheim Classic 2213 vais muito muito bem servido! Só um aparte, se me permites, muda esse tubarão de casa pois são extremamente activos e precisão de muito espaço. Boa Sorte. Netwolf, Obrigado pelo teu contributo! Ontem andei por foruns estrangeiros a ler sobre o assunto e percebi que realmente a Eheim, a Fluval e a Tetra são motivo de grandes conversas no que toca a filtros. Fez-me lembrar o eterno dilema: Canon Vs Nikon ou PC Vs Mac ) Para ser sincero, estou bastante inclinado para o Tetra, tem as vantagens e desvantagens que todos já conhecemos por ser novo no mercado, mas por tudo o que li, pretendo arriscar. Um dos problemas do 2213, e que me limita é o seu tamanho. Em altura, excede o espaço qe tenho reservado apra o efeito, o que me obriga a investir também num outro móvel... confesso que ainda não medi o Tetra... Quanto aos peixes, não deixei bem claro no meu primeiro post, mas com a chegada do aqua de 60cm, decidi desfazer a harmoniosa relação entre peixes de água fria e água quente. Os de água fria vão para o de 40cm e o de 60cm fica para os tropicais. Quanto ao comentário ao tubarão, claro que permito, o forum serve mesmo para expressar opiniões, a questão é que não tenho nada maior para o colocar, se bem que me parece que nada e "sprinta" ) muito bem dentro do aqua de 60. Bruno C. Citar EOS 40D / 24-105 L
Bruno C Publicado: Setembro 4, 2008 Autor Publicado: Setembro 4, 2008 Boas Sem querer desvirtuar o tópico, lá entramos outra vez na guerra eheim vs outros ... Será errado dizer que os tetra vs eheim classic são mais robustos ? Comparando os filtros não será preferivel ir para a Fluval ? Bem é certo que a Tetra será a marca mais dificil de se conseguir apoio e peças, no entanto tenho um da tetra (EX600) e é optimo, por outro lado como sou da zona de Coimbra é mais facil arranjar material para os Fluval, dos quais também tenho alguns, por fim, tenho igualmente eheim classic, professional II e recentemente Ecco Pro. A minha experiência diz-me que tanto os Fluval como os Eheim funcionam bem embora esteja um bocado decepcionado com a robustez do novo Eheim Ecco Pro 130, agora se quiserem filtros silenciosos, fui surpreendido com o da Tetra que está equivalente aos Professinal II da Eheim a nivel sonoro e atenção que as matérias filtrantes que uso para todos são as mesmas. Este testamento para dizer que se deve escolher um que garanta não só robustez de serviço, mas igualmente uma boa assitência e facilidade em encontrar peças de substituição, neste caso é conforme a preferência do aquariofilista e igualmente dependente da zona que habita. João, mais uma vez obrigado pela ajuda! De facto a assistência é algo muito importante e como recém chegado a este universo ainda não tenho a percepção de quais as marcas mais fiáveis nesse aspecto. Sei que a Tetra é importada pela Anivite, que penso tem as suas intalações perto de Alverca (o que morando em Lisboa tem as suas vantagens). Liguei para a Anivite e questionei sobre a quantidade de lojas e as moradas onde se encontra Tetra. Há de tudo... desde o Jumbo, Continente, à Aquaplante em Benfica. Para além destas lojas por cá, existem também os sites como o "aquaristic" muito usado aqui no forum (e é fácil perceber porquê... €) por isso penso não ser muito problemático encontrar peças. Os filtrantes como foi referido podem sempre ser de outros fabricantes... incluindo Eheim. Essa parte de "agora se quiserem filtros silenciosos" é muito importante para mim. E pelo que tenho lido o Tetra está muito bem posicionado. Nada é eterno, e se me decidir (o mais provável) pelo Tetra, terei sempre um dia a possibilidade de mudar tendo já o conhecimento do que é ter um filtro Tetra da gama de entrada nos filtros exteriores. Bruno C. Citar EOS 40D / 24-105 L
fjabrantes Publicado: Setembro 4, 2008 Publicado: Setembro 4, 2008 (editado) eu optaria por eheim 2213, normalmente so se compara eheim e fluval. E eu pego nas palavras que o dono da loja com mais anos a RUIMAR e ele diz : eheim é eheim o resto é conversa. Os filtros da tetra nao tem muita saida, até nos continentes e jumbos são os filtros que tem. Tens de ter em conta a litragem do aquario e o filtro tem que ter a capacidade em litros/hora de 5 vezes o aquario, por ex 60 litros tens que ter um filtro que faça 300 l/h Editado Setembro 4, 2008 por fjabrantes Citar
Netwolf Publicado: Setembro 4, 2008 Publicado: Setembro 4, 2008 Boas. Efectivamente não sei o tamanho do Tetra mas é mais pequeno que o Eheim. Também tive o mesmo problema, mas trabalha bem mesmo inclinado ou mesmo deitado lol. Espero então que fiques satisfeito com a tua nova aquisição, vais notar bastante diferença (para melhor). Relativamente ao tubarão, acredita que mesmo um de 2 metros é pequeno lol. É como tudo adaptam-se, como são peixes de cardume (pequenos), os meus quando se metem a brincar e a fazer corridas nem 10s para bater um aquário de 2 metros de uma ponta a outra lol. E quando se "esquecem" do vidro é com cada pancada!!! Citar
Bruno C Publicado: Setembro 4, 2008 Autor Publicado: Setembro 4, 2008 eu optaria por eheim 2213, normalmente so se compara eheim e fluval.E eu pego nas palavras que o dono da loja com mais anos a RUIMAR e ele diz : eheim é eheim o resto é conversa. Os filtros da tetra nao tem muita saida, até nos continentes e jumbos são os filtros que tem. Tens de ter em conta a litragem do aquario e o filtro tem que ter a capacidade em litros/hora de 5 vezes o aquario, por ex 60 litros tens que ter um filtro que faça 300 l/h Pois, quanto ao caudal e à capacidade de filtragem quer o Eheim 2213 quer oTetra EX600 são mais que suficientes para o meu aquário. Reconheço que já foi exaustivamente debatido aqui no forum a relação entre estes dois filtros, mas deixo novamente as caracteristicas do Tetra... agora se realmente os filtros debitam o que publicitam, isso só mesmo ao testá-los. Tetra EX600 Fluxo de água: 600 l/h Capacidade do filtro: 5,7 l Consumo eléctrico:10 W Citar EOS 40D / 24-105 L
Bruno C Publicado: Setembro 4, 2008 Autor Publicado: Setembro 4, 2008 Boas. Efectivamente não sei o tamanho do Tetra mas é mais pequeno que o Eheim. Também tive o mesmo problema, mas trabalha bem mesmo inclinado ou mesmo deitado lol. Espero então que fiques satisfeito com a tua nova aquisição, vais notar bastante diferença (para melhor). Relativamente ao tubarão, acredita que mesmo um de 2 metros é pequeno lol. É como tudo adaptam-se, como são peixes de cardume (pequenos), os meus quando se metem a brincar e a fazer corridas nem 10s para bater um aquário de 2 metros de uma ponta a outra lol. E quando se "esquecem" do vidro é com cada pancada!!! Netwolf, Acredito mesmo que o filtro exterior fará toda a diferença pelo que tenho lido e conversado com quem já tem essa experiência, e de facto faz todo o sentido investir num filtro "decente", é como ter uma grande máquina fotográfica e uma lente de baixa qualidade.. não se podem esperar grandes fotografias. Depois conto a minha experiência com o filtro e faço também upload de imagens e características do meu aquário. Quanto aos tubarões bala, são um peixe fascinante de facto! atigem velocidades e fazem "monobras" extremamente rápidas. Bem, o meu ainda não anda a cabeçada com o vidro!! Mas por vezes brinca "às corridas" com os neons. Bruno C. Citar EOS 40D / 24-105 L
João Teixeira Publicado: Setembro 5, 2008 Publicado: Setembro 5, 2008 Pois, quanto ao caudal e à capacidade de filtragem quer o Eheim 2213 quer oTetra EX600 são mais que suficientes para o meu aquário.Reconheço que já foi exaustivamente debatido aqui no forum a relação entre estes dois filtros, mas deixo novamente as caracteristicas do Tetra... agora se realmente os filtros debitam o que publicitam, isso só mesmo ao testá-los. Tetra EX600 Fluxo de água: 600 l/h Capacidade do filtro: 5,7 l Consumo eléctrico:10 W O caudal efectivo de um filtro varia com as matérias filtrantes que tem, bem como no tempo quando começa a acumular-se sujidade nas mesmas, não será de todo descabido dizer que um filtro com fluxo de 600 l/h faça efectivamente um fluxo de 400 l/h na saida após resistências das matérias filtrantes. Citar
Bruno C Publicado: Setembro 5, 2008 Autor Publicado: Setembro 5, 2008 O caudal efectivo de um filtro varia com as matérias filtrantes que tem, bem como no tempo quando começa a acumular-se sujidade nas mesmas, não será de todo descabido dizer que um filtro com fluxo de 600 l/h faça efectivamente um fluxo de 400 l/h na saida após resistências das matérias filtrantes. Ah, cá está algo que não pensei. Julguei que o caudal indicado corresponderia ao caudal de saída tendo em consideração uma configuração base de elementos filtrantes. Então significa que a malta nunca sabe muito bem ao que vai... e que tudo depende da composição dos filtrantes. Citar EOS 40D / 24-105 L
João Teixeira Publicado: Setembro 5, 2008 Publicado: Setembro 5, 2008 Ah, cá está algo que não pensei. Julguei que o caudal indicado corresponderia ao caudal de saída tendo em consideração uma configuração base de elementos filtrantes. Então significa que a malta nunca sabe muito bem ao que vai... e que tudo depende da composição dos filtrantes. De todo o modo e para não assustar, os filtros mencionados servem perfeitamente para o aquário em causa. Citar
Bruno C Publicado: Setembro 5, 2008 Autor Publicado: Setembro 5, 2008 (editado) De todo o modo e para não assustar, os filtros mencionados servem perfeitamente para o aquário em causa. sim, também penso que chega perfeitamente. Muito obrigado pela tua, pela vossa ajuda. Logo que tenha o filtro e o aquário "au point" deixo algumas imagens e o setup. Cumprimentos, Bruno C. Editado Setembro 5, 2008 por Bruno C Citar EOS 40D / 24-105 L
TAZ Publicado: Setembro 7, 2008 Publicado: Setembro 7, 2008 :D sim, também penso que chega perfeitamente. Muito obrigado pela tua, pela vossa ajuda. Logo que tenha o filtro e o aquário "au point" deixo algumas imagens e o setup. Cumprimentos, Bruno C. Sem querer lançar a "confusão" porque é que ninguem falou no Ehein 2211 é um filtro suficiente para essa litragem e em termos de preço penso que seja o mais em conta dentro das opções apresentadas.E para atirar mais "achas para a fogueira" eu tenho um aquario dessa litragem a funcionar com um ehein liberty 2041, filtro de cascata,(Vê Aqui) sem qualquer problema, com uma filtragem mais que suficiente. Em relação as marcas eu optaria sempre pelo ehein, posso te dizer que tenho amigo que tem um ehein classic 2217 em funcionamento a mais de 8 anos, sem qualquer problema e talvez tambem considerasse a fluval, mas não sairia destas duas marcas pela fiabilidade, facilidade em encontrar peças de substiuição e pelos anos a que já ca andam.Dito isto devo dizer que num aquario de 240lts tenho um Rena xp2 a funcionar tambem a 4 anos e qq coisa sem qualquer problema, mas saliento que só o tenho porque na altura que comprei o aquario foi oferta como parte de uma promoção, mas de qualquer maneira penso que a Rena não terá filtros externos para essa litragem( ). Desculpa o testamento, espero ajudar e não confundir ainda mais Cumps Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
Bruno C Publicado: Setembro 8, 2008 Autor Publicado: Setembro 8, 2008 Sem querer lançar a "confusão" porque é que ninguem falou no Ehein 2211 é um filtro suficiente para essa litragem e em termos de preço penso que seja o mais em conta dentro das opções apresentadas.E para atirar mais "achas para a fogueira" eu tenho um aquario dessa litragem a funcionar com um ehein liberty 2041, filtro de cascata,(Vê Aqui) sem qualquer problema, com uma filtragem mais que suficiente.Em relação as marcas eu optaria sempre pelo ehein, posso te dizer que tenho amigo que tem um ehein classic 2217 em funcionamento a mais de 8 anos, sem qualquer problema e talvez tambem considerasse a fluval, mas não sairia destas duas marcas pela fiabilidade, facilidade em encontrar peças de substiuição e pelos anos a que já ca andam.Dito isto devo dizer que num aquario de 240lts tenho um Rena xp2 a funcionar tambem a 4 anos e qq coisa sem qualquer problema, mas saliento que só o tenho porque na altura que comprei o aquario foi oferta como parte de uma promoção, mas de qualquer maneira penso que a Rena não terá filtros externos para essa litragem( : ). Desculpa o testamento, espero ajudar e não confundir ainda mais Cumps TAZ, não há que pedir desculpa pelo que escreveste! A tua opinião também é bastante válida. O problema é que os filtros de cascata não "servem" no meu aquário por causa da tampa (luminária) do mesmo. Quanto ao Eheim 2211, vou ler sobre esse filtro e perceber se é compatível com as caracteristicas da minha instalação (incluindo dimensões...) Obrigado pelo teu comentário, que como todos, é sempre bem vindo! Cumprimentos, Bruno C. Citar EOS 40D / 24-105 L
TAZ Publicado: Setembro 8, 2008 Publicado: Setembro 8, 2008 (editado) TAZ, não há que pedir desculpa pelo que escreveste! A tua opinião também é bastante válida. O problema é que os filtros de cascata não "servem" no meu aquário por causa da tampa (luminária) do mesmo. Quanto ao Eheim 2211, vou ler sobre esse filtro e perceber se é compatível com as caracteristicas da minha instalação (incluindo dimensões...) Obrigado pelo teu comentário, que como todos, é sempre bem vindo! Cumprimentos, Bruno C. Eu tenho num aquario com tampa, o que fiz foi cortar a tampa a medida para o encaixar.(o filtro de cascata) Se não queres dispender muitos €€€ é uma opção bastante válida já que penso que te deve ficar em menos de €30,00. Espero ter ajudado. Cumps Jose Ferreira Editado Setembro 8, 2008 por TAZ Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
Bruno C Publicado: Setembro 8, 2008 Autor Publicado: Setembro 8, 2008 Eu tenho num aquario com tampa, o que fiz foi cortar a tampa a medida para o encaixar.(o filtro de cascata)Se não queres dispender muitos €€€ é uma opção bastante válida já que penso que te deve ficar em menos de €30,00. Espero ter ajudado. Cumps Jose Ferreira Bom dia José, Sim, faz todo o sentido, até porque também já tive que fazer uma abertura na tapa para o alimentador automático (quando fui de férias), mas a minha dúvida é, e a eficiência de um filtro de cascata? Tem vantagens investir num outro filtro dentro do mesmo género de funcionamento que o filtro interno que já tenho instalado? Sendo mais caro, penso que um externo trará mais autonomia e melhor qualidade para o aquário... ou estarei iludido? Citar EOS 40D / 24-105 L
TAZ Publicado: Setembro 9, 2008 Publicado: Setembro 9, 2008 Bom dia José,Sim, faz todo o sentido, até porque também já tive que fazer uma abertura na tapa para o alimentador automático (quando fui de férias), mas a minha dúvida é, e a eficiência de um filtro de cascata? Tem vantagens investir num outro filtro dentro do mesmo género de funcionamento que o filtro interno que já tenho instalado? Sendo mais caro, penso que um externo trará mais autonomia e melhor qualidade para o aquário... ou estarei iludido? O filtro externo é sempre uma mais valia, porque em termos de espaco(lts) para materias filtrantes não tem nada a ver, mas digo-te que o filtro de cascata que te indiquei e mais que suficiente para essa litragem porque se reparares o indicado para essa litragem é o 2040(Aqui), para aquarios ate 75lts e não o 2041 e ainda tens o 2042(Aqui)para aquarios ate 200lts, o que eu te indiquei da ate 130lts, agora a questão que se poe é se investires agora num externo não ficas tão limitado em termos de futuro, para esse aquario ou ate, e mais provavelmente para outro com mais litragem porque normalmente é isso que acontece neste hobby :D :D que é sempre maior,maior, maior e depois é mais um, mais um , mais um.Por isto tudo pensa bem e tenta ver qual a melhor opção para ti. Cumps Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
Bruno C Publicado: Setembro 10, 2008 Autor Publicado: Setembro 10, 2008 O filtro externo é sempre uma mais valia, porque em termos de espaco(lts) para materias filtrantes não tem nada a ver, mas digo-te que o filtro de cascata que te indiquei e mais que suficiente para essa litragem porque se reparares o indicado para essa litragem é o 2040(Aqui), para aquarios ate 75lts e não o 2041 e ainda tens o 2042(Aqui)para aquarios ate 200lts, o que eu te indiquei da ate 130lts, agora a questão que se poe é se investires agora num externo não ficas tão limitado em termos de futuro, para esse aquario ou ate, e mais provavelmente para outro com mais litragem porque normalmente é isso que acontece neste hobby :D que é sempre maior,maior, maior e depois é mais um, mais um , mais um.Por isto tudo pensa bem e tenta ver qual a melhor opção para ti. Cumps Pois está decidido, e na próxima semana terei o meu filtro externo o Tetra EX600/700. Ainda estou meio na dúvida quanto ao investimento tendo em conta o futuro... um aquário maior. Depois vou deixando cá a minha experiência com o filtro. Obrigado pela ajuda, Cumprimentos, Bruno C. Citar EOS 40D / 24-105 L
Recommended Posts